Casa própria ou alugada? Veja vantagens e desvantagens

ufpr-frente

No que se refere a assumir um compromisso com um imóvel, seja alugando ou comprando, é sempre bom pensar bastante e avaliar cuidadosamente suas opções. Mesmo antes de decidir se irá comprar ou alugar uma casa, você deve estar ciente de que as responsabilidades virão e você precisa estar financeira e emocionalmente preparado em ambas situações. Leia abaixo algumas vantagens e desvantagens na hora de ter seu próprio lar:

 ufpr-frente

Vantagens de casa própria

Construir um patrimônio

A casa será um patrimônio seu, sem contar que estará influenciando seu beneficio pessoal. No final, o custo mensal pode vir a ser compensatório.

Apreciação do valor do imóvel

Com o tempo, mesmo considerando os altos e baixos do mercado imobiliário, é provável que seu patrimônio fique valorizado e o valor pago inicialmente na casa aumente.

A casa é sua

Uma vez que o imóvel é seu, você pode ter total liberdade de reformar sua casa, pintar as paredes da cor que desejar ou fazer qualquer instalação sem depender da permissão de um senhorio, e ciente de que sua casa não será danificada por terceiro.

Desvantagens da casa própria

IPTU

o IPTU é um imposto cobrado ao titular do imóvel, ou seja,o proprietário. Em alguns casos, a pessoa pode estar livre de pagar essa taxa. Atente-se a isenção IPTU 2019 para saber em que circunstância você estará dispensado da cobrança.

Entrada e custos

Para adquirir sua casa própria é necessário ter um bom valor para dar de entrada e ter também uma boa quantia no banco para os custos de transação.

Longo prazo de pagamento

Se você está pensando em comprar um imóvel para revender em poucos anos ou se mudar, talvez esse não seja um bom investimento para você, já que os pagamentos são feitos a longo prazo.

Vantagens de casa alugada

Suavização do compromisso com o imóvel

Você só é responsável pelo imóvel alugado de acordo com o tempo de duração do contrato. Após isso, você pode se mudar sem custos de transação.

Sem manutenção

A manutenção da moradia pode acabar sendo uma grande despesa, mas no caso do aluguel não é responsabilidade do inquilino.

Menos investimento

Como você estará somente alugando, não é necessário ter uma quantia no banco para dar de entrada, ou seja, você gastará menos.

Desvantagens da casa alugada

Ter um senhorio

Isso também pode vir a depender de pessoa para pessoa. Se o senhorio for uma pessoa responsável, atenderá às demandas da casa. Do contrário, ter um senhorio pode se tornar um problema.

Não é seu patrimônio

Todo o dinheiro investido no aluguel não terá retorno, pois o patrimônio é de outra pessoa.

Instabilidade no valor do aluguel

Nada impede o proprietário de aumentar o valor do aluguel, então mesmo que o orçamento do lugar se encaixe no seu bolso ele pode subir sem aviso prévio. Seja por aumento do aluguel ou por motivos pessoais do senhorio, você pode precisar se mudar de repente e ter que procurar outra casa as pressas.

Agora que você está ciente dos riscos e vantagens de alugar e comprar um imóvel, ficará mais fácil decidir, de acordo com sua situação, a melhor opção para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*