A consulta está encerrada

rss

Processo eleitoral do CNPC

ATENÇÃO: O processo eleitoral do CNPC está com inscrições abertas até 26/09/2015 em:
http://cultura.gov.br/votacultura
Participe!
ATENÇÃO: Consulta encerrada em 2/7/15.
O Ministério da Cultura, com objetivo de ampliar os canais de diálogo e aperfeiçoar suas instâncias de Participação Social, retoma o processo de renovação dos Colegiados Setoriais e representantes da Sociedade Civil das áreas técnico-artísticas e do Patrimônio Cultural do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC. Com base em um conjunto de ações voltadas à ampliação da transparência e da participação no processo eleitoral, o MinC apresenta a agenda de atividades para o cumprimento das etapas até os Fóruns Nacionais Setoriais.

Para que o Processo Eleitoral do CNPC contemple meios de participação mais democráticos e plurais, contamos com a colaboração de todo o Sistema MinC para executar ações conjuntas que compartilhem as temáticas setoriais de maneira transversal e complementar.

Visando uma maior transparência durante as etapas de renovação do Conselho Nacional de Política Cultural e dos Colegiados Setoriais, a atual proposta do processo eleitoral foi dividida em três etapas:

1. Consulta Pública: de 18 de junho a 02 de julho, período em que será disponibilizado em plataforma digital o Edital do Processo Eleitoral do CNPC para consulta e comentários da sociedade.

2. Etapa Estadual, quando será aberto o processo de inscrição, com o intuito de identificar e cadastrar eleitores e candidatos para representação de cada Colegiado Setorial em nível estadual;

3. Fóruns Nacionais Setoriais: quando ocorre a reunião dos representantes estaduais eleitos, para a eleição da composição dos 16 Colegiados Setoriais. Em cada Fórum, serão eleitos os 15 titulares e 15 suplentes de cada colegiado setorial que farão parte do Conselho Nacional de Política Cultural. Nos Fóruns Nacionais Setoriais, também, serão indicados um representante para a Plenária e um Grupo de Trabalho Articulador de três a cinco pessoas, possibilitando mais ação nas atividades do CNPC.

Setoriais que integram o Conselho Nacional de Política Cultural: Artes Visuais, Arte Digital, Artesanato, Circo, Culturas Afro-Brasileiras, Cultura dos Povos Indígenas, Arquivos, Arquitetura e Urbanismo, Culturas Populares, Livro, Leitura e Literatura, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material, Moda, Dança, Design, Música e Teatro.

Os Fóruns Nacionais serão realizados de maneira descentralizada, em quatro etapas:

1. Fórum Nacional de Cultura dos Povos Indígenas – São Paulo/SP.
De 09 a 16 de agosto
Sistema MinC: SAI-CNPC, SCDC, SPC.

2. Encontro de Culturas Populares e Tradicionais – Serra Talhada/PE.
Realização dos Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados de Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira, GT indígena. Data a confirmar após o período de Consulta Pública.
Sistema MinC: SAI-CNPC, SCDC, SPC, Fundação dos Palmares e IPHAN.

3. Fóruns Nacionais Setoriais das áreas técnicas – Distrito Federal/DF.
Realização dos Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos, e GT Museus. Data a confirmar após o período de Consulta Pública.
Sistema MinC: SAI-CNPC, SPC, IPHAN, Casa Rui Barbosa.

4. Fóruns Nacionais Setoriais “Política Nacional para as Artes” – Funarte/RJ.
Realização dos Fóruns Nacionais Setoriais dosColegiados de Dança, Teatro, Música, Arte Digital, Artes Visuais, Livro, Leitura e Literatura e Circo. Data à confirmar após o período de Consulta Pública.
Sistema MinC: SAI-CNPC, DLLLe B e Funarte.

Pular para a barra de ferramentas