FAQs

1. Como participo desta rede social?

R: Para participar da plataforma é preciso se cadastrar. Para isso, clique no link “Registre-se” que está na página inicial do culturadigital.br, logo abaixo do campo destinado ao login dos usuários. O sistema pedirá, então, um nome de usuário e um email e disponibilizará os campos para você preencher os detalhes do seu perfil.

Apenas os itens marcados com asterisco são obrigatórios, sendo o preenchimento dos demais opcional. Vale lembrar que quanto mais informações forem adicionadas ao seu perfil, mais chances seus amigos e outros usuários da plataforma com interesses comuns aos seus terão de encontrá-lo. Por isso, não se esqueça de incluir uma foto para usar como avatar. O próximo passo é decidir se você quer um blog dentro do culturadigital.br. Para isso, é só ativar a opção “Me dê um blog!” no campo Criar um Blog?. Caso não tenha interesse na funcionalidade, clique em “Somente um nome de usuário, por favor”.

Concluído esse processo, uma mensagem automática será direcionada para o endereço de email informado. É necessário abrir o recado e clicar no link enviado para ativar a sua conta. Feito isso, um outro email será enviado com os dados necessários ao login: nome de usuário e senha. Pronto! Você é um membro do culturadigital.br.

2. É possível trocar a senha?

R: A senha enviada para a abertura do cadastro é gerada automaticamente pelo sistema. Recomendamos que a substitua por outra mais fácil de ser memorizada. Como fazer isso? Basta efetuar o login com a senha enviada por email e clicar em “Minha Conta” no canto superior à esquerda.

Um menu se abrirá com diversas opções. Clique em “Configurações” e no sub-menu que aparecerá escolha a opção “Geral”. O campo para a troca de senha aparecerá, inclua a sua e clique em “salvar alterações”.

3. Quero mudar a minha foto de apresentação. Como troco o avatar?

R: O primeiro passo é fazer o login no sistema. Feito isso, clique em “Minha Conta” no canto superior à esquerda e escolha a opção “Perfil” e, na sequência, “Mudar avatar” no sub-menu que aparecerá.

No campo para a inserir a nova imagem, clique em “Arquivo” e selecione o arquivo correspondente a nova foto. Agora, é só clicar no botão “Enviar foto” e seu avatar estará alterado. Veja mais informações sobre como trocar o avatar.

4. E como convido amigos para essa rede social?

R: Qualquer pessoa pode se cadastrar na Plataforma CulturaDigital.Br. Por isso, você pode divulgá-la por email, pelo Twitter, Facebook, Instagram. A plataforma não tem ferramenta para envio de convites.

5. De que forma integro o Twitter ao meu perfil?

R: Basta ativar essa opção no seu perfil. Clique em “Minha Conta” no menu superior esquerdo e, na sequência, escolha a opção “Perfil” no sub-menu que aparecerá. No próximo sub-menu, clique em “Editar Perfil”. Na página de edição do perfil, escolha a opção “o ser social” no menu horizontal. Agora, é só preencher o campo “Perfil no Twitter” com o seu nome de usuário e pronto. Toda vez que você incluir a tag #culturadigitalbr em um post, o seu comentário aparecerá na página inicial. Veja mais explicações de como integrar o Twitter ao seu perfil.

6.  Já tenho um blog. Preciso criar um novo aqui ou posso integrar o meu à rede social?

Para evitar a criação de mais um espaço de publicação na rede, foi criado um plugin que permite ao participante da comunidade cadastrar o seu blog e a partir de então todo o post desse blog que possuir a tag #culturadigitalbr será replicado. Para ativar essa opção no seu perfil, acesse “Minha Conta” no canto superior esquerdo, depois escolha a opção “Perfil” e, na sequência, “Editar Perfil”. Nessa página de edição de perfil, clique em “O ser social” no menu horizontal e preencha o campo “Feed do Blog” com o endereço de feed do seu blog pessoal. E atenção: a interação só é possível em blogs WordPress e Blogger. Leia mais sobre como integrar o seu blog à plataforma.

7. E posso migrar um site inteiro para cá?

Se ele estiver em WordPress, você pode. Isso é possível graças a um mecanismo de exportação e importação do backup disponível no WP. Veja passo a passo como fazer:

1. Faça login no blog que será migrado
2. Vá para “Ferramentas > Exportar” e clique em “Baixe o arquivo de exportação”
3. Faça login no blog que receberá o conteúdo
4. Vá para “Ferramentas > Importar” e clique em “WordPress”
5. Faça o upload do arquivo de exportação
6. Marque a opção “Baixe e importe os arquivos em anexo”
7. Opcionamente você pode mapear os usuários do blog antigo para outro do novo blog.

Atenção: dependendo da versão do WordPress, o caminho dos endereços pode mudar.

8. Qual o objetivo deste site?

R: Este site teve como objetivo fomentar debates sobre cultura digital com ativistas, representantes de empresas, instituições governamentais, organizações não-governamentais e qualquer pessoas que tenha interesse em participar da formulação de uma política brasileira para a área. Desde julho de 2012, é uma plataforma pública de blogs, mantida pelo Ministério da Cultura, e também preservar o acervo do que foi construído até então.

9. E o que significa “Cultura Digital”?

R: O conceito de cultura digital não está consolidado. Aproxima-se de outros como sociedade da informação, cibercultura, revolução digital, era digital. Cada um deles, utilizado por determinados autores, pensadores e ativistas, demarca esta época, quando as relações humanas são fortemente mediadas por tecnologias e comunicações digitais.

Para saber mais sobre isso, baixe o livro CulturaDigital.BR.

10. Quem desenvolveu o projeto?

R: A plataforma CulturaDigital.Br resulta de uma parceria do Ministério da Cultura com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O site foi desenvolvida pela equipe web do Ministério da Cultura em parceria com a Casa da Cultura Digital.

11. Por que a terminação do site é .br, não .com.br, .gov.br ou .org.br?

R: Esse domínio, especial, foi requisitado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pelo Ministério da Cultura ao Comitê Gestor da Internet Brasileira (CGI-Br), justamente por se tratar de uma experiência pioneira de uso da rede mundial de computadores no processo de participação política.

Sua ideia inicial era reunir, na mesma arena de debates, ativistas, representantes de instituições privadas (.com), de instituições governamentais (.gov) e do terceito setor (.org). Para saber mais sobre isso, leia o post no Labblog.

12. Alguns links deste site estão em inglês. Como posso traduzi-los?

R: O inglês é o segundo idioma mais utilizado nos temas aqui tratados, e alguns dos textos importantes para esse debate ainda não foram traduzidos.

O Systran e o tradutor do Google podem te ajudar a entender as referências e textos postados em inglês em algumas discussões.

13. Qual a relação desta plataforma com o Festival Internacional CulturaDigital.Br?

O Festival é decorrente dos encontros presenciais da rede CulturaDigital.Br: o Seminário Internacional do Fórum da Cultura Digital Brasileira e o II Fórum da Cultura Digital Brasileira. Ambos os projetos são parceiros e mantêm canais de diálogo, mas hoje tem propostas e são ações diferentes.

14. Se a plataforma é pública por que o logo da Petrobras?

A Petrobras financiou a reestruturação da plataforma, trabalho que teve como foco a limpeza de banco de dados e modernização de plug-ins e temas. O patrocínio foi concedido por meio do seu Programa de Patrocínio Cultural (PPC), para o qual a rede CulturaDigital.Br foi aprovada na seleção pública aberta pela empresa.

Comentários (0)

Imagem CAPTCHA
*