THE SOUND BEE HD japanese visual kei metal heavy symphonic alternative 1sbee progressive power jrock gothic

Onde surgiu o estilo gótico?

O Gótico é um estilo da arquitetura e da arte criado durante a Idade Média, entre os séc. 11 e 12(momento de grandes transformações políticas e sociais, como o início das cruzadas). Ela surgiu na França (antes disso o termo gótico derivava da palavra ‘Godo’, um antigo povo germânico) e foi muito usada em catedrais por toda a Europa.

E quando virou moda?

Foi só no final dos anos 70, começo dos 80 que a subcultura gótica como nós a conhecemos surgiu.vinculada a estilos mais pesados de música como o pós-punk, rock gótico, o death metal, , entre muitos outros. Essa subcultura era caracterizada por um certo niilismo e visão de vida romântica, porém sombria. De um moda geral, o gótico se associa a tudo que é obscuro e soturno.

goth-80s

Anos depois, durante os anos 90 o gótico teve uma nova onde de popularidade. O grunge nasceu, o filho todo rebelde e despenteado do culto a perfeição da Prom Queen americana. Ao som de Nirvana, The Pixies, The Verve, Depeche Mode (algumas dessas ainda são minhas bandas favoritas ever!) as subculturas se misturaram com bandas mais góticas como The Cranberries, Placebo, Macbeth. Sem falar de filmes clássicos como Família AddamsEdwards Mãos de TesouraO Corvo e Jovens BruxasTudo isso ajudou a modelar grande parte da estética dos anos 90. Jeans rasgados, cintura alta, coturnos, vestidos e blusas com alças fininhas, barriga de fora, meia calça arrastão, cruzes e chokers como acessórios. Agora, esses elementos da subcultura estão sendo reutilizados em novos contextos criando a tendência que podemos observar no momento.

No Japão é chamado também de Elegant Gothic Lolita/ Elegant Gothic Aristocrat, esse estilo gótico possui bastante elegância e “glamour”. No EGL, as roupas e maquiagem têm uma aparência infantil, enquanto no EGA os traços marcantes ficam por conta da influência Vitoriana. É sempre associado ao Visual Kei pela grande influência que as bandas japonesas tiveram sobre o estilo.

Exemplo de banda “EGL/EGA”: Malice Mizer.

Fonte: Modices, Moda no Japão,