Últimas Postagens

  • Consórcio GSDR/LINCE – UFSCar

    Lab Consórcio GSDR/LINCE
    Responsável: Prof. Dr. Luis Carlos Trevelin

    O Lab Consórcio GSDR/LINCE é um consórcio de dois laboratórios/grupos de pesquisas do Departamento de Computação da UFSCar com grande experiência no desenvolvimento de projetos, agrupando expertises em sistemas distribuídos, sistemas multímidia interaivos, aplicações colaborativas na internet, realidade virtual, computação móvel e TV digital.

    O Grupo de Sistemas Distribuídos e Redes (GSDR) foi criado em 1994, quando tanto o Departamento de Computação (DC) quanto o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPG-CC) da UFSCar foram reestruturados em grupos de pesquisa.

    Durante o período de 1995 a 1998 membros do GSDR lideraram 03 projetos multi-institucionais do Programa Temático em Ciência da Computação (ProTem-CC fases II e III), patrocinado pelo CNPq. Esses projetos envolveram vários grupos de pesquisa do país e do exterior e as interações do GSDR com esses grupos, assim como as inúmeras publicações resultantes desses projetos, tiveram uma grande repercursão nacional e internacional. Computação Ubíqua aplicada à Telemedicina é outra área de pesquisa que tem recebido atenção especial em nosso grupo e tem resultado no desenvolvimento de projetos em colaboração com outros grupos de pesquisa do país e do exterior.

    Hoje o GSDR é um grupo de relevância significativa do país em Sistemas Distribuídos e Redes de Comptudadores, graças às inúmeras ativiadades de ensino, pesquisa e extensão que vêm desenvolvendo nessas áreas.

    O Lince – Laboratório para Inovação em Computação e Engenharia realiza pesquisas vinculadas ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e à solução de problemas práticos da ciência e engenharia de computação. As áreas principais de sua atuação são: middleware e aplicações avançadas para TV interativa, sistemas distribuídos, computação pervasiva, comunicação multimídia, privacidade e personalização, sistemas colaborativos, E-learning.

    Os principais projetos relacionam-se ao desenvolvimento de middeleware para aplicações avançadas de TV digital e TV interativa, ao desenvolvimento de middleware para plataforma de colaboração sobre a Web (Web 2.0) e redes de alta velocidade e ao desenvolvimento de ferramentas para o apoio ao ensino remoto com o apoio da ciência do comportamento.

    O Lince vem trabalhando nos últimos anos focado no propósito de produzir resultados que possam ser passíveis de serem patenteados ou registrados. Com o apoio da Agência de Inovação da UFSCar, já encontram-se em processos de registros e de patentes alguns dos resultados do Lince.

    Contato: Lab Consórcio GSDR/LINCE – Universidade Federal de São Carlos
    Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia – Departamento de Computação
    Rodovia Washington Luiz, Km 235 –
    São Carlos – SP – Brasil
    Telefone : +55 16 3351 8233
    E-mail: consorciogsdrlince@dc.ufscar.br
    http://www.dc.ufscar.br
    continue lendo
  • Midialab – UnB

    Laboratório de Pesquisa em Arte e Realidade Virtual
    Responsável: Profa. Dra. Suzete Venturelli

    O Laboratório de Pesquisa em Arte e Realidade Virtual da Universidade de Brasília foi fundado em 1989 com a denominação de Laboratório de Imagem e Som, e é desde então coordenado por Suzete Venturelli.

    Passou posteriormente a envolver também investigações com as tecnologias de realidade virtual, mista, ampliada e cíbrida, na produção de arte computacional, para os meios de comunicação cultural computacionais. A produção artística integrou desde seu início o trabalho colaborativo com outras áreas do conhecimento, como a tecnologia e a ciência da computação. Até hoje participam das produções realizadas anualmente alunos da graduação e pós-graduação, assim como interessados da comunidade em geral, por meio de cursos e oficinas de criação presenciais e a distância.

    Atualmente os produtos são elaborados para os meios de comunicação informacionais atuais como a TV digital, a rede internet, dispositivos móveis como celulares, e espaços de apresentação como galerias, teatros e também espaços abertos no Brasil e no exterior.

    Contato: MidiaLab – Universidade de Brasília
    Instituto de Artes – Departamento de Artes Visuais
    Campus Universitário Darcy Ribeiro
    Brasília – DF – Brasil
    Telefone : +55 61 3307 2320 / 3107 1168
    E-mail: suzetev@unb.br
    http://www.midialab.unb.br
    continue lendo
  • Lavid – UFPB

    Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital
    Estação-Escola de Televisão Digital

    Responsável: Prof. Dr. Guido Lemos de Souza Filho

    Criado em 2003, o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) está integrado ao Departamento de Informática (DI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O laboratório surgiu da proposta de desenvolver projetos de pesquisa em hardware e software voltados às áreas de Vídeo Digital, Redes de Computadores, TV Digital e Interativa e Middleware.

    Atualmente o LAVID é uma referência nacional e internacional em desenvolvimento de tecnologia para TV Digital. O LAVID conta com a colaboração de mais de 40 jovens pesquisadores, entre doutores, mestres e graduandos, que estão interconectados com pesquisadores de todo o Brasil e do mundo, trazendo as atuais tendências tecnológicas mundiais nas áreas de vídeo e TV Digital.

    O Lavid-UFPB coordenou o desenvolvimento do middleware FlexTV no Projeto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O middleware FlexTV, junto com o MAESTRO, desenvolvido sob coordenação da PUC-Rio, deu origem ao ginga, middleware adotado como padrão no Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O Ginga também foi adotado como padrão no Peru, Chile, Argentina e Venezuela, e outros países na América do Sul e África estudam a adoção deste middleware em seus sistemas de televisão digital.

    As pesquisas desenvolvidas são realizadas em parceria com outras universidades, institutos de pesquisa e empresas da iniciativa privada. Por ser um laboratório ativo na área de desenvolvimento, recebe financiamento de instituições parceiras como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Finaciadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    Além do trabalho científico, os pesquisadores do LAVID estão envolvidos em atividades acadêmicas. No âmbito da UFPB, atividades ligadas ao Bacharelado em Ciência da Computação e ao Programa de Pós-graduação em Informática. O resultado dessa sinergia entre professores e acadêmicos pode ser observado na forte participação do grupo em eventos, nacionais e internacionais, nas publicações e patentes que divulgam a produção técnico-científica do LAVID.

    O LAVID também esta comprometido com o seu papel social. A contrapartida do laboratório para a comunidade se dá através de ações sociais as quais disseminam conhecimento produzido no laboratório e contribuem, efetivamente, para a promoção da inclusão digital.

    Contato: LAVID – Universidade Federal da Paraíba
    Departamento de Informática
    Campus I – Cidade Universitária
    João Pessoa – PB – Brasil
    Telefone : +55 83 3216 7093 (ramal 3)
    E-mail: contato@lavid.ufpb.br
    http://www.lavid.ufpb.br

    continue lendo

  • Laboratório Natalnet – UFRN

    Responsável: Prof. Dr. Luiz Marcos Garcia Gonçalves

    O Laboratório NatalNet-DCA atua nas áreas de Realidade Virtual, Robótica, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Software para TV Digital e Interativa, Jogos e Multímidia e envolve professores e pesquisadores da UFRN, UFPB e LNCC.

    O laboratório foi responsável pela implantação de uma rede metropolitana de alta velocidade na cidade de Natal, denominada NatalNet. A rede interliga a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, a companhia de Telecomunicações do Rio Grande do Norte – TELEMAR, o Centro Federal de Ensino Tecnológico do Rio Grande do Norte – CEFET-RN, uma escola de segundo grau vinculada a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte denominada Colégio ATHENEU e o Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa no Estado do Rio Grande do Norte – PoP-RN.

    A principal aplicação da NatalNet foi o suporte a difusão de vídeo gerado ao vivo ou sob demanda pela Televisão Universitária TVU. A TVU, fundada em dezembro de 1972, é um órgão vinculado à UFRN sendo, portanto, uma das poucas televisões universitárias em funcionamento no país. Em seus 25 anos de operação, a TVU produziu centenas de programas educativos, culturais e jornalísticos dos mais diversos formatos, além de campanhas educativas e de difusão cultural e documentários.

    O NatalNet teve também participação ativa na definição do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, na parte do Sistema Operacional (IOS Gráfica, Sistema de Manutenção, Drivers, entre outras) em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (LSI).

    Contato:
    NatalNet – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    DCA – Departamento de Engenharia de Computação e Automação
    Campus Universitário, Lagoa Nova
    Natal – RN – Brasil
    Telefone : +55 84 3215 3771 (ramal 201)
    E-mail: lmarcos @natalnet.br
    http://www.natalnet.


    continue lendo
  • Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual

    Nos dia 3, 4 e 5 de abril, aconteceu na Cinemateca Brasileira a 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual – XPTA.LAB, onde foram apresentados 52 projetos nas áreas de plataformas digitais e tecnologias audiovisuais.

    Trata-se do resultado do edital Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais – XPTA .LAB, lançado em 2009 pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais e com apoio da Sociedade Amigos da Cinemateca.

    O edital premiou quatro laboratórios de excelência: Natalnet (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Midialab (Universidade de Brasília), LAVID – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Universidade Federal da Paraíba) e Lab Consórcio GSDR/LINCE (Universidade Federal de São Carlos).

    Laboratório Natalnet – UFRN

    Lavid – UFPB

    TENDA

    Lab Consórcio GSDR/LINCE – UFSCar

    MidiaLab – UnB

    Imagens: Norio Ito

    1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual – XPTA.LAB

    Produção Executiva: Luciana Pilon

    Produção: Bia Gomes

    Cenografia Expositiva e Coordenação Cenográfica: Ogi Cenografia e Arquitetura / Juliana Raimo

    Assistente: Julia Lavieri

    Comunicação Visual: Renata Reis

    Assistente: Ana Santiago

    Montagem: Liz Cenografia e Evento

    Iluminação: Blackout

    Equipamento audiovisual: Gibson Locações

    Apoio:  Cinemateca Brasileira

    continue lendo

  • Feira de Inovação no Jornal da Noite, BAND

    Confira!

    http://videos.band.com.br/Exibir/SP-recebe-feira-de-inovacao-tecnologica-audiovisual/2c9f94b52f0e826c012f25278ae707c4

    continue lendo
  • Transmissão ao vivo da Feira

    Confira: http://200.133.210.25/xptalab/Hall_Principal.htm

    continue lendo
  • Abertura da 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual – XPTA.LAB

    Francisco César Filho, Coordenador Executivo do Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais – XPTA.LAB

    Prof. Dr. Guido Lemos de Souza Filho, Coordenador do Lavid – Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações de Vídeo Digital (UFPB)

    Profa. Dra. Suzete Venturelli, Coordenadora do Midialab – Laboratório de Pesquisa em Arte e Realidade Virtual (UnB)

    Prof. Dr. Aquiles Burlamarqui, Coordenador do Laboratório Natalnet (UFRN)

    Prod. Dr. Luís Carlos Trevelin, Coordenador do lab Consórcio GSDR/LINCE (UFSCar)

    Equipe XPTA.LAB: Luciana Pilon (Produtora Executiva), Francisco César Filho (Coordenador Executivo) e Bia Gomes (Produtora)

    Bia Gomes e Luciana Pilon com Juliana Raimo, autora do projeto cenográfico da Feira




    continue lendo
  • Montagem da 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual – XPTA.LAB

    Créditos: Túlio Fernandes

    continue lendo
  • 1ª FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA AUDIOVISUAL – XPTA.LAB

    DE 3 A 5 DE ABRIL EM SP

    Desenvolvidos por laboratórios de experimentação e pesquisa em tecnologias audiovisuais, 52 projetos de excelência nas áreas de plataformas digitais e tecnologias audiovisuais estão reunidos na 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual – XPTA.LAB, que acontece de 3 a 5 de abril de 2011, nas dependências da Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana, São Paulo).

    Trata-se do resultado do edital Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais – XPTA .LAB, lançado em 2009 pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais e com apoio da Sociedade Amigos da Cinemateca.

    O edital tem como objetivo apoiar laboratórios voltados para a pesquisa e experimentação em tecnologias audiovisuais e contemplou quatro laboratórios de excelência: Natalnet (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Wikinarua (Universidade de Brasília), LAVID – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Universidade Federal da Paraíba) e Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos.

    Cada laboratório é responsável por um projeto de excelência e mais doze projetos consorciados, resultando em um total de 52 protótipos apoiados pelo Edital XPTA.LAB, que foram finalizados em dezembro de 2010. Conheça abaixo os projetos e seus responsáveis.

    1 – projeto Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisual pela Internet e TV Digital

    Trata-se de uma plataforma de integração de ferramentas, documentos e protótipos funcionais reunidas em um live CD ou imagem .ISO baseado em Ubuntu. O projeto visa o desenvolvimento de um arcabouço de técnicas para a produção e difusão de conteúdos culturais audiovisuais, em formatos dos mais diversos, compatibilizando para que sejam acessíveis pelos mais diversos meios, tais como difusão pela Internet, em TV (Digital), celulares e outros dispositivos de exibição. Através deste ferramental, será possível mixar conteúdos distintos, sendo produzidos de forma distinta e remotamente, num único conteúdo para ser disseminado ao público em geral através dos meios citados.

    responsável: Luiz Marcos Garcia Gonçalves / UFRN – Laboratório Natalnet (Natal/RN)

    consorciados: Natalnet-UFRN (Natal/RN), ECT-UFRN (Natal/RN), COMUNICA-UFRN (Natal/RN), Poéticas Tecnológicas-IHAC-UFBA (Salvador/BA), IC-UFAL (Maceió/AL), LAVID/UFPB (João Pessoa/PB), DIMAP-UFRN (Natal/RN), FANAT-UERN (Mossoról/RN), LUMEN-UERN (Natal-RN), José Carlos Aronchi de Souza (São Paulo/SP).

    2 – projeto WIKINAURA

    Wikinarua é uma rede social composta por quatro serviços principais: 1. Cartografia colaborativa com blogmaps; 2. ciberadio, 3. software para dispositivo móvel, denominado de realidade urbana aumentada (RUA), 4. Enciclopedia (wiki) e um gamearte para dispositivo móvel denominado Cyber Ton Ton, em realidade aumentada. Além dos serviços principais, que visam a inclusão social pela arte, o wikinarua contém os 12 protótipos desenvolvidos pelos consorciados. Wikinarua.com compreende conexão entre redes a partir da utilização de dispositivos móveis, como celulares, com tecnologia de Realidade Urbana Aumentada (RUA), software criado na Universidade de Brasília, especialmente para que cada individuo, localizado em qualquer parte do Brasil, incluindo os de comunidades isoladas como quilombolas, indígenas ou outras, possam modificar e intervir no seu contexto urbano e/ou meio ambiente, por meio da arte com imagens, sons, animações, textos, contendo também uma rádio, onde você pode fazer a sua programação e participar com outras informações, no intuito de diminuir inclusive as diferenças sociais, em tempo real.

    responsável: Suzete Venturelli / Wikinarua – MidiaLab Laboratório de Pesquisa em Arte e Realidade Virtual

    consorciados: Universidade Federal de Goiás – Departamento de Artes Visuais – Coordenador Cleomar Rocha (LIME/UFG-Goiânia/GO), Universidade Federal do Piauí (UFPI-Picos) – Coordenador Algeir Prazes Sampaio (Picos-Piauí), Alexandra Caetano (UnB/DF), Bruno Ribeiro Braga (UnB/DF), Camila Cavalheiro Hamdan (UnB/DF), Tiago Franklin Rodrigues Lucena (UnB/DF).

    3 – projeto Estação-Escola de Televisão Digital

    Ferramenta para o desenvolvimento de testes virtuais de aplicação interativa através do acesso remoto aos equipamentos de uma estação de TV. A ferramenta, VirtuaLabTV, virtualiza o processo de testes fornecendo acesso remoto aos equipamentos de um laboratório real. A Estação-Escola cria a possibilidade dos produtores independentes audiovisuais testarem seus programas interativso em um ambiente real de televisão digital interativa. O objetivo principal desse projeto é a diminuição do custo de produção e teste dos programas interativos viabilizando a entrada no mercado de pequenos produtores.

    responsável: Guido Lemos de Souza Filho / UFPB – LAVID – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (João Pessoa/PB)

    consorciados: Núcleo de Produção Digital (Fortaleza/CE), Núcleo de Produção Digital (Aracaju/SE), Núcleo de Produção Digital (Belém/PA), Núcleo de Produção Digital (Rio Branco/AC), Associação Baiana de Cinema e Vídeo – ABD-BA (Salvador/BA), Fundação Aperipê de Sergipe (Aracaju/SE), TV UFMA (São Luís/MA), Associação Brasileira de Documentarista – ABD/PB (João Pessoa/PB), Núcleo de Produção Digital (Teresina/PI), Ponto de Cultura/ONG Ideário Comunicação, Cultura e Educação Popular (Maceió/AL), Ponto de Cultura/ONG Galeria ZooN de Fotografia (Natal/RN), Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual – RNA (João Pessoa/PB).

    4 – projeto Virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing

    Trata-se de uma plataforma para virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing, isto é, do desenvolvimento de um framework básico de comunicação em nuvem com suporte e desenvolvimento de conteúdos distribuídos multiusuários de realidade virtual e aumentada para TV digital, dispositivos móveis (smartphones, PDAs) e computadores pessoais, incluindo, além do código, documentação e exemplos básicos do emprego deste framework, através de projetos específicos, e também suporte a seu uso pelos laboratórios consorciados.

    responsável: Luís Carlos Trevelin / UFSCar – Departamento de Computação – Consórcio GSDR/LINCE (São Carlos/SP)

    consorciados: LSTR/UNESP (Bauru/SP), LabTEVE/UFPB (João Pessoa/PB), GVDM/UFPA (Belém/PA), Abútua Tecnologia (Sorocaba/SP), Corollarium Tecnologies (Itapecerica da Serra/SP).

    Mais informações:

    xpta@cinemateca.org.br ou (11) 3512.6111 ramal 237 / (11) 5084.3252 / (11) 5081.7370

    (mais…)

    continue lendo
Pular para a barra de ferramentas