A primavera chegou deixando o inverno para trás e, também, aquela vontade exagerada de comer doces e alimentos calóricos. E por que não aproveitar a nova estação para dar início a uma alimentação mais saudável?

De acordo com a nutricionista e chef, Bruna Pavão, todas as estações são épocas ideais para repensar na mudanças dos hábitos alimentares e na primavera não é diferente, pois é um período em que o frio não está mais predominando e as altas temperaturas começam a surgir, fatores que acabam dando aquela incentivada para se alimentar melhor e, consequentemente, se preparar para o verão.

“Na primavera temos diversas opções de frutas que podem nos auxiliar nesse processo de mudanças e enriquecer tanto em sabor quanto em nutrientes as preparações mais leves e típicas dessa época como sucos, saladas, molhos, sorbets, tortas, smoothies entre outros. Frutas tropicais como abacaxi, acerola, caju, jabuticaba, kiwi e melão são ótimas opções para acrescentar no cardápio”, complementa Bruna.

Vantagens de uma alimentação leve e saudável na mudança da estação

Segundo Bruna, a escolha pela alimentação saudável traz muitos impactos positivos para a vida, não somente na parte estética, mas também na saúde física e mental.

Os bons hábitos alimentares junto com a prática de exercícios físicos garantem o bem-estar e a longevidade do organismo, pois ocorre a manutenção do peso corporal, o aumento da disposição, melhora do humor, o equilíbrio hormonal e, ainda, a prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e cardíacas.

A nutricionista ensina que a ingestão de carboidratos complexos garantem energia ao corpo, o que auxilia a manter a disposição para as atividades diárias. Já o consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais garantem a proteção do sistema imunológico, prevenindo assim diversas doenças. Os alimentos também são essenciais para manter as atividades hormonais e a eficácia dos órgãos em equilíbrio.

“Quando uma pessoa possui uma alimentação bem equilibrada, a manutenção do peso ocorre de forma bem mais fácil e gradual. Para isso, é preciso ingerir de forma balanceada alimentos de diversos grupos como carboidratos complexos (fibras), proteínas e gorduras boas”, afirma Bruna.

Juliana Menegazzi, nutricionista e consultora da Leve e Pronto, explica que o ideal é ter uma alimentação saudável durante todo o ano para evitar uma quebra no plano alimentar  estabelecido. “Porém, a primavera chega deixando as pessoas mais dispostas e uma boa alimentação favorece essa motivação e sensação de bem-estar”, adiciona a nutricionista.

Segundo Juliana, a primavera abre a temporada de diversas frutas e vegetais com diversos benefícios para a saúde como por exemplo:

Melão: rico em vitaminas A, C, vitaminas do complexo B, que dão muita energia e sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, e auxiliam no controle da pressão arterial.

Abacaxi: rico em vitamina C, que é fundamental para a formação de colágeno, e melhora a absorção de ferro.

Morango: é uma fruta rica em vitamina C que melhora o sistema imunológico.

Espinafre: boa  fonte de vitaminas A, B, C e D e de minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo que são nutrientes fundamentais para a formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão.

Brócolis: boa fonte de cálcio, contribuindo para a formação da massa óssea e ácido fólico, importante para a formação de células sanguíneas.

E que tal aproveitar a mudança de estação para investir em novos hábitos e dar início ao seu projeto verão? Veja as orientações dadas por Juliana e comece já!

– Faça refeições mais leves, com menos teor de gordura e pouco sal;

– Abuse das frutas e vegetais da época que, além de mais baratos, estão mais saborosos;

– Beba muita água para manter o corpo hidratado;

– Aproveite que o clima dá mais disposição para praticar atividades físicas que, aliadas a uma boa alimentação, são formas de iniciar o projeto de forma responsável, sem prejudicar o organismo.

E por falar em projeto verão, fique de olho em nosso blog! Traremos entrevistas com educadores físicos e nutricionistas que darão mais detalhes de como colocar o projeto em prática para chegar na estação mais quente do ano com o corpo desejado e o mais importante: com mais saúde!

Alimente-se melhor!
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