Debaixo de uma lona de circo com capacidade para 250 pessoas acontecerão oficinas de participantes que inscreveram suas propostas no site do fórum e atividades permanentes de “mão na massa”. Todas atividades são auto-gestionadas e cobrem uma gama de assuntos, desde fotografia e música até uma abordagem prática sobre dados abertos. Uma descrição resumida de cada evento segue abaixo, lembrando que essa programação está sujeita a alterações:

Segunda-Feira, 15 de novembro

10h às 12h – Dados Abertos: o maravilhoso mundo do screen-scraping (Pedro Belasco)
Arquitetura da Internet, como computadores conversam HTTP e os serviços RESTful. Fazendo o DOM falar. Como achar o que você procura usando XPath/ParseTree. Reconhecendo “boas vítimas”. Parsers: Boas opções em Ruby, Python e Javascrip. Mão na massa: Um scraper razoavelmente complexo do zero em 15 minutos.

12h às 16h – Atari Punk Console (la tribu)
O console Atari Punk é um circuito reprodutor de ruídos relativamente fácil e simples de fabrica e também de operar, contando apenas com um controle de freqüência e um de pulso. Quem ministra a oficina são os representantes do coletivo argentino La Tribu.

16h às 18hWalkingtools (Brett Stalbaum & Cicero Silva)
O projeto Walkingtools trabalha com a produção de arte e tecnologia locativa. O workshop ensinará como programar celulares e anexar imagens, áudio e vídeos em localizações geográficas (latitude e longitude) através do GPS de aparelhos celulares.

18h às 22h – Circuit Bending (Daniel Llermaly)
Mais uma oficina ministrada por um integrante do coletivo argentino La Tribu. O circuit bending consiste em alterar circuitos de aparelhos (que vão desde sintetizadores até brinquedos de criança) com o objetivo de transformá-los em fontes sonoras.

Terça-Feira, 16 de novembro

10 às 12h – Construção de Câmaras Digitais Artesanais com Sucata de Scanners (Guilherme Maranhão)
A oficina visa conhecer melhor o scanner de mesa e utilizá-lo para tirar fotografias por meio do CCD linear que ele contém. Esta tecnologia pode ser empregada para fotografar o perímetro de objetos circulares, a linha de chegada de provas de atletismo e para produzir imagens panorâmicas, entre outros usos. A oficina irá mostrar como uma câmera fotográfica assim construída pode medir os padrões de movimento dos objetos fotografados e servir de base para diferentes tipos de experimentação.

14h às 16h – Mapas Cognitivos Barcamp  (Alissa Gottfried e Felipe Fiorenza Nunes )
A oficina é uma proposta de criação de colagem com Inkscape ou GIMP para compor o painel/mapa coletivo que guiará uma trama de interferências de links com conteúdos ligados as imagens usando o site projetado pelo coletivo I-Motirõ: FIC – Fronteiras Imaginárias e Culturais – fic.imotiro.org

16h às 18hWalkingtools (Brett Stalbaum & Cicero Silva)
O projeto Walkingtools trabalha com a produção de arte e tecnologia locativa. O workshop ensinará como programar celulares e anexar imagens, áudio e vídeos em localizações geográficas (latitude e longitude) através do GPS de aparelhos celulares.

18h às 21h – Animação 2D com software livre (Paulo Emmanuel Cunha da Silva)
A oficina pretende criar animações 2D usando softwares livres (GIMP, INKSCAPE, CINELERRA), a partir de rodas de conversa sobre temas geradores como cultura digital, informática na educação, metareciclagem e software livre com enfoque na temática Amazônica.

Quarta-Feira, 17 de novembro

10h às 12hFFGinga: Fast and Free implementation of Ginga (Rafael Diniz e Murilo Belluzzo)
Este projeto visa prover uma implementação completa do Middleware Ginga de forma que seja possível assistir TV Digital com acesso aos programas
interativos transmitidos, tanto numa plataforma PC rodando Linux com o devido receptor de TV Digital USB, seja num settop box que permita a
inserção de um sistema embarcado de terceiros.

13h às 18h30 – Construção de pedais sonoros (Eric dos Santos Barbosa)
Na oficina serão abordados conceitos tecnológicos e musicais necessários para a construção de efeitos customizados. Os participantes desenvolvem noções básicas sobre a construção de efeitos sonoros – tais como pedais analógicos, entre eles: Reverb, Delay, Chorus, Trêmolo, Flanger, Drive entre outros.

ATIVIDADES PERMANENTES NA TENDA HANDS ZONE

Hackerspace Garoa Hacker Clube*:
Um dos projetos que integra a Casa de Cultura Digital, o Hackerspace terá um expaço permanente no Fórum e darão quatro oficinas diferentes, elas são: como participar de um projeto de software livre; oficina de introdução à programação; Impressão 3D na Makerbot e oficina de Arduino.
*O hackerspace pede a todos que estiverem interessados em participar da oficina que tragam seus próprios computadores.

Transparência Hack Day:
Projeto com foco no uso de informações governamentais e dados públicos, potencializado pelas ferramentas da web, com o objetivo de gerar participação política na rede e atribuir transparência às gestões públicas.

Cobertura Colaborativa:
Equipe formada por jornalistas e especialistas em diversas áreas que irão cobrir o fórum e publicar suas reportagens, visões e opiniões durante o evento.


Tags: , , , , , , , , ,