Diálogo e conflito. Diálogo é conflito. Democracia. Novas tecnologias e visões não tão novas assim. O impacto na regulação, na legislação, na gestão, na política. Processamento lento de uma realidade veloz. O que está por vir? O que queremos construir? O Brasil é pioneiro em olhar para a internet como um território livre. O Estado seguirá sendo instrumento para o aprofundamento dessa condição? Ou o Estado vai criminalizar o movimento? Os movimentos. Articulações em rede, transitórias ou definitivas, horizontais e plurais. Diálogo e Conflito. Democracia Direta.

Esse espaço, com cerca de quarenta lugares, abriga as discussões quentes da conjuntura nacional e global. Nela, irão ocorrer debates propostos por organizações da sociedade civil e do governo. Um anfiteatro grego que irá abrigar apenas o coro dos (des)contentes. Tudo transmitido ao vivo.

Local: Foyer da Sala BNDES (Cinemateca Brasileira)

Dia 15 de novembro

10h às 13hGovernança da Internet

Facilitadores do debate: Alvaro Galvani (MRE), Demi Getschko (CGI), Marília Maciel (CTS-FGV) e Caff Souza (IGF)

15h às 18hCompartilhamento e remuneração do autor em contexto digital

Facilitadores do debate: Ladislau Dowbor (PUS-SP), Rodrigo Savazoni (Casa da Cultura Digital), Pablo Capilé (Circuito Fora do Eixo), Pena Schmit (Auditório Ibirapuera), Pablo Ortellado (Gpopai-USP), Guilher Varella (Idec) e Alfredo Belo (Dj Tudo)

19h às 22hFestivais de Música e Cultura Digital

Facilitadores do debate: Talles Lopes (Festival Jambolada/ Uberlândia) , Ricardo Rodrigues (Festival Contato/ São Carlos),  Ivan Ferraro (Feira da Música de Fortaleza), Rita de Cássia Silva Cardoso (Festival Big Bands/ Salvador),  Atílio Alencar de Moura Corrêa (Festival Macondo Circus/ Santa Maria),  Paulo “Linha Dura” Avila (Festival Consciência Hip Hop/ Cuiaba MT – CUFA)

Dia 16 de novembro

9h às 11h Jogos Br

11h às 13h Pontões de Cultura Digital

14h às 18hMarco Civil da Internet e Cibercrimes

Facilitadores do debate: Paulo Rená, Guilherme Almeida (MJ), Caribé (Mega Não), Carlos Affonso Souza, Sérgio Amadeu (UFABC)

19h às 21h30Liberdade de Expressão em Contexto Digital

Facilitadores do debate: Guilherme Almeida (MJ), Lino Bocchini (Falha de SP), Sergio Amadeu (UFABC)

Dia 17 de novembro

13h às 16h – Banda Larga e Cultura Digital

João Brant (Intervozes), Guilherme Varella (Idec), James Gorgen (Minc), Ronald da Costa (CGPID)

16h às 18hTelevisão e Novas Tecnologias

Adriano de Angelis (Minc), Eduardo Brandini (TV Cultura), VJ Pixel (Open Video Alliance), Andressa Vianna (Open Video Alliance), Guido Lemos (Laboratório de Aplicações de Video Digital) e Adriano Adoryan (TV Brasil)

Esta é a programação de apenas um dos espaços de atividades do Fórum da Cultura Digital Brasileira. Veja a programação completa!