O espaço de redes do Fórum da Cultura Digital 2010 foi criado a partir da chamada pública que publicamos neste mesmo blog. A partir dos retornos obtidos, fomos moldando a programação e organizando-a nos três dias do evento.

Redes da Cultura Digital irão se encontrar numa tenda de circo, com capacidade de cerca de cem lugares e localizada no espaço da Cinemateca, que será ocupada por encontros de diferentes grupos que se articulam em torno do CulturaDigital.br. São atividades auto-geridas pelos seus proponentes e abertas ao público que queira conhecer melhor esses grupos.

Na segunda feira dia 15 de novembro, as atividades iniciam às 10h com o 1º dia do NewsCamp, uma desconferência entre jornalistas para abordar temas relacionados às mídias sociais, jornalismo online, entre outras temáticas do mundo da imprensa. Já divulgamos a programação completa do NewsCamp neste post, mas vale reforçar que esta primeira discussão (10h-13h) vai ser o espaço para debater algumas das propostas colocadas pelos que já se inscreveram no NewsCamp.

Das 14h às 18h inicia o encontro da Redelabs, que vai reunir especialistas em diversas áreas para debater possibilidades e ideias relacionadas à espaços dedicados à cultura digital experimental. Já estão confirmados Marcos García, do MediaLab Prado, em Madrid, um dos mais inovadores laboratórios de cultura digital da Europa; e  Tapio Makela, um finlandês que trabalha na Inglaterra e tem o projeto Marin.cc, um laboratório em um barco. A mediação desse encontro será feita por Felipe Fonseca, da rede de MetaReciclagem e editor do blog da Redelabs.

Depois do coffe-break, às 18h30 encerra a programação do 1º dia o Encontro de Servidores Livres, que vai reunir representantes de diversas entidades para a articulação de uma rede de servidores livres no Brasil. Alguns dos nomes confirmados são Leo Germani (HackLab), Lincoln de Sousa (Minc), Billy Blay Costa (ITeia), Fabianne Balvedi (Estúdio Livre).

*

No 2º dia, terça-feira, a programação inicia no mesmo horário, às 10h, com o encontro do PCult, movimento suprapartidário (no caso, o partido vem de “tomar partido”) criado este ano que aglutina diversas entidades, redes e pessoas de todos os estados do país com o intuito de fortalecer a presença do setor cultural nos parlamentos e nos governos. Alguns dos nomes confirmados são Talles Lopes (Abrafin), Pablo Capilé (Circuito Fora do Eixo), Claudio Prado (Casa da Cultura Digital), Rodrigo Savazoni (Casa da Cultura Digital), Felipe Altenfelder (Massa Coletiva), Georgia Nicolau (Produçãocultural.Org.Br).

Das 14h às 18h, a tenda das redes receberá novamente o NewsCamp, desta vez em uma discussão envolvendo jornalismo e banco de dados que contará com  a presença já confirmada de Pedro Valente (Yahoo!), Carolina R. Pietoso (APIs do The Guardian e do NYT) e Carla Schwingel (UFBA).

Por fim, das 18h30 às 21h, será a vez da reunião da rede Educação e Cultura Digital, ligada ao MinC. Alguns nomes confirmados para esta mesa são ader Gama (Puraqué), Paulo Lima (Saúde e Alegria), Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital, Bianca Santanna (REA).

**

No último dia do Fórum, quarta feira 17 de novembro, o espaço Redes da Cultura Digital vai receber pela manhã, às 10h, o encontro da rede Recursos Educacionais Abertos (REA camp), uma comunidade de educadores, cientistas, engenheiros, profissionais de TICs, advogados, dentre outras profissões,  que batalha pelo uso de bens educacionais e recursos oferecidos livremente para qualquer pessoa usar e sob algumas licenças para adaptar, melhorar e distribuir.

Depois do almoço, acontece o encontro de duas redes ligadas ao Circuito Fora do Eixo: das 13h às 15h a reunião do Circuito Fora do Eixo propriamente dito, e depois, das 15 às 18h, o Encontro das Casa Associadas do Circuito Fora do Eixo, que reunirá a Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes.

Tags: , , , , , , ,