Transmissão ao vivo da mesa “Perspectivas criativas da Cultura Digital“, com Vincent Moon (La Blogotheque) e HD Mabuse (C.E.S.A.R) e como provocador Afonso Luz (Ministério da Cultura): http://culturadigital.br/ao-vivo/bndes

HD Mabuse é um dos pioneiros da internet no Recife. Foi ele quem, dentre outras coisas, colocou o mangue pela online primeira vez (com o e-zine MangueBit), divulgou a trilha sonora do movimento nas ondas da rede (na rádio Manguetronic). Hoje está envolvido no C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

Segue abaixo o perfil que fizemos com Vincent Moon:

Quando Vincent Moon (foto) começou seus “Concerts `a emporter” (shows para viagem, em tradução livre) em 2006, o formato de videoclipe já estava em franca decadência junto com os modelos de negócios da indústria musical. Sendo feitos e pensados para a web, mais especificamente para o site francês La Blogotheque, a série também já começou se utilizando da internet para achar bandas interessantes desse novo cenário musical que vê a internet não um inimigo, mas sim um grande aliado. O site logo virou ponto de referência para o público que procura novos sons.

Seguindo a dinâmica da rede, o crescimento do site impulsionou o crescimento das bandas que nele apareciam, ao mesmo tempo que bandas relativamente novas como Grizzly BearOkkervil RiverMan Man começaram a agregar público e notoriedade ao site, chamando atenção de bandas maiores como R.E.MBloc PartyThe Divine ComedyThe Shins .

A estética de Moon consiste em colocar o artista em contato com as ruas da cidade, andando e tocando ao mesmo tempo, cada música sendo gravada em um longo take, sem edição, sem grandes orçamentos, sem truques, apenas a canção os transeuntes e mais à frente: a web.

Mais recentemente, Moon começou a desenvolver um projeto chamado Temporary Areas em que ele viaja o mundo levando a estética dos “concerts `a emporter” a diferentes países, estabelecendo base nesses países e documentando artistas e moradores locais.

Tags: , ,