Proposta de trabalho para o eixo de infra-estrutura

Home Fóruns Cultura Digital Curador de Infra Digital – Fórum Proposta de trabalho para o eixo de infra-estrutura

Este tópico contém resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Svenn Svenn 2 semanas, 6 dias atrás.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

Olá Pessoal,

Com alguns dias de atraso, segue uma proposta de cronograma para nossos debates sobre infra-estrutura. Nosso objetivo – que deve ser alcançado até novembro –

é construir um documento que auxilie a formulação e implementação de políticas públicas setoriais, nacional ou localmente. Só para lembrá-los, o eixo de infra-estrutura é um dos cinco que necessariamente precisa formular um documento final.

Parece-me apropriado dividirmos o nosso debate em cinco momentos, tentando responder algumas questões-chave em cada um deles. Assim, construímos um caminho lógico para, ao final, chegarmos às propostas.

Nesta primeira semana, trabalharíamos para fecharmos essas questões-chave. Assim que fizermos isso, abrimos um Fórum para cada bloco de questões, na medida em que o cronograma for avançando. Como ferramenta auxiliar, usarei o blog http://www.culturadigital.br/infra para postar informações e reflexões sobre o nosso tema. Mas, sempre que isso acontecer, indicarei isso de alguma forma.

Conto com a ajuda de vocês.

Bom, vamos às questões:

1. O que é infra-estrutura para a cultura digital? É possível distinguir diferentes usos – e conseqüentemente diferentes necessidades – para a produção e para a fruição de cultura digital? Devemos diferenciar esses dois tipos de relação com a infra-estrutura (produção e fruição)?  Esta infra-estrutura é a mesma necessária para a garantia do direito à informação e à liberdade de expressão? Em outras palavras, estamos falando de uma coisa só?

Qual a melhor forma de distinguir os diferentes tipos de infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento da cultura digital? Conectividade (download e upload), capacidade de armazenamento de informação, capacidade de processamento… o que mais? (até 4/09)

2. O que significa disponibilizar (ou garantir) infra-estrutura para a cultura digital? Que tipo e perfil de oferta devem ser buscados em um país com o perfil sócio-econômico do Brasil? Há um mínimo denominador comum? Qual é o desafio a ser enfrentado? Em outras palavras, onde queremos chegar? (até 25/09)

3. Qual o estágio atual de oferta e disponibilidade de infra-estrutura no Brasil, em suas diferentes dimensões, mas especialmente em relação à conectividade? Como o Estado se insere neste contexto? Qual a real capacidade das políticas atuais responderem à necessidade de infra-estrutura para a produção ou fruição de informação e cultura digital? (até 16/10)

4. Quais as políticas públicas necessárias para ofertar a infra-estrutura indispensável para a produção e a fruição (consumo) de cultura digital? Quais papéis podem desempenhar o Ministério da Cultura, RNP e outros órgãos públicos (nacionais, estaduais e locais)? (até 13/11)

5. Redação de documento a ser encaminhado à coordenação do Fórum (até 27/11)

É isso pessoal,

Por favor, vejam se podemos seguir adiante.

Foto de perfil de Svenn
    Svenn
    Participante

Eu costumava constantemente preocupado que me entregado o objetivo de implementar a falhar, e foi o que aconteceu, eu estava em depressão, até que meu amigo me ofereceu a opção mais segura e rápida de ganhar dinheiro. https://blackjack77brazil.com ajudou-me a subir, a pé depois do fracasso

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.