Gabriel

minha vida academica

Minha Vida Acadêmica

Me chamo João Gabriel Paixão Da Costa , tenho 26 anos de idade.  Neste post vou falar sobre a minha vida acadêmica na Faculdade Pan Amazônica-FAPAN, em Belém-PA.

Iniciei a graduação no curso de ciência da Computação, no ano de 2016, hoje estou cursando o 4º semestre, o curso possui uma boa integração entre as disciplinas, que vem sendo gradativamente aperfeiçoada ano a ano. O aluno é levado em escala gradativa a aprofundar seus conhecimentos, iniciando com a programação de computadores, avançando para o desenvolvimento de aplicações e por fim estudando questões de engenharia de software. Este último nível já trata de questões amplamente discutidas no mercado de trabalho, envolvendo plataformas distribuídas, arquitetura de sistemas e infraestrutura computacional. Ao mesmo tempo, outros assuntos são apresentados de maneira que enriqueça a gama de conceitos estudados, complementando a formação dos estudantes. Atualmente um dos assuntos bastante atual, podemos citar aprendizagem de máquina, redes neurais, algoritmos genéticos, computação gráfica, processamento de imagens, inteligência artificial, bancos de dados e sistemas operacionais.

Integração com o mercado de trabalho:
Tenho certeza que o irá formar profissionais atuantes no mercado de trabalho assumindo posições estratégicas em grandes corporações.

A primeira é Orientação de Estágios, que auxilia o aluno na escolha da empresa onde pretende trabalhar e também melhora o seu desenvolvimento profissional nas organizações nas quais já atue. A outra é Empreendedorismo e Sistemas de Gestão, que fornece uma visão empresarial para o aluno, o que o ajudará a atuar em uma organização ou mesmo abrir seu próprio negócio. Questões a respeito do trabalho em regime terceirizado também são tratadas nessa disciplina.

Educação Continuada:

Além de estar preparado para assumir excelentes posições no mercado de trabalho, o aluno também estará apto a ingressar em programas de pós-graduação de primeira linha nas melhores instituições de ensino superior.

Como finalidade, o curso exigirá  do aluno muita e dedicação. Por ser um curso abrangência, dará suporte necessário àqueles que pretendem seguir carreira profissional, atuando em qualquer uma das áreas de TI, quanto àqueles que pretendem continuar na vida acadêmica. Assim sendo, um aluno do curso de Ciência da Computação não terá dificuldade de ingressar no mercado de trabalho.

Minhas pretensões:

Ao final do curso pretendo atuar na área de criptografia .

Criptografia
A criptografia é uma técnica utilizada há anos que com o passar do tempo evoluiu a ponto de oferecer soluções eficazes no que diz respeito à segurança da informação. Hoje, ela é uma ferramenta de segurança amplamente utilizada nos meios de comunicação e consiste basicamente na transformação de determinado dado ou informação a fim de ocultar seu real significado.

Em que situação o tema é útil

A criptografia pode ser utilizada em aplicações e ambientes cuja segurança das informações é algo relevante para o projeto, principalmente em sistemas WEB, onde o dado trafega em um meio público correndo um risco maior de ser interceptado, fato este que pode gerar prejuízos enormes para uma organização. O domínio das técnicas de criptografia não é algo complexo quando estamos trabalhando com o paradigma orientado a objetos, sendo essencial para a criação de aplicações seguras.

Há pouco tempo, quando a tecnologia ainda não era muito presente em nosso cotidiano, as informações e grande parte dos processos organizacionais eram geridos basicamente no papel, sendo armazenados em armários ou cofres protegidos por cadeados ou senhas.

Atualmente este paradigma mudou, pelo menos para uma parcela significativa da sociedade. As informações são processadas e armazenadas em meios digitais, criando uma forte dependência entre os sistemas de informação e as organizações. Com o advento da internet, os dados trafegam em meios públicos, podendo ser interceptado por qualquer um que esteja mal intencionado. Neste cenário, uma falha na segurança destes conteúdos pode acarretar em enormes prejuízos para uma corporação. Então, o que fazer para garantir tal segurança? Existem diversos meios de proteção e um deles é o uso da criptografia. Ela não vai impedir que uma determinada informação seja interceptada, mas tem o objetivo de dificultar a compreensão do dado capturado. Mas como isso é feito? Há vários algoritmos de criptografia que cumprem este papel, cada um com suas particularidades, porém a ideia central é a mesma: modificar a informação de forma que apenas o destinatário consiga compreender a que foi transmitido.

Vale ressaltar que a criptografia não é aplicada apenas quando um dado é enviado de um local a outro, ela é utilizada também em dispositivos de armazenamento de dados (ex: discos rígidos, pen drives, storages), que são alvos de ataques e roubos. Ou seja, de uma forma geral, a criptografia vai garantir a confidencialidade da informação.

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*


*

© 2018 Gabriel

Theme by Anders NorenUp ↑

Pular para a barra de ferramentas