Como os paulistanos podem quitar o IPTU

IPTU São Paulo 2020 – SP: Os contribuintes da cidade de São Paulo, no Estado de São paulo, poderão acompanhar abaixo informações sobre o IPTU 2020, como consultas, reajustes, descontos, pagamentos e 2 Via.

A Prefeitura Municipal de São Paulo já começou a divulgar nas nos últimos dias todas as regras a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU São Paulo 2018.

IPTU São Paulo
IPTU São Paulo

Os contribuintes que se preocupavam com um aumento acima da média no imposto não terão problemas, pois o IPTU será apenas reajustado de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, referente ao acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses.

Dessa forma, o IPTU 2020 de São Paulo-SP ficará 6,58% mais caro em relação ao último exercício.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, responsável pela cobrança do IPTU, serão entregues mais de 110 mil carnês para pagamento a partir do dia 15 de janeiro. A entrega será realizada pelos Correios.

A previsão é que todos os carnês sejam entregues aos contribuintes em suas residências até o fim do mês de janeiro, já que o primeiro vencimento será no dia 12 de fevereiro.

Assim como em anos anteriores a Prefeitura de São Paulo irá oferecer às suas contribuintes opções de pagamento com descontos.

Quem quitar o IPTU 2020 à vista ou em até duas parcelas terá direito a 30% de desconto sobre o valor total.

O desconto pode ainda ser maior caso o contribuinte não possua débitos referentes a anos anteriores. Nestes casos será concedido mais 10% de desconto sobre o valor do pagamento. Isenção e 2 Via IPTU São Paulo 2020.

Contribuintes que não receberem o carnê pelos Correios ou perderem o carnê recebido poderão emitir facilmente a 2 Via do IPTU São Paulo 2018, pessoalmente ou pela internet.

Para emitir a 2 Via pela internet basta acessar o site oficial da Prefeitura, no endereço http://www.pmsj.sc.gov.br/iptu/.

Pessoalmente será possível emitir uma nova via do documento na Sede da Prefeitura Municipal. Podem requerer isenção do pagamento do IPTU 2020 os seguintes casos:

  • Aposentados, Pensionistas e Beneficiários de auxílio-doença recebendo a mais de um ano;
  • Proprietário de um único imóvel no município;
  • Idade igual ou superior a 60 anos, e que não receba nenhum benefício previdenciário;
  • Renda de até três salários mínimos se casados, viúvos ou vivendo em união estável e um salário mínimo e meio se solteiros, divorciados ou separados.

Para obter maiores informações entre em contato com a Secretaria de Finanças através do portal da cidade ou na Sede da Prefeitura.

Como efetuar o pagamento do IPTU RJ

IPTU Macaé 2020: A Prefeitura Municipal de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, já começou a divulgar as primeiras informações referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2020.

Abaixo os contribuintes da cidade poderão conferir todas essas informações, inclusive sobre reajustes, emissão de 2 Via, consultas e descontos no pagamento.

Apesar de não ter se pronunciado a respeito de aumento no IPTU Macaé 2020 a Prefeitura do município deverá apenas reajustar o imposto de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses, seguindo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, do IBGE.

Porém, para alguns contribuintes o valor do imposto poderá variar bastante em relação ao último ano.

Isto por que a Planta de Valores Genéricos foi reajustada nos últimos meses de 2014 e já deverá ser utilizada como base de cálculo para o IPTU 2020.

O valor devido para pagamento segue o valor venal (de mercado) do imóvel e a Planta de Valores, que indica os preços de todos os imóveis da cidade, não era atualizada desde 2009.

Dessa forma, para alguns o imposto poderá crescer consideravelmente, caso o imóvel tenha sofrido valorização nos últimos anos. Já para outros, em caso de desvalorização, o valor do tributo poderá diminuir.

Não haverá mudanças também nos descontos concedidos. No IPTU RJ 2020 o desconto será de 8% pra quem quitar em Cota Única. São duas datas diferentes. O pagamento online, pela internet, será até o dia 27 de fevereiro. Já o pagamento com o carnê será até o vencimento da primeira parcela, em 31 de março.

Outra opção é o pagamento parcelado do imposto, em até nove vezes, sem direito a descontos. As parcelas vencem em 31 de março, 30 de abril, 29 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto, 30 de setembro, 30 de outubro e 30 de novembro.

Boletos e 2 Via IPTU Macaé 2020:

Os boletos para pagamento serão encaminhados através dos Correios aos endereços cadastrados na Prefeitura Municipal.

Quem preferir imprimir em casa ou tiver problemas no recebimento do boleto poderá emitir a 2 Via do IPTU Macaé 2020 no site oficial da Prefeitura de Macaé, no endereço http://www.macae.rj.gov.br/.

É necessário ter em mãos o número de inscrição do imóvel para realizar a emissão da guia.

Será possível emitir o boleto também na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), que funciona no Centro Administrativo Luiz Osório (antigo Hotel Ouro Negro), situada na Avenida Presidente Sodré, 466, no Centro da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*