Concursos Públicos

Como Superei Minha Dificuldade em Aprender Português para Concurso

junho 12, 2019 in dicas-de-estudo by Pedro Melo

Fala pessoal! Concurseiro Federal com mais um post aqui no blog.

Faz um tempo que não posto, mas é porque tem sido tempos difíceis para quem estuda para concursos públicos.

Como tem sido noticiado nos jornais, a expectativa para os próximos anos é que haja uma redução no número de concursos.

E o Ministro Paulo Guedes tem feito questão de reforçar esse contingenciamento de editais em várias de suas entrevistas.

Mas se você pensa que eu sumi por esse motivo, está enganado. Essas notícias me fizeram focar ainda mais nos meus estudos.

Enquanto muita gente está desanimada e dando uma pausa preparação, eu cheguei à conclusão de que este é o melhor momento para fazer uma preparação de médio a longo prazo.

Depois que os editais voltarem a sair, e mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer, eu quero estar preparado e com um nível de conhecimento muito superior ao dos meus concorrentes que andaram desanimando e deram um tempo nos estudos.

Evolução nos meus estudos

português para concurso

Vou aproveitar este artigo para fazer um balanço dos meus estudos nos últimos meses.

Tenho feito simulados constantemente para avaliar meu nível de conhecimento atual e os resultados têm sido bastantes satisfatórios.

Nas matérias jurídicas tenho conseguido manter um índice de acertos igual ou superior a 90%.

Vale ressaltar que em matérias como Direito Constitucional e Direito Administrativo eu cheguei a gabaritar algumas provas de simulado.

Mas nem tudo são flores!

Enquanto eu estou voando nas matérias de Direito, estou patinando em matérias básicas como Português. E eu tenho consciência de que isso pode fazer a diferença para a minha reprovação.

É que nos concursos jurídicos todo mundo costuma ir bem nas disciplinas jurídicas. Por isso, é importante tirar a diferença em matérias básicas, como língua portuguesa.

Para você ter uma ideia da minha dificuldade, tenho acertado, em média, apenas 70% das questões de Português nos simulados.

Mas parece que eu já encontrei a solução para esse problema.

Como superar as dificuldades com Português para Concursos

flávia rita

Outro dia estava conversando com uma amiga em um curso preparatório e ela me falou sobre a professora Flávia Rita, que dá aulas de Português e Redação em cursos online.

De acordo com essa amiga, essa professora tem uma didática extremamente diferencia que facilita muito o estudo e aprendizado da língua portuguesa.

Eu resolvi dar um voto de confiança e não me arrependi!

Essa professora realmente sabe ensinar Português de forma simples e descomplicada, o que me fez apaixonar por essa matéria.

Veja um depoimento sobre o trabalho dela:

Aos poucos sinto que o meu nível de conhecimento está evoluindo e que em pouco tempo estarei perto dos 90%.

Enfim, fica a dica para você que também tem dificuldades em estudar Português para concursos públicos.

E depois deixa um comentário me dizendo o que você achou das aulas da professora Flávia Rita. É ou não uma boa professora? Quero muito saber a sua opinião.

E se você tiver outro professor preferido em qualquer matéria, deixa a sua recomendação!

Um abraço e até o próximo artigo!

Concurseiro Federal

Como Estudar Português para Concursos

setembro 19, 2018 in sem-categoria by Pedro Melo

Ter que estudar Português para concursos públicos é um desafio para muitos candidatos. É que essa matéria exige o conhecimento de muitas regras de gramática e interpretação de textos.

E como a maioria dos estudantes não teve uma boa base nessa matéria na época da escola, aprender todas as regras gramaticais exigidas nos editais de concursos deixa muitos concurseiros desesperados.

Mas será que há motivos para tanto sofrimento com essa disciplina? Será que existem recursos para facilitar o aprendizado de língua portuguesa?

Sim! A boa notícia é que existem ferramentas que podem tornar o aprendizado mais simples e fácil.

E você vai conhecer duas dessas ferramentas a partir de agora.

1 – Procure a ajuda de um bom professor

professor de portugues para concursos

Contar com a ajuda de um professor, especializado em concursos, e que tenha uma boa didática, é fundamental e faz toda a diferença.

É que um bom professor sabe passar o conteúdo de forma simples e descomplicada. Além disso, ele conhece a fundo cada banca examinadora, sabe o que mais cai em prova, e tem alguns macetes que permitem ao aluno resolver as questões rapidamente.

Um bom exemplo nessa área de língua portuguesa para concursos é o professor Pablo Jamilk, que vem se consagrando como um dos melhores profissionais do país.

Ele desenvolveu um método para ensinar essa matéria de forma bastante didática, tornando o estudo mais prazeroso para o aluno, o que otimiza o aprendizado.

2 – Resolva muitos exercícios

questoes de concurso

Aprender a língua portuguesa para concursos passa muito por treinamento constante.

E quando se fala em treinamento na área de concursos públicos, isso envolve a resolução exaustiva de questões de concursos anteriores.

Somente com a repetição é possível assimilar tantas regras e conhecer a forma como as bancas examinadoras cobram o conteúdo.

Além disso, resolver questões de concurso permite se familiarizar com as pegadinhas das bancas escapar delas na hora da prova.

Conclusão

Sendo assim, não há motivos para desespero. Se você vai fazer um concurso que exige conhecimentos de língua portuguesa, procure a ajuda de um bom professor e não se esqueça de resolver muitas questões.

Isso vai facilitar muito o seu aprendizado e você vai colher os resultados na hora da prova.

Como escolher um curso online para concurso público

abril 10, 2018 in sem-categoria by Pedro Melo

Nos últimos anos surgiram no Brasil vários cursos online preparatórios para concursos públicos.

O crescimento no número de cursos coincidiu com o aumento no número de pessoas que buscam uma vaga no serviço público e precisam de material de qualidade para superar a concorrência.

Contudo, apesar de haver inúmeras opções no mercado, nem todas são de qualidade.

Assim, antes de investir tempo em dinheiro em um curso online para concurso, o candidato deve tomar cuidado e pesquisar para não adquiri rum curso de qualidade duvidosa.

Para ajudar nessa escolha, fiz uma pesquisa e estabeleci alguns critérios que você deve levar em consideração na hora de escolher um curso para concurso.

Vou falar deles a partir de agora. Vamos aos critérios!

1 – Resultados alcançados

aprovacoes

Na hora de escolher um curso online para concursos é altamente recomendável que você vá até o site do curso e verifique o número de aprovações.

Os cursos que tem um grande de número de aprovações fazem questão de divulgar esses números no site e sem dúvidas essa é uma boa referência na hora de escolher um curso.

E quando se fala em resultados alcançados, o Estratégia Concursos é um dos melhores do mercado.

2 – Qualidade do material

materialdeestudosparaconcursos

Os cursos online oferecem material formado apostilas em PDF e alguns também disponibilizam videoaulas para complementar a preparação.

Na hora de escolher um curso o concurseiro deve procurar por material gratuito desse curso para checar a qualidade.

Geralmente, no site do curso é disponibilizado material gratuito para que o aluno experimente.

O candidato deve verificar se o material é completo, com teoria e questões, e também se é didático, com o conteúdo apresentado de forma objetiva e esquematizada.

Também é importante verificar se o material em PDF está atualizado.

Em relação às videoaulas, o aluno deve checar se foram gravadas especificamente para o concurso de interesse ou se são aulas gerais, que servem para qualquer concurso.

Nesses casos, sempre deve dar preferência para videoaulas específicas, gravadas para determinado concurso.

Na área de videoaulas o Gran Cursos Online é bem conceituado no mercado.

3 – Qualidade dos professores

Outro fator importante é a qualidade dos professores. Antes de comprar um curso o concurseiro deve checar o currículo dos profissionais e deve dar preferência para professores com experiência em preparação para concursos e que já foram aprovados em grandes certames.

4 – Garantia de satisfação

Por fim, vale ressaltar que alguns cursos oferecem garantia de satisfação ou o dinheiro de volta.

E esse é um diferencial que deve ser levado em conta na hora de escolher um curso.

Se o curso oferecer essa garantia, o candidato poderá pedir a devolução de todo o valor pago caso não fique satisfeito com a qualidade do conteúdo oferecido.

Conclusão

São muitas opções no mercado e vale a pena pesquisar e se informar antes de comprar. O candidato não deve ser precipitado e investir sem tomar os cuidados necessários.

E seguindo os critérios aqui listados o concurseiro terá chances maiores de fazer uma boa compra.

Você tem mais alguma dica? Deixe um comentário!

Rateio de cursos para concursos vale a pena?

março 26, 2018 in sem-categoria by Pedro Melo

Você já comprou ou está pensando em comprar cursos online para concursos públicos por meio de rateios?

Os chamados rateios estão sendo cada vez mais procurados por concurseiros interessados em adquirir cursos de qualidade a um custo mais acessível.

Mas será que vale a pena participar de rateios? Quais são os riscos para o concurseiro participante?  Veja todas as respostas neste artigo.

O que são rateios para concursos?

Rateio para concursos ocorre quando uma pessoa compra um curso online no formato PDF ou videoaulas no site oficial do curso e passa a revendê-lo a terceiros a um custo menor e  sem a autorização do autor.

Essa tem sido a alternativa encontrada por concurseiros que querem adquirir bons materiais a custos mais acessíveis.

Rateio para concursos é vale a pena?

Mas será rateio para concursos vale a pena?

O grande perigo desses rateios é que seus organizadores não são confiáveis e muitas vezes sequer é possível identificá-los.

Assim, se você participar de um rateio de organizador não disponibilizar todo o material ou disponibilizar material desatualizado.

E o pior é que você não terá nem com quem reclamar.

Por esses motivos é que rateio não vale a pena.

Rateio é crime?

rateio concursos crime

Por pura falta de informações poucos concurseiros sabem que organizar rateios de cursos para concursos é crime de pirataria. Está previsto no artigo 184 do Código Penal (violação e direito autoral).

Essa conduta é ilícita na medida em que seus organizadores comercializam os cursos sem autorização prévia dos autores, que são detentores de direitos autorais.

Recentemente, foi noticiado na mídia a prisão de integrantes do site Concurseiros Unidos, um dos grandes nessa área de rateios, acusados de lucrarem R$ 7 milhões com a venda ilícita de cursos para concursos.

Por outro lado, também é preciso ressaltar que o participante do rateio pode responder por receptação, crime previsto no artigo 180 do Código Penal, que tipifica a conduta de adquirir coisa que sabe ser produto de crime.

Além disso, há o risco para o concurseiro e ser eliminado do concurso dos sonhos na fase de investigação social por ter sua vida pregressa considerada reprovável sob o aspecto ético e moral.

Conclusão: rateio de cursos para concursos vale a pena?

Não! Não vale a pena diante dos riscos envolvidos.

Ao participar de um rateio você consegue ter acesso a cursos de qualidade a um custo mais acessível, mas fica exposto a diversos riscos.

É um barato que pode sair muito caro e custar até mesmo a eliminação no concurso depois de anos de estudo.

Dessa forma, não vale a pena participar de rateios e o ideal é adquirir cursos originais nos sites oficiais.

Atualmente existem diversos cursos com ótimo custo-benefício. Você pode conferir uma lista no ranking dos melhores cursos online para concursos.

Então é isso!

Um abraço do amigo Concurseiro Federal e até o próximo artigo.

Kalebe Dionísio: Um Concurseiro de Sucesso!

janeiro 29, 2018 in sem-categoria by Pedro Melo

Olá pessoal!

Hoje eu estava fazendo uma pesquisa no Google sobre técnicas de estudo para concursos públicos de tribunais.

Para minha surpresa me deparei com a história de um jovem que conseguiu ser aprovado e nomeado em 10 concursos federais com apenas 22 anos.

O nome dele é Kalebe Dionísio. Ele foi aprovado em diversos tribunais, e como essa é a minha área de estudo, resolvi pesquisar um pouco mais sobre a sua história e o método que ele desenvolveu.

Sobre o Kalebe Dionísio

sobre o kalebe dionísio

O jovem Kalebe Dionísio começou a se preparar para concursos públicos com 17 anos de idade.

Como acontece com todo concurseiro, teve muitas dificuldades no início e acabou amargando algumas reprovações.

Contudo, ele permaneceu estudando com disciplina e determinação, até que veio a primeira aprovação, no concurso do Ministério da Saúde para o cargo de agente administrativo.

Depois disso ele não parou mais! Ele seguiu tendo bons resultados até que alcançou o título de recordista brasileiro de nomeações em concursos federais.

Veja algumas aprovações que ele conquistou:

  • Supremo Tribunal Federal – Técnico Judiciário
  • TRT de Alagoas – Técnico Judiciário
  • Concurso INSS – Técnico do Seguro Social
  • TRE de Pernambuco – Técnico Judiciário
  • MPU – Analista Administrativo
  • TRE do Rio Grande do Norte – Analista Judiciário
  • TRT do Rio Grande do Sul – Oficial de Justiça Avaliador Federal
  • TRT do Mato Grosso – Oficial de Justiça Avaliador Federal
  • TRT de Pernambuco – Oficial de Justiça Avaliador Federal

Método de estudo

Depois de conseguir tantas aprovações em concursos extremamente concorridos, passou a ser procurado por diversos concurseiros em busca de dicas de estudo.

Todos queriam saber qual era o método de estudo utilizado por aquele garoto que fazia tanto sucesso.

Foi então que ele decidiu criar um curso online com o objetivo de compartilhar com concurseiros de todo o país as técnicas de estudo que utilizou.

Assim, criou o curso Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano (saiba mais) e já alcançou mais de 40 mil alunos, tornando-se uma das maiores autoridades do país nessa área.

Conclusão

O fato é que a história do Kalebe Dionísio serve para mostrar que qualquer um, de qualquer idade, tem plenas condições de passar em concurso público.

Mas para isso é preciso persistir e continuar estudando, mesmo se tiver reprovações no início.

Uma hora a aprovação chega para aqueles que não desistem!

Atividade do Blog