O Semussum Brasil é um projeto de montagem de um estúdio itinerante para gravação de uma coletânea de músicas da cultura popular de matriz africana e indígena nas cinco regiões do Brasil, em parceria com a rede Mocambos. A parceria proposta foi entre os Pontos de Cultura Coco da Umbigada e Afrosul Odomode no projeto Interações Estéticas, que teve sua primeira etapa neste mês de março, entre os dias 14/03 e 21/03/2010, na sua maior parte no Ponto de Cultura Odomode, em Porto Alegre.

Foram realizadas gravações de áudio com músicos do Afrosul, Zuando Som e outros  artistas da rede. Para  alguns dos participantes, que estão  gravando pela primeira vez, o processo se apresenta como uma grande alternativa, já que possibilita o registro e a difusão de suas composições. Com aproximadamente seis horas de áudio gravadas, além do registro de vídeo e fotográfico, esse repertório integrará uma coletânea que reúne artistas de várias regiões do Brasil.

O Zuando Som Histórias Cantadas gravou uma de suas músicas do projeto, a canção “Toda Cor”, criada a partir das histórias trazidas pelo Mestre Paraqueda. com a participação dele, Mestre Zé do Rio e músicos do Odomode. Estamos na expectativa de escutar a gravação que será editada pelo Semusum, e que comporá a sua coletãnia e o Cd do projeto Zuando Som Histórias Cantadas.