por Rodrigo Apolinário:

As canções criadas a partir das histórias dos(as) Mestres Griôs, serão difunfidas às crianças nas atividades de musicalização infantil, revelando os contextos culturais trazidos pelos(as) Mestres. Os lugares onde ocorrerão a musicalização, são em instituições sócioculturais como os Pontos de Cultura (com projetos de Pontinho de Cultura), Projeto Casa Brasil e escolas públicas, ambos do estado do RS.

Sobre Musicalização Infantil

A musicalização infantil é trabalhada e difundida pelos educadores musicais, seguindo o preceito de que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser, pelo contato e exploração de sons, ritmos e melodias.

No projeto Zuando Som Histórias Cantadas,  o que estará evidente são as letras das canções – enriquecidas por aqueles elementos antes citados – que despertarão na criança o gosto pela música.  Com isso, a interação ocorre pelas palavras e  movimentos. Chamamos isso de Musicalização Literária.

Confira como acontece essa metodologia no Projeto de Músicas Infantis Zuando Som, que deu origem ao projeto Zuando Som – Histórias Cantadas.

Mais:

– Gravação das Músicas

– Confecção do Livro-Cd

– Distribuição do Livro-Cd

Explorar som, ritmo e movimento significa descoberta e vivência, pela criança