Prêmio Tuxáua Cultura Viva – Ministério da Cultura

Projeto – Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs.

O Projeto Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs,  irá integrar Ação Griô com Projetos Ludicidade/Pontinhos de Cultura realizando atividades de musicalização infantil. O objetivo é disseminar a cultura da infância dos Mestres Griôs através da criação de músicas infantis.  Com duração de 10 meses, o projeto terá inicialmente um trabalho de vivência com cinco Mestres Griôs do estado do RS para verificar as histórias de suas infâncias e, dali, através de reinterpretações, resgatar situações importantes para criar músicas infantis. Esses Mestres são da tradição oral, que repassam seus conhecimentos e de seus antepassados através da contação de suas histórias, e por todo o tipo de arte e manifestação cultural.

Na segunda etapa do projeto, as músicas que foram criadas serão utilizadas em oficinas de musicalização infantil com as crianças da Casa Brasil e de mais dois Pontos de Cultura de Porto Alegre com atividades de Pontinho de Cultura, além de algumas escolas públicas do Estado. Nesse trabalho de musicalização as crianças terão o conhecimento de situações da infância dos Mestres Griôs  do projeto, bem como as suas relações sociais e culturais na fase do brincar, trazendo “novas” culturas – cultura popular -, frente às impostas pelas grandes mídias atuais.

Após essas oficinas, serão confeccionados 150 livros/Cd com as histórias e músicas do projeto, tendo como ilustrações os desenhos que as crianças fizeram das músicas nas oficinas anteriores. Os livros/Cds serão distribuídos ás entidades participantes do projeto e Pontos de Cultura da região para serem utilizadas como recurso cultural/educativo que disseminem a cultura dos Mestres Griôs.