IMG_0216Na última quinta-feira dia 3/9 a Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), através de seu DiretorRedes Antônio Silveira, esteve presente no município de Pinheiro Machado para realizar a entrega de equipamentos e dar início ao processo de acompanhamento dos projetos buscando potencializar a continuidade das ações culturais nas comunidades.

 

Nos próximos meses a DAC através das equipes de seus projetos Pontão de Cultura Geribanda e Incubadora Cultura Viva, formada por discentes e servidores da FURG, dá início a uma circulação nos 16 Pontos de Cultura de sua rede que estão localizados em 13 municípios da Região Sul e Centro-Sul do Rio Grande do Sul.

A inserção busca estabelecer agenda colaborativa, assessoria administrativo-cultural e diagnóstico de oportunidades para desenvolver aIMG_0208ções de sustentabilidade dos projetos com base na economia viva e criativa.

O Cultura Viva desde o ano de 2014 tornou-se através da Lei 13.018/2014 uma das principais políticas culturais na América Latina que buscam desenvolver ações culturais de base-comunitária.

 

A FURG possui um importante protagonismo nesse processo por ser gestora da primeira Rede de Pontos de Cultura de uma universidade e a primeira a possuir uma Incubadora Cultural de Base-Comunitária na América Latina.

São mais de 4 (quatro) milhões investidos pelo Governo Federal que a DAC gerencia e realiza suporte ao desenvolvimento das ações dos pontos.

Até o final do ano se totalizam mais de 1 (um) milhão em equipamentos como computadores, câmeras e instrumentos musicais que estão sendo repassados aos pontos para desenvolver suas atividades

IMG_0215

Mais informações de como contribuir para o desenvolvimento de ações nas comunidades através dos email incubadoraculturaviva@furg.br ou pontosdecultura@furg.br