Divulgada lista dos selecionados para viagens em fevereiro

A Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura (MinC), divulgou, nesta terça-feira (3), a lista final dos selecionados no Edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbios que receberão apoio para viagens em Fevereiro.
O edital integra o Programa Conexão Cultura Brasil, que tem como objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios, culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) no Brasil e no exterior.
Os selecionados receberão a convocação com as informações por email e terão cinco dias úteis, após o recebimento, para enviar a documentação necessária.
Contato: 
Sobre o Conexão Cultura Brasil #intercâmbios
O edital, lançado no dia 31 de julho de 2014, conta com recursos totais de R$ 4 milhões do Ministério da Cultura. Com esse montante, a expectativa é a de que cerca de 400 brasileiros recebam ajuda de custo para participar de eventos culturais, artísticos e de negócios, além de festivais e cursos, entre novembro de 2014 e março de 2015.

Conheça os selecionados que irão viajar em janeiro de 2015!

A Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura, divulgou, nessa sexta-feira (26/12), a lista final dos selecionados no Edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbios que receberão apoio para viagens em Janeiro.
O edital integra o Programa Conexão Cultura Brasil, que tem como objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) no Brasil e no exterior.
Os selecionados receberão a convocação com as informações por email e terão cinco dias úteis, após o recebimento, para entregar a documentação necessária.
Contato: culturabrasilintercâmbios@cultura.gov.br ou por meio do telefone (61) 2024-2773.
Confira:

Continue lendo

Estágio na Biblioteca Britânica

Você é um apaixonado pela obra de Shakespeare e fala inglês com fluência? Gostaria de passar de dois a três meses em Londres, na Inglaterra, trabalhando em uma das maiores bibliotecas do mundo, a British Library? Caso sim, esta é uma oportunidade única para você!

A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com o British Council, viabilizou uma vaga de estágio profissional para brasileiros por meio do programa Conexão Cultura Brasil #intercâmbios. Os interessados têm até o dia 7 de novembro para se inscreverem no edital e no British Council para pleitear a vaga.

O estágio será na British Library, que fica no coração de Londres, próximo a outros importantes pontos turísticos da capital inglesa. Com um acervo de mais de 150 milhões de itens, dentre jornais, mapas, selos, partituras, manuscritos e, claro, livros, a biblioteca conta ainda com um espaço para leitura capaz de abrigar mil e duzentos (1200) leitores.

O selecionado irá trabalhar com a equipe da biblioteca na preparação de uma grande exibição sobre a vida e a obra de William Shakespeare, que acontecerá em 2016, quando completam 400 anos de sua morte. Dentre as atividades do estágio profissional está a pesquisa no acervo da British Library para a construção, junto aos curadores da exposição, de narrativas e materiais de interpretação da exposição.

Quantidade de Bolsas: 1

Início: Fevereiro de 2015

Duração: 2 a 3 meses

Idioma: Inglês (avançado)

Mais informações no British Council  | Site da biblioteca britânica

Residência no Chapter

O Chapter é um hub cultural que converge a curadoria e apresentação de um programa de artes de alta qualidade com uma atividade social junto a sua comunidade. Seu spaço consiste de 2 salas de cinema, 2 anfiteatros, galeria, 5 salas de reunião, 2 estúdios de dança, um café, espaço social e um jardim comunitário. Atualmente há 32 artistas ou companhias que ocupam o espaço que é uma antiga escola vitoriana. O espaço foi ressignificado por 6 artistas plásticos em 1971, que desejavam um espaço para criar e apresentar seus trabalhos. Desde então permaneceu como um espaço em que os artistas locais se encontram, criam juntos, trocam experiências e se apresentam.

Residência de duas semanas no hub criativo Chapter, em Cardiff, no País de Gales, voltado à programação artística como foco em filme, cinema, plataformas digitais e e artes visuais.

O objetivo da residência será conhecer a fundo as atividades do Chapter e estabelecer conexões com o hub criativo no Brasil do qual o candidato deve fazer parte, com vistas à criação de uma relação de cooperação de longo prazo entre as duas organizações.

Quantidade de Vagas: 01

Início: Janeiro a Março de 2015

Duração: 2 semanas

Idioma: Inglês (intermediário)

Mais informações do British Council | Site da instituição

Residência no Makerversity

A Makerversity é uma organização de prática e aprendizado localizada no centro de Londres. Funciona como uma organização de membros que somam 150 indivíduos e instituições, constituindo-se como uma comunidade criativa de fazedores, com foco particular em práticas emergentes. Dentre elas em especail setores como a manufatura digital, arte interativa, ciência e tecnologia, customização em massa e arquitetura. A Makerversity fornece acesso a um grande número de ferramentas de fabricação digital e prototipação, além de ser espaço de workshops e espaços para construção de dispositivos. Com isso, desenvolve um programas inovadores de aprendizagem para jovens de Londres, oferecendo também oportunidades de carreria em indústrias criativas do Reino Unido.

Residência de duas semanas no hub criativo Makerversity, em Londres, na Inglaterra, que agrupa cerca de 150 indivíduos e organizações em torno da cultura maker, com foco especial em práticas de inovação nas áreas de manufatura digital, arte interativa, ciência material, customização de massa e arquitetura.

O objetivo da residência será conhecer a fundo as atividades do Makerversity e estabelecer conexões com o hub criativo no Brasil do qual o candidato deve fazer parte, com vistas à criação de uma relação de cooperação de longo prazo entre as duas organizações.

Quantidade de Vagas: 01

Início: Janeiro a Março de 2015

Duração: 2 semanas

Idioma: Inglês (intermediário)

Mais informações do British Council | Site da instituição

Residência no CCA

Residência de duas semanas no CCA, que atua como um hub criativo em Glasgow, na Escócia, oferecendo exposições, sessões de cinema, shows, performances e outras oportunidades para participar de atividades artísticas.

O CCA opera a partir de modelos de gestão inovadores e colaborativos que envolvem as 16 organizações que atuam e estão baseadas no centro. O objetivo da residência será conhecer a fundo as atividades do CCA e estabelecer conexões com o hub criativo no Brasil do qual o candidato deve fazer parte, com vistas à criação de uma relação de cooperação de longo prazo entre as duas organizações.

Quantidade de Vagas: 01

Início: Janeiro a Março de 2015

Duração: 2 semanas

Idioma: Inglês (intermediário)

Mais informações e inscrições no British Council | Site do CCA

MBA em Economia Criativa e Cidades

A Universidade Candido Mendes por meio da Associação Brasileira de Gestão Cultural oferece bolsas de estudos para módulos do MBA em Economia Criativa e Cidades, primeira pós-graduação no campo no Brasil, que apresenta uma estrutura inovadora. O módulo 1 aborda conceitos e experiências estruturantes sobre criatividade, valor e desenvolvimento, enquanto o módulo 2 abrange a interface entre temáticas, com foco na inovação e ressignificação no contexto teórico e prático.

Quantidade de Bolsas: 05

Natureza das Bolsas: Integral

Início: Janeiro de 2015 (módulo 1) e  Março de 2015 (módulo 2)

Duração: 4 semanas (módulo 1) e 10 semanas (módulo 2)

Idioma: Português

Contato: pecs (arroba) candidomesndes.edu.br | Site

Mais Informações |Saiba mais sobre a Universidade Cândido Mendes

Introdução à Música Jazz no Conservatório de Amsterdam

Estudos em música jazz que se adptam às habilidades e interesses do estudante, sendo que esse processo encaminha o aluno, caso deseije, para desenvolver a formação de longo prazo na instituição.

Quantidade de Bolsas: 01

Natureza das Bolsas: Integral

Início: Janeiro a Março de 2015

Duração: 4 a 12 semanas

Idioma: Inglês

Contato: cva-studadmin (arroba) ahk.nl | Site

Mais Informações | Outras oportunidades no Conservatório de Amsterdam

Introdução à Música Clássica no Conservatório de Amsterdam

Estudos em música clássica que se adptam às habilidades e interesses do estudante, sendo que esse processo encaminha o aluno, caso deseije, para desenvolver a formação de longo prazo na instituição.

Quantidade de Bolsas: 01

Natureza das Bolsas: Integral

Início: Janeiro a Março de 2015

Duração: 4 a 12 semanas

Idioma: Inglês

Contato: cva-studadmin (arroba) ahk.nl | Site

Mais Informações | Outras oportunidades no Conservatório de Amsterdam

Estágio no Creativeworks London

Investigação em direitos digitais para a criatividade, objetivando estabelecer comunidades voltadas à inovação e investigar sobre as interface entre atividades criativas e dinâmicas de inovação.

Quantidade de Vagas: 02

Início: Janeiro a Março de 2015

Duração: 12 a 36 semanas

Idioma: Inglês (intermediário)

Mais Informações | Saiba mais sobre o Creativeworks London