Imprimir Página

Minicursos

Os seguintes minicursos serão ministrados durante o Simpósio:

 

ESCALAS MOTORAS

(Fabrício Bruno Cardoso – CENSUPEG e UFRJ)

O curso de escalas motoras para a a terceira idade oferecerá aos seus participantes  uma descrição clara e concisa das principais escalas existentes para avaliar o desempenho motor da terceira idade, que sejam reconhecidamente testadas e validadas para uso no Brasil, com intuito de identificação de alterações neuromotoras dos indivíduos nessa faixa etária.

Para que o descrito anteriormente seja atendido a dinâmica do curso será totalmente prática através da apresentação e execução de um conjunto de provas muito diversificadas (triagens e avaliações) conduzindo a uma exploração minuciosa de diferentes áreas do desenvolvimento motor.

Professor: Fabrício Bruno Cardoso possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002) e mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007) e cursa doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos – LIEENP da Faculdade CENSUPEG -São Fidélis/R, e professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • EFEITOS DA PRÁTICA DE YOGA E MEDITAÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL – EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

(Rui Afonso – Instituto do Cérebro – SP)

Neste minicurso serão abordados os conceitos das práticas contemplativas (Yoga e meditação); contextualização das práticas contemplativas; a importância da meditação para o homem moderno; práticas contemplativas e estresse; Yoga/meditação e sistema nervoso autônomo; algumas pesquisas sobre Yoga e meditação. O curso terá uma parte expositiva e uma prática meditativa.

  • SISTEMA DE APOIO A DECISÃO PARA DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS ASSOCIADAS AO ENVELHECIMENTO

(Flávio Luiz Seixas – UFF)

O envelhecimento da população mundial é um fenômeno recente, com significativos impactos sociais, e que representa um desafio à sustentabilidade econômica dos sistemas de saúde. Ao mesmo tempo, tecnologias em saúde estão sendo desenvolvidas para melhorar a eficiência dos serviços de saúde, e proporcionar melhor qualidade de vida e segurança aos pacientes. E uma importante tecnologia em saúde são os sistemas de informação. Considerado como uma classe de sistema de informação, os sistemas de suporte a decisão clínica são sistemas computacionais projetados para auxiliar o médico ou profissional da saúde na tomada de decisão, durante o atendimento ao paciente, dado os seus registros de saúde. Dentre as aplicações de sistemas de suporte a decisão, destacam-se: disparo de lembretes e alertas durante a prescrição médica, avaliação da dosagem de medicamentos administrados no paciente, ferramenta de suporte as diretrizes clínicas, exibição de informações relevantes ao diagnóstico clínico do paciente. Este tutorial tem por objetivo mostrar os desafios e aspectos mais relevantes quanto a construção de sistemas de apoio a decisão para saúde, e apresentar um exemplo de sistema de apoio a decisão projetado para o diagnóstico de Demência e transtornos mentais relacionados. Com o envelhecimento da população, a Demência e seus subtipos, dentre eles, a Doença de Alzheimer, representa uma preocupação crescente aos sistemas de saúde, devido ao seu alto impacto sócio-econômico, e a sua alta prevalência entre os idosos. Ao final, espera-se que os alunos e participantes experimentem as etapas de desenvolvimento de um sistema de apoio a decisão, tornando-se mais acessível e perceptível os benefícios desta importante tecnologia em saúde.

Professor: Flávio Luiz Seixas é professor do Instituto de Computação, da Universidade Federal Fluminense. Possui doutorado em Ciência da Computação (2012), mestrado em Engenharia de Telecomunicações (2007), ambos pela UFF, e graduação em Engenharia Elétrica (1998), pelo CEFET-PR. Em 2013, a sua tese intitulada “Sistema de Apoio à Decisão para o Diagnóstico de Demência, Doença de Alzheimer e Transtorno Cognitivo Leve” recebeu menção honrosa pelo Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS.

  • A PLASTICIDADE DO ENVELHECIMENTO

(Prof. Dr, Claudio Serfaty – UFF)

O curso “A plasticidade do envelhecimento” visa discutir os diferentes fenômenos relacionados aos processos do desenvolvimento do sistema nervoso central focando nas sinapses e construção de circuitos centrais e como se dá o envelhecimento do cérebro dentro de seus períodos críticos do desenvolvimento.

Professor: Claudio Alberto Serfaty possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Oxford (1989). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense, chefe do Laboratório de Plasticidade Neural e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFF. Atua em projetos de pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Neurociências, Neuroquímica e Nutrição Experimental com ênfase no Desenvolvimento e Plasticidade do Sistema Nervoso Central e seus períodos críticos.

Os minicursos ocorrerão durante o evento e precisam de inscrição específica, não incluída na inscrição geral.

 

FacebookTwitterPinterestLinkedInPrintCompartilhar

Link permanente para este artigo: http://culturadigital.br/isbn/minicursos/

Pular para a barra de ferramentas