Imagem fez parte da exposição Negra Cor, fruto da ocupação #Interligados, de Petrolina (PE). Foto: Camila Rodrigues.

ONU Habitat reconhece o LabCEUs como solução urbana

Há alguns meses atrás nós atendemos a um convite da ONU-Habitat para apresentar uma proposta de solução urbana para a campanha urbana mundial The City We Need (A Cidade que Precisamos). Soluções urbanas são consideradas iniciativas, práticas, políticas, leis e modelos que dialogam com os desafios urbanos e representam respostas efetivas para alcançar esse almejado modelo de cidade.

O LabCEUs – Laboratórios de Cidades Sensitivas, desenvolvido através do INCITI/UFPE em parceria com o Ministério da Cultura, foi uma das iniciativas aceitas pelo programa internacional e constitui, junto com outros 100 projetos, uma rica base de ferramentas de interesse para a implementação da Nova Agenda Urbana, que será elaborada em Quito, no Equador, em outubro deste ano, durante a Habitat III – Conferência das Nações Unidas para Habitação e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto foi incluído na categoria Tecnologias, que de acordo com o órgão internacional, derivam do entendimento que estas são mais do que dispositivos ou aplicativos, e sim iniciativas que emergem da inteligência social coletiva. “Abordagens de cima para baixo ou orientadas pela oferta não alcançarão resultados necessários para atingir mudanças duradouras. A base das tecnologias que irão melhorar as condições e a qualidade de vida encontra-se em identificações apropriadas do que as pessoas precisam e o envolvimento delas com processos de mudança. Inovações fazem as cidades mais inteligentes não porque são mais inteligentes, mas porque envolvem a criatividade das comunidades” (traduzido livremente do post da ONU-Habitat).

O texto em inglês sobre o LabCEUs, enquanto solução urbana, na íntegra, está disponível aqui.

Para conhecer mais sobre o programa, basta dar uma investigada nesse blog.

Segunda chamada – Ao mesmo tempo em que divulgou a publicação destas Urban Solutions, a ONU-Habitat lançou uma nova chamada para os interessados em apresentar novas propostas de soluções urbanas nas categorias ”Governance and Partnerships”, ”Planning and Design”, ”Finance”, ”Land, Housing and Services”, ”Environment”, ”Health and Safety”, ”Economy and Livelihoods”, ”Education”, ”Technology” and ”Monitoring and Evaluation”. A inscrição pode ser feita até o dia 30 de junho. Para mais informações, acesse: http://www.worldurbancampaign.org/node/add/urban-solution.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*