Sim, fizemos uma arma. Polêmico, não?!

Uma lâmina que se atira. A nossa é de plástico.
SHURIKEN:

  • Shu – mão
  • Ri – costas, no meio de, avesso, palma, atrás;
  • Ken – sabre, espada, lâmina

Está na cultura Ninja há centenas de anos. E no imaginário (porque não dizer no universo lúdico?!) de todos os participantes deste LabCEU.
Interessante, não?!

A sugestão de fabricarmos uma – através de buscas em comunidades na internet, desenhos à mão e utilizando recursos de softwares e hardwares livres – veio de um dos meninos do Lab. E todos os outros concordaram imediatamente, sabendo exatamente o que significa essa palavra japonesa. Então, por que não?

Por aqui, coletivamente, nos questionamos sobre se a segurança no uso da impressão 3D se encerra em “permitir ou não” que ela chegue em nossas mãos.

Será que termos leis mais rígidas, que proíbam a fabricação de armas em casa, “resolve”? Ou seria como tentar agarrar água?

Será que dependemos de leis, ou de políticas governamentais (e até industriais, comerciais) para atentar sobre como ser responsáveis ou conscientes diante do acesso à qualquer novo poder?

A tecnologia que é perigosa ou nossa postura diante dela?
A faca de cozinha é uma tecnologia, seu serrilhado permite cortar coisas. Será que deveríamos abrir mão de sua aplicação por seu potencial perigoso?
8_20150522_164006Este é um pequeno registro de como materializamos juntos, do COMEÇO AO FIM, uma “shuriken”.

O processo foi coletivo, mas acordamos juntos que ela seria presenteada a um dos meninos, o James, que acompanhou profundamente todo o processo. A mãe dele veio buscá-lo. Ele contou para ela como todos ajudaram a fazer seu novo brinquedo e prometeu, na frente dela e de todos nós, que nunca machucaria ninguém com ele.

Todos os arquivos envolvidos estão disponibilizados aqui.