abr 19

Magalhães Barata 30 anos, ensinando e aprendendo uma história de cidadania e respeito.

A fé que professamos nos faz crer que a base de nossa existência é a Rocha que é Cristo Jesus. E todo estabelecimento educacional, embora em sua pluralidade, seja composto por pessoas de doutrinas diferentes, temos a mesma fé que existe um Deus que se fez sacrifício por nós para nos garantir a salvação, ou, vida eterna. E durante o ano letivo, o aniversário da escola vem proporcionar aos alunos não somente aprendizagem de conteúdo programático, mas   a experiência e a participação neste momento de espiritualidade, alegria e conhecimento sobre a Palavra de Deus, por mais um aniversário da Escola Magalhães Barata.

1

                Gestora dando boas vindas.

2

                             Culto Ecumênico

3

                         Dirigentes da Palavra.

5

          Peças Teatral – Alunos do 7º ao 9º anos

7

                  Alunos participando da Peça Teatral

8

                               Peça Teatral

Com o objetivo de oportunizar à comunidade escolar para estreitar os laços de integração e valorização dos 30 anos de história na formação integral dos educandos e leva – lós a refletirem sobre a conservação do patrimônio público e, também sobre o  verdadeiro significado da Semana Santa.

Portanto, a proposta do referido projeto é desenvolver um trabalho pautando-se no significado sobre a Semana Santa e a valorização da escola como um bem público. Ás oito horas da manhã nas dependências da escola Magalhães Barata, sendo este momento festivo desenvolvido com a participação de toda a comunidade.

A dinâmica do desenvolvimento do projeto está discriminada nas metodologias a seguir. E compreende a participação de toda a família escolar: docentes, discentes, técnicos, pais e comunidade em geral.

O Projeto foi desenvolvido nos dia 12 e 13 de abril de 2017 na área da escola Magalhães Barata, através de uma programação cultural e religiosa. Sendo no dia 12 quarta feira a programação cultural que estará voltada para apresentações culturais e artísticas como: Palestra sobre a importância da conservação do Patrimônio público escolar; Produção de acrósticos; jogral; dança e apresentação de musical de flauta doce. E homenagens às professoras: Doraci e Marlene. Em seguida será cantado parabéns e será servido um lanche especial. No dia 13, a programação religiosa contará com a celebração ecumênica.

abr 18

Projeto “Rádio na Escola”.

O Projeto Rádio Escolar acontecerá na Escola nesse ano de 2017 com muitas novidades, entre elas serão: Teremos a programação da Rádio nas segundas e quartas-feiras de cada mês.Com o objetivo de aumentar a integração com a comunidade e divulgar informações sobre a escola e atividades de professores e alunos. O Projeto se desenvolverá por etapas, com fim de acompanhar o cotidiano escolar sendo:

1

      Elaboração da Programação para a Rádio Escolar.

1ª ETAPA –  Definição das diretrizes – Organizar  reunião com a equipe gestora e com os professores para discutir a iniciativa, obter o apoio de todos e decidir pontos importantes, como: para qual público o projeto se destina? Os programas serão transmitidos apenas internamente, por meio do sistema de som da escola ou também no site ou blog da escola? Nesse caso, é possível atingir a comunidade escolar e a externa.

2

                Roteiro da Programação da Rádio.

2ª ETAPA:  Levantamento de infraestrutura – É possível utilizar equipamentos de que a escola já dispõe – como caixas de som, computador e microfone. Teremos uma sala específica para esta atividade? Como sugestão o Laboratório de Informática será o local que ficará os equipamentos da Rádio.

3ª ETAPA: Equipe de Conteúdos –Convidar todos para participar do projeto, porém a adesão deve ser opcional. Providenciar autorização para os pais por escrito para que os filhos (alunos) possam comparecer à escola no contraturno.

3

                    Elaboração do Roteiro da Rádio.

4ª ETAPA: Divulgação –É importante manter a regularidade das transmissões para fazer uma divulgação efetiva da iniciativa. Para isso, utilizaremos as reuniões e os eventos da escola, a imprensa local e o mural da escola.

Avaliação
Com o professor responsável, faremos periodicamente um balanço do desempenho dos alunos. Observaremos se eles desenvolveram habilidades em pesquisa, produção de texto para radioleitura e trabalho em equipe.

Para contribuir nas atividades do Projeto Rádio Escolar tivemos a oportunidade de participarmos da elaboração da Programação de Rádio com o Palestrante Carlos Joseff da Rádio Rural de Santarém.

4

                 Socialização do Roteiro.

abr 18

Palestra com os Pais.

Para acompanhar o desenvolvimento do mundo em que vivemos as instituições de ensino precisam ter ações inovadoras para que os discentes usem os recursos digitais e tecnológicos  com responsabilidades, para que não se torne mas um desafios junto a Educação.

1

Palestrante Glauber – Ronda Escolar

2

Pensamento de Autor.

3

Palestra com os Pais.

  As novas tecnologias digitais criaram uma nova forma de aprendizado. As crianças e jovens participam mais da criação e do compartilhamento de conteúdo, mudando totalmente a forma de se comunicarem, interagirem e aprenderem. Com esse pensamento a Escola Magalhães Barata preocupada com o desenvolvimento do Ensino Aprendizagem e a forma como as interferências das má companhias outros aspectos como drogas, violências,… acabam afastando as crianças e adolescente dos seu valores, que muitas vezes não são trabalhados pela família hoje em dia.

Dessa forma, a escola busca parcerias para ajudá-las  no convívio familiar, no  desempenho de suas responsabilidade como família, oportunizando palestras  e Roda de Conversas com a Ronda Escolar, Conselho Tutelar, Ministério Público, … que são órgãos que vem contribuindo com esclarecimentos e incentivando as famílias estarem mas presentes na educação e companhias de seus filhos, já que é de sua responsabilidade  e dever.

abr 18

Reunião com os Pais ou Responsáveis.

A reunião de pais ou responsáveis é o espaço para explicar a importância e a validade do trabalho que é feito na escola. Contudo, muitas vezes, nas reuniões dá-se ênfase aos informes ou, a necessidade do acompanhamento dos pais. Não podemos nos esquecer de que a parte mais importante é a explicação de trabalho educativo e, até, a discussão de temas pertinentes a cada grupo, como por exemplo, o namoro, drogas, uso da internet(redes sociais) entre outros assuntos.

1

              Momentos de Boas Vindas da Reunião.

A reunião precisa satisfazer as expectativas e necessidades dos participantes de reconhecimento, liberdade de expressão, de compreensão e de contato. Dessa forma, ouvindo as opiniões dos pais e exemplificar as situações provocará nos participantes uma Identificação e um sentimento de segurança;

2

                        Reunião de Pais.

 “Os pais têm direito de saber qual é a linha pedagógica adotada”, o que foi fundamental na mesma, onde as coordenadoras pedagógicas puderam explicar um pouco sobre a Tendência Progressista “Crítico-Social dos Conteúdos”, com instrumento fundamental nos direcionamentos, concretizando a atuação da escola na preparação do aluno para o mundo e suas contradições, fornecendo lhe um instrumento, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização.

Como em muitas escolas públicas, a primeira parte da reunião na Escola Magalhães Barata é para todos os pais. Em 2017, entre os assuntos debatidos estavam a proibição de celulares ligados em classe e o uso do uniforme, a participação dos pais, termo de responsabilidade

3

                 Fala da Direção – Reunião de Pais

4

                            Pais dos Alunos.

5

            Pedagoga Alciane Diniz – Reunião de Pais

  entre outros. Depois dessa discussão, os pais são encaminhados para grupos diversos, de acordo com a série dos filhos, para a reunião e recebimento dos livro dos alunos que são entregues pelos professores. “Insistimos na questão da disciplina e explicamos o que a escola espera para o ano letivo que se iniciou.

abr 18

Uso do Laboratório de Informática pelos Professores.

Para compreendermos que o uso do laboratório de informática das escolas requer análise, prática, conhecimento, etc.,  buscamos estabelecer a relação existente entre planejamento e tecnologias.

3

                Atividade do Laboratório de Informática.

O uso do computador como tecnologia educacional requer uma formação continua dos professores, já que as ferramentas digitais são utilizadas com frequência pelos  professores da Escola Magalhães Barata, e estes tem a oportunidades de conhecer alguns dos softwares utilizados nas aulas de sua turma sempre que possível.

2

            Uso do Laboratório pelos Alunos 4º ano.

O computador não é a única tecnologia que se insere na Escola, no entanto é uma das que mais são utilizados pelos discentes do pré escolar ao 9º ano . O Laboratório de Informática da Escola é um dos espaços que contribuem para a garantia do Ensino Aprendizagem de qualidade, uma vez que há um planejamento  pelo professor da turma e este tem o cuidado de usar as ferramentas digitais para o alcance dos objetivos propostos, tornando sua aulas mas atrativas

1

          Aula sobre O Uso da Água no Planeta-3º ano.

.

IMG_4124

           Elaboração dos Projetos pelos Professores.

mar 15

Inicio das Atividades no Laboratório de Informática

IMG_5021

                  Turma do Pré Escolar.

IMG_5109

                  Turma do 4º ano.

IMG_5100

           Turma do 1º ano vespertino.

IMG_5200

Turma do 4º ano Matutino.

IMG_5204

Turma do 5º ano Matutino

 

No dia 13 de março de 2017 iniciou-se as atividades no laboratório de informática com os alunos da Educação infantil  ao ensino fundamental (pré escolar ao 9º ano), sendo esta, uma aula diferenciada com boas vindas,  combinados para o bom uso dos recursos digitais existentes na escola, informações da entrega de planejamento e agendamento das aulas para os professores das turmas do 6º ao 9º ano, vídeos para reflexão de acordo com as turmas, Cronograma de atendimento, músicas, etc. É importante lembrarmos que o uso do laboratório de informática além de ser uma ferramenta pedagógica que contribui com ensino é uma oportunidade oferecida ao alunos que não tem um recurso digital em sua residencia além de oportunizar momentos de alegria e conhecimentos.

IMG_5034

               Alunos do Pré Escolar.

 

mar 02

1ª Reunião com os Professores de 2017.

No dia 13 de fevereiro de 2017, a gestora da Escola Magalhães Barata, reuniu-se como os professores lotados para o ano letivo escolar , para direcioná-los ao ano que se inicia. Nessa reunião ficaram ajustados alguns itens importante que merecem lembrá-los, sua presença na escola, assiduidade, pontualidade, horário de entrada, datas importantes para serem lembradas, calendário escolar, entre outros, além,

IMG_3906

          Reunião com os professores 2017.

de motivá-los para o ano que se inicia.

mar 02

Início do Ano Letivo da Escola Magalhães Barata 2017

No dia 13 de fevereiro de 2017 iniciou-se o Ano Letivo das escolas municipais de Santarém e para receber os alunos  a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Magalhães Barata, organizou um momento especial de boas vindas para os alunos. Com isso foi seguido um cronograma tanto no horário matutino quanto no vespertino como: Boas Vindas; Oração, apresentação dos funcionários, professores, música para reflexão além de muita alegria para que se sentissem bem; e logo a chamada por turma com seus respectivos professores. E para completar esse momento cada professor em sua sala de aula preparou as boas vindas com muita alegria. Boa Sorte nesse Ano Letivo de 2017.

IMG_3880

Recepção dos alunos das Escola.

IMG_3883

Oração de Boas Vindas turno matutino.

IMG_3893

Chamada dos alunos turno matutino

IMG_3894

Recepção dos Alunos do turno Matutino.

IMG_3913

Recepção dos alunos do turno Vespertino

IMG_3917

Boas Vindas para os alunos.

IMG_3921

Chamada dos nomes dos alunos.

mar 02

Semana Pedagógica 2017

Semana 1

        Palestra com Edair- Orgulho de Ser Professor

Semana 3

             Informações para o Ano letivo de 2017.

Semana 4

      Palestra com a Coordenação da Gestão Nota 10

Semana 5

Acompanhamento com a Equipe do Gestão Nota 10.

Semana 6

Palestra de Educação Especial

Semana 7

Palestra de Educação Especial- Gilma

Semana Pedagógica

 Momento Espiritual- Aberturas das atividades- Etma Xandra

No período de 16 de janeiro `a 10 de fevereiro de 2017, os professores, equipe pedagógica e gestora da Escola Magalhães Barata reuniram-se para organizar, planejar e socializar atividades que contribuirão no desenvolvimento do Ano Letivo de 2017. Ficando na responsabilidade da Equipe pedagógica e gestão escolar, onde oportunizaram Palestras de Auto Estima-Cléo Neves; Palestra com a Promotora de Justiça- Lilian; Palestra: Um Olhar Seguro para Promover ou Ajustar Políticas Pública – Coordenação de Gestão Nota 10; Palestra de Educação Especial – Profª Maria do Céu e Gilma; Palestra: Orgulho de Ser Professor Motivação do querer ao fazer – Edair; Informações sobre planejamento Escolar, Gráficos com índice de aprovação, Atividades com Matemática -Profª Auricélia e Profª Adevalda, Momento Espiritual – Etma Xandra; Trabalhando com Projetos; Ornamentação das salas de aula, etc.

Esses momentos foram uns dos direcionamentos contribuirão nas atividades desenvolvidas na Escola e as mesmas serão suporte para o Ensino Aprendizagem durante o ano letivo de 2017.

dez 28

Confraternização dos Funcionários

No dia 22 de dezembro de 2016, os funcionários da Escola Magalhães Barata, tiveram sua confraternização momentos este de muitos sorrisos, dinâmicas, descontrações, alegrias e claro um jantar oferecido por todos para selar as amizades e conquistas realizadas no ano letivo de 2016. Evento sobre a responsabilidade da Gestão Escolar, equipe pedagógica e a  professora do AEE.

x1

              Organizadoras da Confraternização.

x2

                                           Professores.

x3

                                  Dinâmicas.

x4

                           Entrega dos brindes.

x5

                 Foto Oficial dos Funcionários.

Posts mais antigos «

Pular para a barra de ferramentas