abr 23

Processo Eleitoral para escolha de Diretor, Vice diretor e Coordenadores das Unidades Escolares- 2017

Para o Processo eleitoral para escolha de Diretor, Vice diretor e Coordenadores das Unidades Escolares, o mesmo teve várias etapas entre elas a Reunião do conselho Escolar, Comissão Eleitoral, Divulgação dos planos  Estratégicos da Gestão, Apresentação das Candidatas Profª Edinelma Magno e Profª Raimunda Rilza Santos, Reunião com a Comunidade Escolar, Campanha Eleitoral, Eleição através do Voto pelos Alunos a acima de 12 anos, Funcionários, pais ou Responsáveis dos Alunos matriculados. Uma das etapas foi a escolha da Comissão eleitoral pelo Conselho escolar ocorrida no dia vinte e nove de novembro de dois mil e dezessete, às dez horas da manhã, teve início a reunião do Conselho Escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Magalhães Barata, onde reuniu-se os membros para escolhermos os representantes da Comissão Eleitoral Local, que direcionarão o Processo eleitoral para escolha de Diretor, Vice Diretor e Coordenador das Unidades Escolares instituída por meio da Portaria nº 218, de 16 de novembro de 2017, na referida Escola. Assim também como a apresentação do Edital  de Processo Eleitoral Nº 001, de novembro de 2017 e seus anexos, para que todos tivessem conhecimento do mesmo. Em seguida foi constituída a Comissão Local para o processo eleitoral, tais quais respectivamente: a) Representante dos professores: Adevalda Lopes Gamboa-Titular e Maria Edilene da Cruz Silva -Suplente; b) Representante de Apoio: Maria José Wanghon da Silva Lima – Titular e Valderina Moreira de Oliveira– Suplente; c) Representante dos pais: Luís Maria Borges Ferreira- Titular  e Simone dos Santos Lopes-Suplente. d) Representante da Associação:  Pedro Souto de Oliveira-Titular e Thayana Roque Vieira-Suplentep. Após a composição da comissão os mesmos reunirão em uma outra data para a organização das etapas do processo eleitoral local.

As Candidatas que concorreram a vaga, fizeram suas campanhas eleitorais junto a comunidade Escolar, como cronograma organizado, as mesmas fizeram uma ótima divulgação e no dia 15 de dezembro de 2017, toda a comunidade escolar escolheu a Gestora da Escola, que estará no período de 4 anos na direção da instituição. E como vencedora a Professora Edinelma Magno Dias.

abr 23

Feira do Conhecimento Científico, Artístico e Cultural – Aplaudindo Talentos.

Como forma de expor os trabalhos e trocar experiências com relação ao tema estudados em sala de aula, a equipe buscou oportunizar na Feira cultural da Escola de 2017, temas que veremos no projeto abaixo.

A Escola Municipal  de Educação Infantil e Ensino Fundamental Magalhães Barata tem como missão “promover um ensino de qualidade garantindo o acesso, a permanência dos alunos e contribuir em sua formação integral para atuarem na sociedade de forma crítica, consciente e participativa sendo agentes de transformação” e nessa perspectiva é que traçamos os rumos de uma educação plena, mostrando que na vida humana a aprendizagem se inicia após o nascimento e se prolonga até a morte. Ela capacita-o a ajustar-se adequadamente a seu ambiente físico e social.

IMG_6100

                 Momento Cultural.

A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver. Todas as atividades e realizações humanas exibem os resultados da aprendizagem. Os costumes, as leis, a religião, a linguagem e assim os leva ao sucesso de sua sobrevivência.

JUSTIFICATIVA
Na certeza de que aprender é esclarecer a maneira pela qual o ser humano se desenvolve, toma conhecimento do mundo em que vive, organiza a sua conduta e se ajusta ao meio físico e social e também, pela qual se afirma como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe no seio da sociedade e que estão elucidados no PPP da Escola M.E.F. Magalhães Barata que em seu pressuposto pedagógico diz “adotamos a Tendência Progressista “crítico-social” dos conteúdos, com instrumento fundamental nos direcionamentos, concretizando a atuação da escola na preparação do aluno para o mundo e suas contradições, fornecendo lhe um instrumento, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização,” assim, com esta visão de escola e sua proposta pedagógica para o conhecimento do aluno e sua prática na sociedade é que apresentamos o projeto feira do conhecimento científico, artístico e cultural – Aplaudindo Talentos, onde trará como instrumento de apoio os temas transversais baseado nas propostas dos PCN’s.

O papel da escola ao trabalhar Temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social. Queremos com este projeto, apresentar os resultados e objetivos firmados na grade curricular das disciplinas e elencar temas diversificados como bullying, respeito, culturas, religião, valores, etc. IMG_6104

Envolver os professores e educandos do Ensino infantil e fundamental II, assim como seus avanços no que tange a educação nas artes científicas e culturais, valorizar os resultados da pesquisa e da troca de conhecimento e experiências no decorrer do ano letivo 2017. E assim, reforçar o dever da escola com conhecimento científico, artístico e social dos nossos alunos envolvendo os conteúdos de ciências, geografia, matemática, estudos amazônicos, história, língua portuguesa, língua inglesa, artes, Religião e educação Física na vida cotidiana. Nesse projeto, os alunos estarão diretamente sobre o objeto de aprendizagem, através da observação, da pesquisa, experimentação, comparação e estabelecimento de relações ente fatos e fenômenos, teoria e prática, conhecimento x sociedade. Por isso, a base das atividades estarão relacionadas aos temas transversais que trazem estes pilares norteadores da educação e expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.
A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, e estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

IMG_6105

OBJETIVO GERAL
Valorizar o conhecimento interdisciplinar proposto para a formação dos educandos no currículo escolar e nos PCN’s, nos níveis de ensino nas esferas tecnológica, intelectual, social e artística na prática da vida cotidiana do aluno.

METODOLOGIA
O projeto tem em sua proposta a realização de atividades diversas que serão apresentadas de acordo com o objetivo específico de cada disciplina ou serie/ano, sob orientação do professor monitor da turma, onde irão especificar dentre os conteúdos da grade curricular e os temas transversais o(s) assunto(s) para compor a lista de apresentações e exposições durante a feira da Escola Magalhães Barata que acontecerá no dia 29 de novembro de 2017, no turno vespertino para o fundamental II ( 6º ao 9º ano) de 14:30h as 18:30h. No dia da exposição dos trabalhos científicos e as apresentações artísticas e culturais, iniciaremos com a abertura da Feira pela direção da Escola e/ou responsáveis do projeto e em seguida duas apresentações culturais e artística(paródia e/ou dança), seguindo com as exposições em sala de aula e com duração de uma hora e/ou uma hora e meia, onde todos os professores monitores e alunos estarão abordando os temas transversais sugeridos e de acordo com os devidos subprojetos interdisciplinares.

IMG_6101

Os professores monitores irão apresentar a proposta aos alunos, assim  como elaborar seus subprojetos baseado no tema a ser trabalhado segundo a proposta curricular da série e disciplinas e os quais serão entregues a coordenação pedagógica no dia10 de novembro antes da realização da Feira. Os trabalhos realizados junto as turmas serão de total responsabilidade dos professores monitores das turmas disciplinas, podendo haver parcerias de trabalhos por afinidade dos temas, ou seja, os professores poderão formar parcerias e trabalhar os eixos temáticos diversificados.
As exposições e apresentações culturais e artísticas serão trabalhadas de acordo com os critérios estabelecidos por cada professor e sua turma com apresentações musicais (paródias ou obra do autor com a pesquisa e o tema), danças (coreografia coerente ao tema), teatro (assunto temático), jogral, cordel, poesia (de autoria ou obra com a devida pesquisa e assunto coerente ao tema). Cada turma poderá apresentar três tendências artísticas diferentes, como dança, música e teatro.IMG_6103
No caso das poesias e jograis ou outro, apenas uma de cada turma, para não haver excesso de apresentações, ficando esta responsabilidade aos professores monitores que deverão selecionar com antecedência e informar a coordenação pedagógica.
SUGESTÕES DE TEMAS:
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN’s) e
compreendem seis áreas:
Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade),
Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das
doenças sexualmente Transmissíveis)
Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e
conservação ambiental)
Saúde (auto cuidado, vida coletiva)
Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da
pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e
Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos
Humanos, Cidadania)
 Podemos também trabalhar temas locais como: Trabalho, Orientação para o Trânsito, etc.
OBSERVAÇÃO:
Ao término das apresentações artísticas e culturais específicas aos temas do projeto, teremos um momento livre para os alunos apresentarem suas tendências artísticas e culturais onde serão classificados de acordo com suas desenvolturas e critérios a serem analisados por um grupo de jurados. O objetivo deste momento é valorizar os inúmeros talentos de nossos alunos, por este motivo o projeto “Aplaudindo Talentos”, em homenagem aos nossos alunos e suas variadas expressões artísticas.

IMG_6100

abr 23

Se Aprende Matemática Brincando com as Mídias Digitais.

No dia 24 de novembro de 2017 a Escola Magalhães Barata participou da Socialização dos trabalhos realizados nos laboratórios de informática das Escola Municipais de Santarém, tendo como parceria as turmas 401 e 402 da Professora Maria do Socorro.IMG_5983

1

                     Resultados do Projeto.

O projeto “Se Aprende Matemática Brincando com as Mídias Digitais”, tem um foco somente matemático e passou a ter também um enfoque social, na tentativa de alertar os alunos sobre o problema das drogas e o Bullying. Por se tratar de um projeto que trabalhará com ações voltadas para o ensino da matemática abrangendo alguns conteúdos dessa disciplina, os quais foram trabalhados em sala de aula e não obtiveram êxitos com o objetivo proposto pela professora, pensou-se buscar meios que contribua no processo de ensino.

A realização desse projeto será do Laboratório de Informática–Atendimento socioeducativo proporcionado aos alunos do 4º ano da Professora Maria do Socorro dos Santos Carvalho, em horário complementar ao da escola, por meio de atividades com foco educacional. O mesmo está alocado em parceria com a professora do Laboratório de Informática e pedagogas, funcionando 2ª e 4ª feira nos horários das 7:30h até às 9:15h turno Matutino e das 16:00h às 17:45h turno Vespertino.IMG_5993

Dessa forma, a disciplina de Matemática, como em qualquer outra, o envolvimento ativo do aluno é uma condição fundamental da aprendizagem (PONTE, 2003). A interação entre os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem deve ocorrer em um clima de cooperação entre os componentes de uma equipe, onde o aluno torna-se companheiro no decorrer do trabalho.3 5 6 7 8 9

Tendo em vista a criação de um ambiente que motive e desperte o interesse pela aprendizagem da disciplina de Matemática, incentivando o aluno a agir com autonomia, a pesquisa é colocada em prática com as atividades como: Perguntas e respostas, Gincana de Matemática entre as equipes das turmas do 4º ano,  que contribuirá no processo ensino aprendizagem, o resultado será apresentado na socialização dos trabalhos dos laboratórios de informática  na III Feira do Conhecimento.

Sabe-se que, as atividades de Matemática precisam sensibilizar o aluno para que esse a perceba como um sistema de códigos e regras que a tornem uma linguagem de comunicação de ideias que permitam modelar a realidade e interpretá-la. Para isso sente-se a necessidade de criar um ambiente que desperte nos alunos um maior interesse na disciplina favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, através de atividades didáticas diversificadas. Nesse sentido, a pesquisa do projeto que tem como uma das atividade a  Gincana de Matemática visa verificar em que medida estimula a motivação e a busca por novos conhecimentos.

Para Demo (2003) a escola precisa disponibilizar um ambiente de trabalho coletivo e não apenas disciplinar, privilegiando atitudes e questionamentos críticos e criativos, onde professor e aluno caminham juntos, sendo parceiros do processo de ensino e aprendizagem.

É necessário que o professor procure incentivar o aluno, proporcionando ambientes e atividades que estimulem a curiosidade e o interesse, fazendo com que o estudante se identifique com o assunto e faça surgir à expectativa do sucesso (DEMO, 2003, p. 19) para escutar e engolir ensinamentos. O aluno deve ir à aula para trabalhar junto com o professor. Deve-se transformar a sala de aula em local de trabalho conjunto.

Nas orientações curriculares para o Ensino fundamental: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, consta que cabe ao aluno a construção do conhecimento matemático que permite resolver problemas, tendo o professor como mediador e orientador do processo ensino-aprendizagem, responsável pela sistematização o do novo conhecimento (BRASIL, 2008, p. 42).

Essas orientações nos trazem ainda a ideia de trabalhar com projetos, ao afirmar que “um projeto pode favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares, ao integrar os diferentes saberes disciplinares” (BRASIL, 2008, p.85). Contudo é notório que a situação problema encontrada no ensino da matemática faz repensarmos nossas práticas educativas para o alcance dos objetivo e o aprendizados dos alunos. IMG_5984

Objetivo Geral

Desenvolver atividade práticas que desperte interesse, aprendizado e o gosto pela matemática, utilizando recursos digitais e metodologias que ajudem no aprendizado e desempenho do projeto, oportunizando uma reflexão-ação com relação ao ensino dos conteúdos.

abr 23

Homenagem pelo Dia do Professor.

IMG_4175

 Dinâmica envolvendo os docentes.

IMG_4186

            Almoço para os docentes.

IMG_4187

                    Homenagem aos docentes.

IMG_4189

          Momento refeição.

IMG_4190

   Saboroso almoço aos docentes e funcionários.

Com atividades pedagógica a Gestão Escolar e o Corpo Pedagógico da Escola Magalhães Barata, promoveu uma homenagem simples para homenagear todos os Professores que compõem o Corpo Docente do Estabelecimento de Ensino, no    momento houve uma programação Especial com música ambiente, em especial aos professores presentes, oração, dinâmicas, entrega de brindes e o almoço como encerramento.  Segue as imagens.

abr 23

Passeio das Turmas do Pré Escolar ao Zoológico

Por ser uma das atividades do Projeto da Semana da Criança, as turmas do Pré Escolar, tiveram a oportunidade de conhecer o Zoológico da cidade, um momento muito esperado e significativo para os alunos, pais e professores que se organizaram com bastante antecedência para que tudo desse certo, o mesmo, oportunizou alegrias aos pequenos, conhecimentos, curiosidades e divertimentos a todos que se encantaram com os animais que viram. Podemos observar como foi o passeio nas imagens que iremos registrar abaixo:IMG_4192IMG_4193 IMG_4195 IMG_4196 IMG_4198

dez 26

Semana da Criança.

Para brincar e demonstrar a importância de ser criança, à Escola Magalhães Barata, oportunizou uma Semana para que as crianças tivessem a oportunidade de brincar, conhecer ambientes fora da escola, como: Museu, zoológico e a orla da cidade. Além das atividades recreativas que foram desenvolvidas ao longo da semana como: contação de histórias, Cinema infantil, apresentação dos palhaços, jogos olímpicos,  queimada, piscina de sabão, etc. Tendo como objetivo principal oferecer uma semana com atividades lúdicas e recreativa onde as crianças pudessem brincar e sentir-se feliz.

1

      Painel com o tema do Projeto das Crianças.

2

visita ao Museu e participação da Secretária de Educação e Prefeito.

3

                Juramento dos Atletas.

4

                 Regulamentos dos Jogos.

5

          Histórias Infantis.

6

            Participação dos Palhaços.

7

            Atividade com os Palhaços.

8

              Participação das Crianças.

dez 26

Socialização do Módulo II do Projeto Fórmula da Vitória

Por se tratar de um projeto voltado a Leitura e Escrita, a Escola Magalhães Barata vem cada dia oportunizando aos alunos que necessitam melhorar a leitura e escrita, estejam aperfeiçoando e desenvolvendo suas habilidades usando os gêneros literários, como: Poesia e poemas. E tendo como resultado, o livro escrito  pelos alunos com ajuda da professora da turma do Projeto Fórmula da Vitória.

1

         Socialização do Módulo do Projeto.

5

                          Alunos do Projeto.

6

                 Capa do Livro.

dez 22

Programação para as Serventes/Apoio, técnicos administrativos e Secretária.

2

  Os colegas de apoio, vigia, técnicos administrativos e Secretária.

1

            Momentos do Parabéns!!!!

3

                 Momentos fotos.

4

           Homenagens e orações.

Para homenagear as pessoas que contribuem para que o ambiente seja harmonioso e organizado, viemos neste dia 29 de setembro de 2017, demonstrar nosso carinho a todos os colegas dos setores: Serventes/Apoio, técnicos administrativos e Secretária,  confraternizando os momentos e sua  importância para todos os dias, tendo uma programação especial  com músicas, roda de conversa, homenagens pelos professores e um saboroso lanche.

dez 22

Escola Base para Formação de bons leitores.

Neste ano de 2017, a Escola Municipal Magalhães Barata,  teve como tema: da Semana da Pátria Escola: Base para Formação de Bons Leitores, tendo em seu projeto a  JUSTIFICATIVA, a Escola Magalhães Barata está trabalhando no sentido do que mais a criança precisa, que é ler, escrever e contar. O ensino tem o objetivo colocar as crianças e adolescentes para sentirem o gosto da leitura, sentir o gosto da escrita. E nesse ano a SEMED oportuniza como tema geral da Semana da Pátria: Descobrindo a leitura, conhecendo o mundo e construindo sonhos. Onde contribui e reforça o trabalho desempenhado pelas escolas municipais de Santarém.

1

                         Tema do Desfile de 2017.

2

                 Tema do pelotão do 4º ano.

3

                 Fanfarra da Escola.

4

                      Professores da Escola.

5

                 Tema do Pelotão do 2º ano

6

                     Tema do 2º e 3º ano.

7

                  Pelotão do 4º e 5º ano.

8

                  Pelotão dos Programas.

9

                    Pelotão do Pré Escolar.

            Sabe-se também que a comemoração da Semana da Pátria representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando oportunidade de desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”, além de despertar o sentimento de patriotismo.

Com isso, é preciso trabalhar com os alunos, temas que os levem a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o crescimento do nosso País, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, e espírito de luta pelo Brasil.

Em culminância do projeto desenvolvida na escola, e tendo como objetivo principal o desfile em comemoração à Semana da Pátria onde mostraremos para a comunidade em geral o trabalho que vem sendo realizado de leitura e escrita dentro da Escola.

Com a intenção de formar bons leitores e os mesmos serem conhecedores de fatos que ocorrem e ocorreram no Brasil e que são fundamentais e indispensáveis na vida do indivíduo e da sociedade. Além disso, o projeto proporciona vínculo afetivo e social aos alunos, professores e comunidade escolar, onde os valores culturais são estimulados com várias atividades lúdicas voltadas a leitura e Escrita, as quais serão desenvolvidas e apresentada no desfile da Escola.  Com o objetivo de proporcionar momentos que ofereça reflexão do que estamos fazendo em nossas práticas em salas de aula com relação a leitura e escrita, dando ênfase a semana da pátria tendo como participação ativa o exercício da cidadania.

nov 03

Dia do Estudante

IMG_1937

Área para os Estudantes.

IMG_1951

Homenagens dos Professores aos Estudantes.

No dia 11 de agosto de 2017, o dia foi diferente, tivemos uma área para homenagear os Estudantes, na mesma houveram momentos de reflexões sobre o DIA DO ESTUDANTE, Dinâmicas, Histórias Ddramatizadas, Cinema e outras atividades voltadas aos mesmos. Além de um lanche diferenciado, para encerrar a programação. Já oportunizando o momento para falar da importância de estudar para que o futuro seja melhor e construtivo diante essas situações que vem ocorrendo no mundo com relação.

Posts mais antigos «

Pular para a barra de ferramentas