nov 03

Dia do Estudante

IMG_1937

Área para os Estudantes.

IMG_1951

Homenagens dos Professores aos Estudantes.

No dia 11 de agosto de 2017, o dia foi diferente, tivemos uma área para homenagear os Estudantes, na mesma houveram momentos de reflexões sobre o DIA DO ESTUDANTE, Dinâmicas, Histórias Ddramatizadas, Cinema e outras atividades voltadas aos mesmos. Além de um lanche diferenciado, para encerrar a programação. Já oportunizando o momento para falar da importância de estudar para que o futuro seja melhor e construtivo diante essas situações que vem ocorrendo no mundo com relação.

nov 03

 Reunião dos pais e Responsáveis

Às 18h do dia 17 de agosto de 2017, reuniu-se a comunidade Escolar Representada pelos Pais e Responsáveis dos alunos, Professores e Funcionários da Escola para a Reunião de apresentações de prestações de conta da Festa junina e Apresentação do Projeto para a Semana da Pátria de 2017.

Pautas:

  • Entrada e Saídas de valores da Festa Junina; – o recurso adquirido será gasto//distribuído da seguinte forma:
  • 60% demandas abaixo: trabalhos realizados com o recurso da Festa Junina- Bebedouro; Confecção do Tampo das Mesas(55 Unidades); -Aumento do Muro; Conserto do Fogão, Conserto da Máquina de Xerox.
  • E 40% para eventos da escola tais quais: ( Festa das Crianças, Festa de Natal e Confraternização dos funcionários;
  • Ação social da igreja assembleia de Deus. data: 26/08/17. Local: Escola Magalhães Barata.
  • Projeto para a Semana da Pátria de 2017.

    IMG_2223

               Reunião de Pais e Responsáveis.

nov 03

Socialização do Livro de Poemas e Poesias do Projeto Fórmula da Vitória- Falar do Poema com Encantos e Sorrisos

1

     Alunos e Convidados para a Socialização dos Livro.

2

                       Palavra da Gestora da Escola.

4

  Visita as Produções Literárias.

6

                   Capa do Livro.

3

    Mestre de Cerimônia e os presentes para o Evento.

5

        Assinatura e observação na produção.

O Projeto Fórmula da Vitória tem como um dos objetivos contribuir na Leitura e Escrita dos Alunos do 6º ao 9º ano, para fazer parte do mesmo foram selecionado 25 alunos que estivesse com um rendimento escola abaixo da média, os mesmos tem acompanhamentos por uma professora que trabalha os módulos direcionados pela coordenação do Projeto, e a cada final do módulo há necessidade de uma socialização, e neste foi o Lançamento do Livro d e Poemas e Poesia , escritos pelo alunos em consonância com a professora da turma. E nesse dia 21 de junho de 2017 tivemos a oportunidade de ler os poemas e poesias dos alunos da turma do Projeto Fórmula da Vitória.

nov 03

Festa Junina: “Arraiá do Magalhães: Em Uma Viagem na Região Norte”

No dia 30 de junho de 2017, ocorreu a Festa Junina da Escola que teve como Objetivo de conhecer um pouco mais da Cultura da Região Norte e suas manifestações, a Escola Magalhães Barata teve como tema de sua Festa Junina. “Arraiá do Magalhães: Em Uma Viagem na Região Norte”, oportunizando reflexões, discussões, e uma grande conquista em conhecimento por se tratar de conteúdos que poucos são estudados dentro da sala de aula. A Escola buscou apresentar socializações de temas diversos da Região Norte, tais quais: Comidas, danças, ambientes, religiosidade, lendas, etc. E na parte cultural tivemos danças, adivinhações, parlendas, etc,  para demonstrar um pouco da cultura paraense. Abaixo visualizaremos as imagens

1

             Casais Caipira representando os turnos.

2

          Equipe vencedora da Festa Junina 2017.

.

nov 03

Reunião dos Pais ou Responsáveis

Para repassar alguns informes a gestão da escola reuniu-se com a comunidade escolar para alguns direcionar-lhes algumas ações que aconteceriam na semana da festa junina de 2017 e sua finalidade.
PAUTAS:
-RECUPERAÇÃO PARALELA – FINALIZANDO AS AVALIAÇÕES
-ENCERRAMENTO DAS AULAS: 26 A 28/06 ( AULA NORMAL)
28/06 ( À TARDE “ PROGRAMAÇÃO DO TURNO Vespertino VENDAS DE IGUARIAS E BINGOS”);
29/06 (HORÁRIO CURTO , INFELIZMENTE NÃO TERÁ LANCHE);
30/06 FESTA JUNINA

-FARDAMENTO;
-FREQUÊNCIA ESCOLAR E ACOMPANHAMENTO DOS PAIS;
-PARCERIAS: Conselho Tutelar, Ronda Escolar e Ministério Público;
-FESTA JUNINA: DATA: 30/06/2017.
TEMA: ARRAIÁ DO MAGALHÃES: “Em Uma Viagem na Região Norte”;
HORÁRIO: 17h
OBJETIVO FINANCEIRO: Adaptações do bebedouro; Consertos de mesas; conserto da Máquina de Xerox; Aumentar o Muro da Escola; Conserto e Manutenções dos Ventiladores; Lâmpadas, etc.
VENDAS: Bingos.
1º Prêmio: Um Prêmio Surpresa;
2º Prêmio: Um Liquidificador-Arno
3º Prêmio: Uma Cesta Básica;
MESAS: Valor R$ 20,00Esgotadas;
INGRESSOS: R$ 2,00

IMG_0102

           Gestora, Pais e Responsáveis dos alunos.

IMG_0105

Gestão Escolar e Pais e Responsáveis dos alunos.

nov 03

Projeto: Sê Mente do Amanhã -Palestra sobre Bullying

Com o Tema Bullying, os parceiros do Projeto Sê Mente do Amanhã vem contribuir com uma reflexão muito importante realizada no dia 23 de maio de 2017,  onde mostram aos adolescentes valores que devem permanecer entre os mesmos, além de focar na importância da verdadeira amizade dentro da escola para que não possam ferir um aos outros. Uma vez que, o respeito é fundamental para que não ocorra situações desagradáveis entre colegas. Por ser uma contribuição com a Escola, cada mês o Projeto vem com um tema diferente proporcionando momentos significativos para os alunos.

1

             Turma 901 na palestra sobre Bullying.

abr 19

Magalhães Barata 30 anos, ensinando e aprendendo uma história de cidadania e respeito.

A fé que professamos nos faz crer que a base de nossa existência é a Rocha que é Cristo Jesus. E todo estabelecimento educacional, embora em sua pluralidade, seja composto por pessoas de doutrinas diferentes, temos a mesma fé que existe um Deus que se fez sacrifício por nós para nos garantir a salvação, ou, vida eterna. E durante o ano letivo, o aniversário da escola vem proporcionar aos alunos não somente aprendizagem de conteúdo programático, mas   a experiência e a participação neste momento de espiritualidade, alegria e conhecimento sobre a Palavra de Deus, por mais um aniversário da Escola Magalhães Barata.

1

                Gestora dando boas vindas.

2

                             Culto Ecumênico

3

                         Dirigentes da Palavra.

5

          Peças Teatral – Alunos do 7º ao 9º anos

7

                  Alunos participando da Peça Teatral

8

                               Peça Teatral

Com o objetivo de oportunizar à comunidade escolar para estreitar os laços de integração e valorização dos 30 anos de história na formação integral dos educandos e leva – lós a refletirem sobre a conservação do patrimônio público e, também sobre o  verdadeiro significado da Semana Santa.

Portanto, a proposta do referido projeto é desenvolver um trabalho pautando-se no significado sobre a Semana Santa e a valorização da escola como um bem público. Ás oito horas da manhã nas dependências da escola Magalhães Barata, sendo este momento festivo desenvolvido com a participação de toda a comunidade.

A dinâmica do desenvolvimento do projeto está discriminada nas metodologias a seguir. E compreende a participação de toda a família escolar: docentes, discentes, técnicos, pais e comunidade em geral.

O Projeto foi desenvolvido nos dia 12 e 13 de abril de 2017 na área da escola Magalhães Barata, através de uma programação cultural e religiosa. Sendo no dia 12 quarta feira a programação cultural que estará voltada para apresentações culturais e artísticas como: Palestra sobre a importância da conservação do Patrimônio público escolar; Produção de acrósticos; jogral; dança e apresentação de musical de flauta doce. E homenagens às professoras: Doraci e Marlene. Em seguida será cantado parabéns e será servido um lanche especial. No dia 13, a programação religiosa contará com a celebração ecumênica.

abr 18

Projeto “Rádio na Escola”.

O Projeto Rádio Escolar acontecerá na Escola nesse ano de 2017 com muitas novidades, entre elas serão: Teremos a programação da Rádio nas segundas e quartas-feiras de cada mês.Com o objetivo de aumentar a integração com a comunidade e divulgar informações sobre a escola e atividades de professores e alunos. O Projeto se desenvolverá por etapas, com fim de acompanhar o cotidiano escolar sendo:

1

      Elaboração da Programação para a Rádio Escolar.

1ª ETAPA –  Definição das diretrizes – Organizar  reunião com a equipe gestora e com os professores para discutir a iniciativa, obter o apoio de todos e decidir pontos importantes, como: para qual público o projeto se destina? Os programas serão transmitidos apenas internamente, por meio do sistema de som da escola ou também no site ou blog da escola? Nesse caso, é possível atingir a comunidade escolar e a externa.

2

                Roteiro da Programação da Rádio.

2ª ETAPA:  Levantamento de infraestrutura – É possível utilizar equipamentos de que a escola já dispõe – como caixas de som, computador e microfone. Teremos uma sala específica para esta atividade? Como sugestão o Laboratório de Informática será o local que ficará os equipamentos da Rádio.

3ª ETAPA: Equipe de Conteúdos –Convidar todos para participar do projeto, porém a adesão deve ser opcional. Providenciar autorização para os pais por escrito para que os filhos (alunos) possam comparecer à escola no contraturno.

3

                    Elaboração do Roteiro da Rádio.

4ª ETAPA: Divulgação –É importante manter a regularidade das transmissões para fazer uma divulgação efetiva da iniciativa. Para isso, utilizaremos as reuniões e os eventos da escola, a imprensa local e o mural da escola.

Avaliação
Com o professor responsável, faremos periodicamente um balanço do desempenho dos alunos. Observaremos se eles desenvolveram habilidades em pesquisa, produção de texto para radioleitura e trabalho em equipe.

Para contribuir nas atividades do Projeto Rádio Escolar tivemos a oportunidade de participarmos da elaboração da Programação de Rádio com o Palestrante Carlos Joseff da Rádio Rural de Santarém.

4

                 Socialização do Roteiro.

abr 18

Palestra com os Pais.

Para acompanhar o desenvolvimento do mundo em que vivemos as instituições de ensino precisam ter ações inovadoras para que os discentes usem os recursos digitais e tecnológicos  com responsabilidades, para que não se torne mas um desafios junto a Educação.

1

Palestrante Glauber – Ronda Escolar

2

Pensamento de Autor.

3

Palestra com os Pais.

  As novas tecnologias digitais criaram uma nova forma de aprendizado. As crianças e jovens participam mais da criação e do compartilhamento de conteúdo, mudando totalmente a forma de se comunicarem, interagirem e aprenderem. Com esse pensamento a Escola Magalhães Barata preocupada com o desenvolvimento do Ensino Aprendizagem e a forma como as interferências das má companhias outros aspectos como drogas, violências,… acabam afastando as crianças e adolescente dos seu valores, que muitas vezes não são trabalhados pela família hoje em dia.

Dessa forma, a escola busca parcerias para ajudá-las  no convívio familiar, no  desempenho de suas responsabilidade como família, oportunizando palestras  e Roda de Conversas com a Ronda Escolar, Conselho Tutelar, Ministério Público, … que são órgãos que vem contribuindo com esclarecimentos e incentivando as famílias estarem mas presentes na educação e companhias de seus filhos, já que é de sua responsabilidade  e dever.

abr 18

Reunião com os Pais ou Responsáveis.

A reunião de pais ou responsáveis é o espaço para explicar a importância e a validade do trabalho que é feito na escola. Contudo, muitas vezes, nas reuniões dá-se ênfase aos informes ou, a necessidade do acompanhamento dos pais. Não podemos nos esquecer de que a parte mais importante é a explicação de trabalho educativo e, até, a discussão de temas pertinentes a cada grupo, como por exemplo, o namoro, drogas, uso da internet(redes sociais) entre outros assuntos.

1

              Momentos de Boas Vindas da Reunião.

A reunião precisa satisfazer as expectativas e necessidades dos participantes de reconhecimento, liberdade de expressão, de compreensão e de contato. Dessa forma, ouvindo as opiniões dos pais e exemplificar as situações provocará nos participantes uma Identificação e um sentimento de segurança;

2

                        Reunião de Pais.

 “Os pais têm direito de saber qual é a linha pedagógica adotada”, o que foi fundamental na mesma, onde as coordenadoras pedagógicas puderam explicar um pouco sobre a Tendência Progressista “Crítico-Social dos Conteúdos”, com instrumento fundamental nos direcionamentos, concretizando a atuação da escola na preparação do aluno para o mundo e suas contradições, fornecendo lhe um instrumento, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização.

Como em muitas escolas públicas, a primeira parte da reunião na Escola Magalhães Barata é para todos os pais. Em 2017, entre os assuntos debatidos estavam a proibição de celulares ligados em classe e o uso do uniforme, a participação dos pais, termo de responsabilidade

3

                 Fala da Direção – Reunião de Pais

4

                            Pais dos Alunos.

5

            Pedagoga Alciane Diniz – Reunião de Pais

  entre outros. Depois dessa discussão, os pais são encaminhados para grupos diversos, de acordo com a série dos filhos, para a reunião e recebimento dos livro dos alunos que são entregues pelos professores. “Insistimos na questão da disciplina e explicamos o que a escola espera para o ano letivo que se iniciou.

Posts mais antigos «

Pular para a barra de ferramentas