«

»

abr 23

Feira do Conhecimento Científico, Artístico e Cultural – Aplaudindo Talentos.

Como forma de expor os trabalhos e trocar experiências com relação ao tema estudados em sala de aula, a equipe buscou oportunizar na Feira cultural da Escola de 2017, temas que veremos no projeto abaixo.

A Escola Municipal  de Educação Infantil e Ensino Fundamental Magalhães Barata tem como missão “promover um ensino de qualidade garantindo o acesso, a permanência dos alunos e contribuir em sua formação integral para atuarem na sociedade de forma crítica, consciente e participativa sendo agentes de transformação” e nessa perspectiva é que traçamos os rumos de uma educação plena, mostrando que na vida humana a aprendizagem se inicia após o nascimento e se prolonga até a morte. Ela capacita-o a ajustar-se adequadamente a seu ambiente físico e social.

IMG_6100

                 Momento Cultural.

A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver. Todas as atividades e realizações humanas exibem os resultados da aprendizagem. Os costumes, as leis, a religião, a linguagem e assim os leva ao sucesso de sua sobrevivência.

JUSTIFICATIVA
Na certeza de que aprender é esclarecer a maneira pela qual o ser humano se desenvolve, toma conhecimento do mundo em que vive, organiza a sua conduta e se ajusta ao meio físico e social e também, pela qual se afirma como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe no seio da sociedade e que estão elucidados no PPP da Escola M.E.F. Magalhães Barata que em seu pressuposto pedagógico diz “adotamos a Tendência Progressista “crítico-social” dos conteúdos, com instrumento fundamental nos direcionamentos, concretizando a atuação da escola na preparação do aluno para o mundo e suas contradições, fornecendo lhe um instrumento, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização,” assim, com esta visão de escola e sua proposta pedagógica para o conhecimento do aluno e sua prática na sociedade é que apresentamos o projeto feira do conhecimento científico, artístico e cultural – Aplaudindo Talentos, onde trará como instrumento de apoio os temas transversais baseado nas propostas dos PCN’s.

O papel da escola ao trabalhar Temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social. Queremos com este projeto, apresentar os resultados e objetivos firmados na grade curricular das disciplinas e elencar temas diversificados como bullying, respeito, culturas, religião, valores, etc. IMG_6104

Envolver os professores e educandos do Ensino infantil e fundamental II, assim como seus avanços no que tange a educação nas artes científicas e culturais, valorizar os resultados da pesquisa e da troca de conhecimento e experiências no decorrer do ano letivo 2017. E assim, reforçar o dever da escola com conhecimento científico, artístico e social dos nossos alunos envolvendo os conteúdos de ciências, geografia, matemática, estudos amazônicos, história, língua portuguesa, língua inglesa, artes, Religião e educação Física na vida cotidiana. Nesse projeto, os alunos estarão diretamente sobre o objeto de aprendizagem, através da observação, da pesquisa, experimentação, comparação e estabelecimento de relações ente fatos e fenômenos, teoria e prática, conhecimento x sociedade. Por isso, a base das atividades estarão relacionadas aos temas transversais que trazem estes pilares norteadores da educação e expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.
A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, e estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

IMG_6105

OBJETIVO GERAL
Valorizar o conhecimento interdisciplinar proposto para a formação dos educandos no currículo escolar e nos PCN’s, nos níveis de ensino nas esferas tecnológica, intelectual, social e artística na prática da vida cotidiana do aluno.

METODOLOGIA
O projeto tem em sua proposta a realização de atividades diversas que serão apresentadas de acordo com o objetivo específico de cada disciplina ou serie/ano, sob orientação do professor monitor da turma, onde irão especificar dentre os conteúdos da grade curricular e os temas transversais o(s) assunto(s) para compor a lista de apresentações e exposições durante a feira da Escola Magalhães Barata que acontecerá no dia 29 de novembro de 2017, no turno vespertino para o fundamental II ( 6º ao 9º ano) de 14:30h as 18:30h. No dia da exposição dos trabalhos científicos e as apresentações artísticas e culturais, iniciaremos com a abertura da Feira pela direção da Escola e/ou responsáveis do projeto e em seguida duas apresentações culturais e artística(paródia e/ou dança), seguindo com as exposições em sala de aula e com duração de uma hora e/ou uma hora e meia, onde todos os professores monitores e alunos estarão abordando os temas transversais sugeridos e de acordo com os devidos subprojetos interdisciplinares.

IMG_6101

Os professores monitores irão apresentar a proposta aos alunos, assim  como elaborar seus subprojetos baseado no tema a ser trabalhado segundo a proposta curricular da série e disciplinas e os quais serão entregues a coordenação pedagógica no dia10 de novembro antes da realização da Feira. Os trabalhos realizados junto as turmas serão de total responsabilidade dos professores monitores das turmas disciplinas, podendo haver parcerias de trabalhos por afinidade dos temas, ou seja, os professores poderão formar parcerias e trabalhar os eixos temáticos diversificados.
As exposições e apresentações culturais e artísticas serão trabalhadas de acordo com os critérios estabelecidos por cada professor e sua turma com apresentações musicais (paródias ou obra do autor com a pesquisa e o tema), danças (coreografia coerente ao tema), teatro (assunto temático), jogral, cordel, poesia (de autoria ou obra com a devida pesquisa e assunto coerente ao tema). Cada turma poderá apresentar três tendências artísticas diferentes, como dança, música e teatro.IMG_6103
No caso das poesias e jograis ou outro, apenas uma de cada turma, para não haver excesso de apresentações, ficando esta responsabilidade aos professores monitores que deverão selecionar com antecedência e informar a coordenação pedagógica.
SUGESTÕES DE TEMAS:
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN’s) e
compreendem seis áreas:
Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade),
Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das
doenças sexualmente Transmissíveis)
Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e
conservação ambiental)
Saúde (auto cuidado, vida coletiva)
Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da
pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e
Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos
Humanos, Cidadania)
 Podemos também trabalhar temas locais como: Trabalho, Orientação para o Trânsito, etc.
OBSERVAÇÃO:
Ao término das apresentações artísticas e culturais específicas aos temas do projeto, teremos um momento livre para os alunos apresentarem suas tendências artísticas e culturais onde serão classificados de acordo com suas desenvolturas e critérios a serem analisados por um grupo de jurados. O objetivo deste momento é valorizar os inúmeros talentos de nossos alunos, por este motivo o projeto “Aplaudindo Talentos”, em homenagem aos nossos alunos e suas variadas expressões artísticas.

IMG_6100

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas