«

»

out 09

Festa Junina- “No Mundo das Memórias e Saberes populares.”

A Festa Junina ocorreu no dia 30 de junho de 2018, com o Tema do Projeto No Mundo das Memórias e Saberes Populares, apresenta uma proposta de modo bem simples e precisa, que articula as várias áreas/disciplinas do currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, passível de ser adaptada aos níveis de aprendizagens das turmas, tanto na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, pois acreditamos que uma parte intrínseca do processo educativo é o respeito, o reconhecimento e a valorização do nosso rico tecido social, cultural, religioso, econômico e assim  se pensou em levar a cultura para o espaço educativo, estabelecendo um elo com a identidade e a diversidade da nossa região e do povo brasileiro. Essa diversidade não é um elemento a ser encoberto nem esquecido. É um valor a ser festejado e explorado em toda a sua riqueza.6 10 11 12 131

Com o objetivo de reconhecer e valorizar as tradições culturais, através da temática memórias e saberes populares e suas contribuições integrando estas ao currículo escolar, a equipe administrativa, pedagógica e docentes buscou-se trabalhar esse tema para contribuir no ensino aprendizagem de forma cultural e diversificada.

O mês de junho remete a pensamentos alegres e festivos, vemos uma quadra enfeitada, música animada, cheiro de comidas típicas da época junina. As festas juninas trazem toda a sua alegria que todos nós brasileiros gostamos e esse momento é tão relevante e especial a comunidade escolar e familiares. Marcado por inúmeras comemorações, o período junino não fica distante da escola, adentra por meio das ações/atitudes dos alunos e demais sujeitos. Todos se envolvem, pois culturalmente falando, é o período festivo que envolve as famílias, as pessoas. As músicas, danças, tradições alimentares atrelados aos cenários caseiros e das comunidades dão o colorido da festa. Cabem às mesmas fortalecer esta cultura, envolvendo a didática e o entretenimento.

2 4 5 6 8 O projeto trará várias atividades em sala de aula, onde o professor estará articulando através de mini projeto as suas ações junto aos alunos contemplando a participação coletiva como também momentos lúdicos em sala de aula e na área da escola tais como: concursos de trava língua, confecções de painéis e/ ou produções dos alunos nas turmas para expor nos corredores da escola, brincadeiras diversas (roda, adivinhações, provérbios populares, dramatizações de lendas, também pesquisas sobre ao comidas, vestuário  e outras atividades relacionadas ao mês junino). As apresentações de danças devem ocorrer com escolhas pelos professor monitor ou responsável de cada turma ou séries como: brincadeiras de rodas, quadrilha tradicional, Carimbo, Cheiro do Sairé, Dança da Peneira, Dança do Tipiti, Dança do Chapéu, etc. Como sugestões de danças das séries temos: Pré-escolar: Brincadeira de rodas; 1º e 2º ano: Frevo; 3º e 4º ano: Dança da Fita; 5º ano: Country; 6º e 7º ano: Carimbo; 8ª e 9ª ano: Quadrilha tradicional ou Casamento na roç.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas