SOMOS FINALISTAS!
Parceiros

Parceiros no desenvolvimento de nossos produtos


.

INSPIRA AGÊNCIA DIGITAL   

                      .

.face2Ativo 2        instaAtivo 1


CASA BRASIL DIGITAL


KOSKATL COLETIVO CULTURAL

face2Ativo 2        instaAtivo 1

Novas parcerias em andamento
New partnership in progress | Nueva asociación en curso
senai
INOVATIVA
MAGUEY DO CERRADO
MAGUEY DO CERRADO
ENGLISH  |  ESPAÑOL

A INSPIRA MTK é uma Startup de base tecnológica e gestão de conhecimentos, que desenvolve processos e produtos licenciáveis que sejam abrangentes, escaláveis, replicáveis e que atendam a algum tipo de demanda social com atuação rentável. Os ativos são desenvolvidos para gerar fonte de receita de alta margem, buscando um retorno sobre pesquisa, desenvolvimento e investimento em tecnologia.

PLATAFORMA DE PRODUTOS
DE MAGUEY DO CERRADO

Baseada em P&D a plataforma desenvolve protocolos eficientes de produção de ativos biotecnológicos para industria de alimentos e biofármacos. ingredientes ativos polissacarídeos da seiva de Maguey do Cerrado obtidos por biotecnologia. Utilizando uma microbiota específica e consorciada¹ agrega tecnologias e soluções enzimáticas na produção renovável de  biocombustíveis, biopolímeros e bioinsumos industriais

O que oferece:  amplo portfólio de ativos biotecnológicos² para

    1. LICENCIAMENTO DE CULTIVAR

    2. LICENCIAMENTO DE KNOW-HOW

    3. LICENCIAMENTO DE PATENTE

Áreas de atuação: Biotecnologia; Bioprocessamento; Plataformas de produção microbianas; Desenho enzimático e fermentação em escala industrial; Pesquisa & Desenvolvimento em biopolímeros.

Clientes potenciais B2B: Empresas de biotecnologia; Industrias de alimentos; Industrias farmacêuticas; Agroindústria;

A Plataforma está alinhada com as tendências de longo prazo na área da saúde, bem estar e consumo ético incluindo a melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento de produtos e tecnologias que ampliam os limites dos cuidados com a saúde.

¹Microrganismos para uso industrial: produção de biocombustíveis e geração de energia; produção de químicos renováveis e biomateriais;

²O Portfolio e as versões expandidas das minutas de patentes poderão ser disponibilizadas para leitura,  no bootcamp da InovAtiva, a partir da formalização de termo de confidencialidade entre as partes. 

A Plataforma de Produtos de Maguey do Cerrado é uma proposta de modelo de negócio criada a partir de uma descoberta cientifica: uma cultivar fonte de alimentos e biomassa que em interação com o meio ambiente requer menos volume de água para seu desenvolvimento, devido a seu metabolismo CAM (metabolismo ácido das crassuláceas). A característica típica de utilização desse metabolismo é a produção de carboidratos de reserva (frutanos) que possibilitam o desenvolvimento da planta por meio da osmorregulação, crioproteção e tolerância à seca.

O principal diferencial da plataforma é a utilização da seiva de Maguey do Cerrado como fonte de carbono e nutrientes para o desenvolvimento consorciado de microorganismos que compõem a sua microbiota, utilizando métodos polifásicos de processamento bioativos. A seiva de Maguey do Cerrado representa uma alternativa de inovação biotecnológica de impacto transformador no âmbito da ciência, devido ao conteúdo de diferentes metabólitos e sua natureza frutofílica rica em frutanos (sacarose, frutose e glicose), convertendo-se num substrato importante para o desenvolvimento consorciado de leveduras e bactérias, presentes em sua microbiota: Grupo A:  Sacharomyces sp, Zymomonas sp e Leuconostoc sp; Grupo B: Kluyveromyces marxianus e Saccharomyces cerevisiae; e Grupo C: leveduras homofermentativas.

Destaca-se que o principal objetivo do cultivo de Maguey do Cerrado é a produção da SEIVA que serve como substrato para o desenvolvimento polifásico de MICROORGANISMOS, que por sua vez oportuniza a produção de BIOPOLÍMEROS (polissacarideos, oligossacarideos, probióticos e prebióticos) e de COMPOSTOS METABÓLICOS como bioetanol, enzimas (frutanases, Invertases, dextranases, lactases e ainda as produzidas a partir da via metabólica GFOR), grupos fenólicos (flavonóides e homoisoflavonoides), ácidos antioxidantes, agentes antibacterianos, compostos antifúngicos e imunomoduladores.

Para + informações acesse o texto: 
REVISÃO DA LITERATURA  RECENTE SOBRE FRUTANOS DE AGAVES DA SECÃO SALMIANA

Os efeitos das mudanças climáticas, da urbanização e da restrição hídrica no planeta dificultam a obtenção da água necessária para atender às demandas crescentes da agricultura. No Brasil a necessidade de preservação de recursos genéticos e energéticos voltados para biotecnologia é especialmente importante, uma vez que a maioria dos cultivos que compõem a base produtiva do país é de origem exótica. 

LINK PARA VIDEO DIVULGACAO 

Na agenda da pesquisa científica, ganham destaque as inovações biotecnológicas e, nesta perspectiva, a compreensão do papel da microbiota do Maguey do Cerrado fornece subsídios para o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas, preenchendo os requisitos de uso industrial já que seus microrganismos

  • produzem substâncias de interesse; 

  • estão disponíveis em cultura pura;

  • São  geneticamente estáveis; 

  • Crescem em culturas em larga escala;

  • Crescem num meio relativamente barato e disponível em grandes quantidades; 

  • Viabilizam a produção dos insumos  industriais num curto período de tempo.

Tais compostos metabólicos³ causam impacto transformador na industria nutracêutica gerando a produção de açúcares não convencionais como frutooligossacáridos e frutanos, ingredientes nutritivos e funcionais com múltiplas aplicações na formulação de alimentos e ainda fibras alimentares, enzimas, bioetanol, ácidos orgânicos e seus sais. 

³Enzimas de origem microbiana para uso industrial; Processos enzimáticos para transformação de biomassa e seus derivados.

LINK PARA VIDEO BIOPOLIMEROS 

VANTAGENS (Elementos competitivos e diferenciadores):

1. A Startup é detentora da tecnologia de produção de insumos biotecnológicos da cultivar que recebeu em fevereiro de 2017 o Registro do (MAPA), fornecendo uma barreira comercial que favorece o desenvolvimento dos processos e produtos resultantes.

2. A Startup reune  ativos intelectuais e esta  na vanguarda dos conhecimentos sobre a cultivar;

3. Partindo da premissa de que a diversidade e evolução dos microorganismos depende de fatores como localização geográfica, condições climáticas, bem como variedade e maturidade das plantas, estudos genômicos funcionais e estruturais da microbiota do Maguey do Cerrado oportunizarão a identificação de novas subespécies e a consequente ampliação do patrimônio genético nacional;

4. A tecnologia possibilita o monitoramento genômico da materia prima, microorganismos e insumos.

NOVIDADE: O principal diferencial da plataforma é a utilização da seiva de Maguey do Cerrado como fonte de carbono e nutrientes para o desenvolvimento consorciado de microorganismos que compõem a sua microbiota, utilizando métodos polifásicos de processamento bioativos. 

A novidade se revela na tecnologia de indução metabólica por via enzimática com a utilização de:
• microorganismos consorciados pertencentes à microbiota da seiva de Maguey do Cerrado;

• meio liquido 100% Maguey do Cerrado em processos polifásicos de fermentação como fonte de carbono e nutrientes para ativação e conservação das culturas;

• polissacarídeos extraídos da seiva de Maguey do Cerrado como substrato para indução da produção de enzimas e compostos resultantes.

ATIVIDADE INVENTIVA: Abrangendo as áreas de conhecimento da Biotecnologia, Engenharia de Processos e Desenvolvimento Industrial são desenvolvidos protocolos eficientes de: conservação da seiva de Maguey do Cerrado em suas varias fases fermentativas; conservação de sua microbiota (polifásica e consorciada); e conservação dos compostos metabólicos bioativos resultantes (biopolímeros, enzimas, poliálcoois e compostos voláteis).

APLICAÇÃO INDUSTRIAL:  A matéria prima (seiva de Maguey do Cerrado), a tecnologia (aplicação integrada e polifásica de biocatálise) e produtos finais (compostos metabólicos desenvolvidos por um consórcio de microorganismos presentes na microbiota da cultivar) são novos, provenientes de um sistema de desenvolvimento ético, saudável, com métodos ecológicos e tecnológicos de produção. A inovação tecnológica se caracteriza pelo resgate de uma experiência tradicional ampliada por pesquisa e desenvolvimento, gerando novos produtos com alternativas de modelos produtivos sustentáveis e passíveis de serem reproduzidas industrialmente.

PRIORIDADE: A Plataforma de Produtos de Maguey do Cerrado preenche os requisitos de tecnologia verde a partir da produção de energias alternativas e gestão de qualidade do ar por meio de uma agricultura adaptada às Mudanças Climáticas, baseada em Baixa Emissão de Carbono e produção de insumos de alto valor agregado como biocombustíveis, o que a torna uma espécie de valor econômico potencial.

Portfólio de ingredientes ativos obtidos por biotecnologia  para licenciamento:

Pesquisa básica => Estratégia do negocio => Definição dos processos/produtos => Seleção de tecnologias => projeto piloto => produção => ciclo de vida => escrita de 12 minutas de patentes de processos, produtos e usos.

MPV: LICENCIAMENTO DE PATENTE DE FIBRAS NUTRACÊUTICAS: PROCESSO PARA A OBTENÇÃO DE BIOPOLÍMEROS, PRODUTOS DERIVADOS E USOS

LINK PARA VIDEO MPV

 

SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO
Em 2016 tivemos conquistas importantes:

  • A seleção no Prêmio Brasil Criativo do “Concentrado de Aguamiel 100% Maguey do Cerrado” entre os três melhores projetos de gastronomia do Brasil.

  • Assinatura de Termo de Cooperação tecnica com Edital SENAI SESI de Inovação (2016.3) para o desenvolvimento (protótipo) de adoçante probiótico “Concentrado de Aguamiel 100% Maguey do Cerrado”;

  • Aprovação no Edital SENAI SESI de Inovação (2017.1) para o desenvolvimento  do protótipo: Goya Z Ina Fibra Alimentar  100% Maguey do Cerrado;

  • Aprovação no Edital InoVativa Brasil;

IMPACTO AMBIENTAL: O sucesso adaptativo de plantas CAM em ambientes desafiadores (semiáridos) representa uma alternativa importante para a produção de biocompostos, alimentos e fármacos. Nesse sentido a comprovação da eficiência no uso da água pelo Maguey do Cerrado constitui uma importante adaptação fisiológica, que permite às plantas ocuparem habitats caracterizados por uma disponibilidade hídrica intermitente, tornando-se uma espécie de valor econômico potencial.

IMPACTO SOCIO ECONÔMICO: o projeto desenvolve processos e produtos pioneiros no Brasil, rentáveis, nutritivos, provenientes de um sistema de desenvolvimento mais saudável, com métodos ecológicos de produção, que respeitam as pessoas e o meio ambiente desde o início do processo. Para promover a efetiva mudança nas pessoas e nos ambientes impactados pelo projeto, buscamos desenvolver tecnologias que melhorem a sustentabilidade territorial e para tanto utilizamos estratégias que possam garantir um futuro mais seguro e mais estável para todos.

 A Plataforma de Produtos é uma proposta de inovação tecnológica para a reprodução, estabelecimento, produção e aproveitamento integral do Maguey do Cerrado. Estruturada em torno de cinco pilares a plataforma se destaca pela inovação no modelo de gestão articulada em rede, gerando produtos e soluções que podem ser replicados em escala mundial.

PILARES:

Viveiro;
Cultivo Urbano;
Cultivo Agroecológico

Estudos e testes;
Produção intelectual;
Cultivo de microorganismos;
Produção de biocompostos e biopolímeros

Gastronomia

Elaboração de adoçante calórico nutritivo e funcional;
Elaboração de bebidas destiladas

Nutracêuticos
Elaboração de fibras alimentares
Elaboração Produtos simbióticos

Design
Embalagens ecológicas
Xaxins de fibra

Tics e IoT
Plataforma informacional
App de prova de conceito
Embalagens rastreáveis
Embalagens inteligentes

Produtos Farmacológicos
Elaboração de Sutura cirúrgica
Elaboração de pele artificial
Elaboração de compostos metabólicos

Publicações mídias impressas;
Publicações digitais:
Audiovisual

Oficinas;
Workshop;
Divulgação Científica

Instagram socialAtivo 3 socialAtivo 1 socialAtivo 2
Pular para a barra de ferramentas