Posted by on 11 de abril de 2017

.INSPIRA AGÊNCIA DIGITAL

 STARTUP DE NEGÓCIO SOCIAL COM BASE TECNOLÓGICA

MISSÃO: Criar estratégias e soluções para promover a ciência da sustentabilidade, o que significa repensar o desenvolvimento local, seus papéis e vulnerabilidades; rastrear a demanda por recursos renováveis e examinar essa demanda à luz da disponibilidade desses recursos.

OBJETIVO: Desenvolver processos e produtos que gerem impactos sociais e ambientais e ao mesmo tempo gerem resultados financeiros positivos, de forma sustentável.

TECNOLOGIA: Marketing Ambiental, Marketing de Conteúdo,  Marketing Digital, OiT,  Pesquisa & Desenvolvimento. 

QUEM SOMOS: Profissionais das áreas de tecnologia da informação, marketing digital e de conteúdo, Pesquisa & Desenvolvimento, nutrição, biologia, economia, comunicação e produção cultural, interessados em desenvolver trabalhos de cunho social.

O QUE FAZEMOS: Propomos metodologias de diagnóstico e desenvolvemos soluções e projetos que atendam a algum tipo de demanda social, com atuação rentável = geração de valor social + sustentabilidade financeira.

PROBLEMA:

Algumas regiões não produzem recursos ecológicos provenientes de seus próprios ecossistemas e acessam seus recursos essenciais  apenas por meio do comércio. Ou seja, dependem de bens ecológicos externos, principalmente para o fornecimento de alimentos e outros bens essenciais, expondo-se à  volatilidade dos preços de mercado e perturbações na oferta.

A crescente disparidade entre a procura e a oferta torna a economia de alguns países altamente dependente tanto da disponibilidade de ativos ecológicos fora das suas fronteiras como da sua capacidade de pagar o acesso aos recursos e serviços que estes recursos produzem.

Em um mundo com recursos limitados, o fornecimento de alimentos pode facilmente tornar-se uma questão de segurança nacional. Nesse sentido países altamente dependente da biocapacidade importada para os seus alimentos, estão numa posição particularmente vulnerável. É preciso identificar tais situações de vulnerabilidade e reconhecer os riscos à prosperidade econômica da restrição de recursos renováveis

PROPOSTA DE NEGÓCIO SOCIAL:

O Brasil possui uma reserva enorme de possibilidades de renovação de recursos (biocapacidade ou orçamento ecológico) e um déficit de ideias, propostas e projetos voltados para esse capital natural. Nosso negócio social nasceu para pensar soluções de desenvolvimento local sustentável que sejam abrangentes, escaláveis e replicáveis para o aproveitamento desse orçamento ecológico como ativo duradouro que criará oportunidades socioeconômicas futuras.

Entendemos o conceito de “desenvolvimento” como compromisso com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar de todos os envolvidos num determinado local ou região. E “sustentável” como um desenvolvimento que ocorre dentro das limitações ecológicas desse local ou região. Esses conceitos devem ser integrados em todos os processos, desde o planejamento, passando pela identificação de recursos eficientes, até o fornecimento de serviços vitais.

Identificamos uma lacuna no mercado tanto na atuação do poder público e de empresas em propor soluções a partir de um orçamento ecológico, quanto na oferta de serviços e produtos criados a partir de recursos renováveis.

Identificamos, ainda, um déficit de serviços que ofereçam metodologias e ferramentas de mensuração da biocapacidade local, regional e nacional – ou seja, do impacto que os seres humanos estão tendo sobre o meio ambiente em que vivem. Essas ferramentas essenciais para o acompanhamento da demanda e do acesso ao capital natural possibilitam medir:

  • a oferta de recursos renováveis e seu potencial (disponibilidade local de ativos ecológicos)
  • a diferença entre o que é tirado dos recursos naturais locais versus o que está disponível
  • se as demandas de uma população sobre um ecossistema excedem as possibilidades de regeneração desses recursos

A precisão dessas medições oportuniza, a partir de uma realidade específica, o conhecimento do contexto e o planejamento de ações rumo à criação de um modelo de desenvolvimento de sucesso econômico e social.

Atualmente no Brasil existem negócios inovadores, mas não existem muitas startups que se proponham a ser um negócio de impacto social. Isso se dá exatamente pela necessidade do domínio de conceitos, metodologias e tecnologias sociais bastante específicas.

A Inspira nasceu da confluência de desejos e ideias de um grupo de pessoas com formações e bagagens de experiências distintas, que queriam desenvolver negócios que fossem na contramão do sistema econômico que beneficia uma via em mão única.

MODELO DE NEGÓCIO DE IMPACTO SOCIAL – NIS (INCLUSIVO)

EMPRESA DO BEM:
 Utiliza caminhos sustentáveis que possam garantir um futuro mais seguro e mais estável para todos por meio de um sistema de gerenciamento desenhado para manter o grupo de trabalho socialmente bem cuidado e feliz.

TECNOLOGIAS QUE MELHOREM A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA:
Visão tecnológica de futuro – Tecnological word map – Valores tecnológicos de futuro

valores

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS: BIOENERGIA – Eficiência energética

TOLERÂNCIA ZERO A DEFEITOS: Produção sem desperdícios, garantia de qualidade

PREÇO BAIXO E ALTO VALOR: Plataformas comuns de acesso às novas tecnologias (gestão da qualidade, soluções diferenciadas, produção de baixo custo e alta qualidade, produção em locais de baixo custo) Geração de benefícios para todos

GLOBALIZAÇÃO: Soluções escaláveis e replicáveis

SEGURANÇA: Segurança alimentar, produtos seguros, bem-estar e saúde

ECOLÓGICAMENTE CORRETO: sistemas de produção limpos e seguros, menos produção de CO2, produção de bioenergia de forma sustentável

Geração de lucros + diminuição da pobreza: Confluência entre benefício econômico corporativo e impactos sociais por meio de acesso à informação e a processos formativos, oferta de bens e serviços de qualidade a preços justos, além da efetiva inserção da população de baixa renda no processo produtivo e também como consumidor final

DIMENSÕES E ELEMENTOS QUE CONSTITUEM NOSSO MODELO DE NEGÓCIO:

SETA

(1) REDE DE PARCEIROS

  • Fornecedores de matéria-prima: Pequenos produtores familiares
  • Pesquisa & Desenvolvimento
  • Apoio no desenvolvimento de protótipo: Editais de Inovação
  • Aceleradoras
  • Investidores Governamentais

(2) COMPETÊNCIAS DA EMPRESA

  • Conhecimento do contexto, do negócio e dos recursos essenciais:
  • Conhecimento prévio do contexto local pela experiência anterior em gestão de projetos socioculturais
  • Domínio da produção da matéria-prima, dos produtos e dos processos
  • Recursos internos com especialistas técnicos experientes
  • Escalabilidade no processo de produção de matéria-prima

(3) PROPOSIÇÃO DE VALOR

Produtos e serviços voltados para Governança, Produtores, Indústria, Empresas e Consumidores finais de classe A, B, C e baixa renda.

(4) EQUAÇÃO DO LUCRO ECONÔMICO

Impactados com o negócio: parceiros, produtores, investidores

Excedentes provenientes das receitas: Remuneração de proprietários e/ou acionistas; retorno aos investidores; parte reinvestida no negócio; no futuro distribuição dos lucros entre os funcionários.

(5) EQUAÇÃO DO LUCRO SOCIAL (essência do modelo de negócio com impacto)

Impacto social: Oferecemos produtos saudáveis, produzidos de forma ética, sustentável e com um desenho de produção que beneficia toda a cadeia de valor, desde pessoas em situação de vulnerabilidade, até o consumidor final.

Benefício ambiental gerado: produção de alimentos em ambientes com restrição de água (semi-áridos).

BENEFÍCIOS SOCIAIS GERADOS:

Capacitação: Acesso a técnicas e conhecimentos especializados para profissionais qualificados, elevando seu nível educacional, o que a longo prazo se traduzirá em impacto social gerado.

Acesso à tecnologia e informação: oferecemos para os consumidores material informativo sobre a origem cultural dos produtos; fornecemos para produtores familiares de baixa renda mudas e oficinas de propagação: manejo sustentável, preparo da matéria-prima, produção.

Geração de renda: postos de trabalho na produção, embalagem e distribuição do produto e aquisição de matéria-prima.

Acesso: alguns dos produtos finais são destinados à população de baixa renda (impacto nos clientes).

ABRANGÊNCIA:

DESENVOLVIMENTO LOCAL: a mão de obra contratada para execução dos produtos pertence à comunidade e a matéria-prima é comprada de pequenos produtores

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Transforma a realidade de uma região a partir de uma ação planejada, monitorada e avaliada

PROJETO COM IMPACTO GLOBAL, replicável, escalável e lucrativo

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