»

jan 08 2018

Imprimir Post

Arte Näif

henri-rousseau-photo

Henri Rousseau

A Arte Naïf compreende a produção de artistas que rejeitam o academicismo artístico, investindo na espontaneidade e no autodidatismo. A expressão Naïf surgiu pejorativamente para descrever obras de um circuito não profissional de artistas. ocorre que, à medida que grandes artistas como Henri Rousseau e outros foram se estabelecendo e se legitimando como expoentes artísticos, o termo passou a designar a obra de criadores com paixão pela expressão artística livre, independente dos paradigmas formais dos métodos de produção artística.

Com o passar do tempo, foi possível observar, cada vez mais, não apenas a riqueza das obras Naïf, mas também  certas tendências comuns entre seus representantes, tais como o uso de cores brilhantes e saturadas, embora existam também artistas Näif que façam uso de misturas e variedade de tons. Outra característica bastante comum a esses artistas é a opção pela ausência de perspectiva clássica. Assim, abandonam a ideia de criação de ilusão de profundidade em favor do ancoramento das figuras no espaço pictórico como sobreposições em camadas, como se os objetos flutuassem.

Um dos expoentes do estilo é o pintor francês Henri Rousseau, com seus variados quadros retratando cenas na selva e vegetação exótica. Ele e outros artistas do gênero estabeleceram as bases de um senso estético de figuras, aparentemente, com movimento congelado. Muitos pintores e escultores näif projetam sua intensidade e paixão com linhas fortes e coloridas.

Apenas recentemente a arte naïf tornou-se um fenômeno até mesmo por conta de seus artistas que na maioria das vezes não se vêem como criadores para o circuito comercial da arte, preferindo enxergar sua produção como um hobby, pintando apenas para suas famílias, amigos ou instituições religiosas.

 

Link permanente para este artigo: http://culturadigital.br/marielzaaranha/?p=15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas