Associação Fluminense de Belas Artes

Perfil

Nome completo

Associação Fluminense de Belas Artes

Apelido

AFBA

Sexo

Masculino

Data de nascimento

31/12/1940

Cidade

Niterói

Estado

Rio de Janeiro

Telefone

(21) 22354122

Biografia

A AFBA,é a Associação e Escola Fluminense de Belas Artes.

Uma Entidade Civil sem fins lucrativos fundada em 1938, na então capital do Estado do RJ, Niterói já que à cidade do Rio de Janeiro era Distrito Federal – Capital do Brasil. À AFBA conquistou títulos de utilidade pública Municipal e Estadual. E título de mérito cívico outorgado pela LIGA DA DEFESA NACIONAL da Diretoria do Estado do RJ. Sua atmosfera principal é a educação e a cidadania, as Belas Artes, a Arte e a Cultura em terras fluminenses e brasileiras.

Durante muitos anos foi a única mantenedora da renomada Escola Fluminense de Belas Artes, centro educacional e profissional de artes plásticas e visuais assim como de todos desdobramentos da educação, promoção, divulgação e ativismo cultural. Entre seus professores e alunos encontram se grandes nomes das artes e da cultura brasileira e internacional, personalidades artistas de várias correntes e escolas desde o academismo até as instalações experimentais e as artes conceituais e contemporâneas dos dias de hoje. A AFBA continua viva e a cada ano escrevendo mais capítulo com as novas vertentes e abrangências do certame da cultura nacional, sendo assim suas origens e participações são quase que obrigatórias na verdadeira História das Artes Plásticas e Visuais no Brasil.

Atualmente tem como presidente, o reconhecido advogado-marchand independente carioca e consultor de arte e cultura Dr. Ricardo Vianna Barradas que busca às devidas instrumentalizações da tradicional entidade para que nesta nova gestão venha retomar seu antigo e glorioso papel na vanguarda das artes, das belas artes e da educação e cultura fluminense e brasileira.