Calebe Augusto Pimentel

Onde atua

Onde atua?

Sociedade Civil

Profissão

Fotógravo, Video Maker & Produtor Cultural

Representa uma entidade

Sim

Qual entidade

Cineclube 14 BIS

Endereço da entidade

Petrópolis

Palavras-chave

Tag

cinema, língua portuguesa

Grupos em que pretende atuar

Grupos em que pretende atuar

Comunicação, Arte, Memória

Perfil

Nome completo

Calebe Augusto Pimentel

Apelido

VJ CREC

Sexo

Masculino

Data de nascimento

07/10/1982

Endereço

Avenina Joaquim Rolla número 2 Apto 383

Cidade

Petrópolis

Estado

Rio de Janeiro

CEP

25651-050

Telefone

+55(24)33023187

Celular

+55(24)99988-8254

Biografia

Calebe Augusto Pimentel teve seu primeiro contato com projetores e telas ainda durante a infância quando era assíduo frequentador das sessões cinematográficas realizadas pelo Centro Rio-clarense de Estudos Cinematográficos e do Cine Excelsior, em Rio Claro, SP.

Durante a rearticulação do movimento cineclubista brasileiro em 2004 passou a participar ativamente do movimento cineclubista, tendo feito parte da equipe que produziu e realizou a Pré-Jornada Nacional de Cineclubes e o I Encontro Ibero-Americano de Cineclubes também ocorridas em Rio Claro-SP. No mesmo ano participou da I VJBR- I Encontro de Visual Jokeys Brasileiros e da FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.

Ainda como cineclubista participou da equipe de produção da 26ª Jornada Nacional de Cineclubes e do 2° Encontro Ibero-Americano de Cineclubes, ambos em Santa Maria, RS, da Teia Cineclubista, realizados em 2006 e do Encontro Estadual de Cineclubes Paulista, realizado em Atibaia, SP, em março de 2007.

Como vídeo-maker produziu “Cultura é Mãe”, um registro documental de um histórico discurso performático proferido pelo ministro e músico Gilberto Gil na abertura do III Fórum Regional de Políticas Culturais realizado em Rio Claro; produziu ainda vários programas de TV para o projeto Curtas CREC, Mosaico Cultural da TV Brasil “Canal Intregracion”, CINE WEB TV e de alguns documentários e make offs sobre o movimento cineclubista e festivais de cinema.

Apresentou-se pela primeira vez como Visual Jokey na TEMP – BreakCore, festa do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, e, desde então, vem se apresentando com os mais renomados artistasweb da E-MUSIC internacional.

Coordenou oficinas e produções de TV digital, cineclubismo e cinema documentário em vários festivais de cinema e eventos importantes como: I Festival de Cinema e Vídeo do Meio do Mundo (Macapá/AP), I Curtas Lençóis (Barreirinhas/MA), I Encontro de Conhecimentos Livres do Nordeste (Teresina/PI), I Encontro de Conhecimentos Livres do São Paulo (Rio Claro/SP), 2° CINEPORT (Lagos – Portugal), 2°Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual (Atibaia/SP), 5ª Bienal de Arte Cultura da UNE (Rio de Janeiro/RJ), 31° Festival Guanicê de Cinema (São Luiz/MA), Cúpula Social do Mercosul (Brasília/DF), Curta Canoa (Canoa Quebrada/CE), FIKE (Évora – Portugal), Festival de Cinema de Gramado, e no FAIAL FILMS FEST (Açores – Portugal).

Entre os anos de 2006 e 2012 foi produtor geral do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. Diretor Executivo do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa em suas duas primeiras edições (2011/2012), Júri do Prêmio Dom Quixote no Fail Film Fest (Açores -2011), Diretor de Comunicação do Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais Brasileiros (2011/2013) e Coordenador da Filmoteca “Carlos Vieira” do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (2008/2012).

Em 2016 realizou o primeiro FLISOL – Festival Latinoamericano de Software Livre de Petrópolis, com o patrocínio da Microsoft.
Atualmente estuda TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação na FAETERJ – Petrópolis onde coordena o Laboratório de Audiovisual e Gráficos AVG Lab, é júri do Prêmio de Cultura Maestro Guerra Peixe, diretor executivo da produtora Flecha Dourada Filmes, e diretor de criação projetos da Nova Sociedade Comunicação Ltda.

Visite : http://www.calebepimentel.com