Gilvanedja Ferreira Mendes da Silva

Perfil

Nome completo

Gilvanedja Ferreira Mendes da Silva

Apelido

Gil

Sexo

Feminino

Cidade

Recife

Estado

Pernambuco

Telefone

(81) 3446-3872

Biografia

Bibliotecária, atualmente atua como Assessora de Literatura na Coordenadoria de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco- SecultPE/Fundarpe.

Membro do grupo de pesquisa “Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática”, da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO).

Participa do planejamento para o Setor LLLB em Pernambuco, atuando em comissões de análise de projetos, pré-produção, produção e pós-produção de diversas atividades de difusão e formação do Setor do livro e leitura pelo estado de PE, a saber: concursos, festivais, lançamentos de livros, saraus, encontros e seminários de leitura e bibliotecas, encontros de escritores, atividades formativas para o público em geral e para os atores das cadeias do livro: criativa, mediadora e produtiva.

Realizou ações sistemáticas,, incluindo mapeamento de informações sobre as bibliotecas públicas pernambucanas durante as edições do Festival Pernambuco Nação Cultural FPNC (2013-2015), além de ações específicas do setor do livro, dos equipamentos e ativos culturais.

Articuladora dentro do Colegiado de Gestão do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura, responsável pelas atividades de comunicação e divulgação das ações do Fórum; além de atuar na elaboração de projetos, ministração de oficinas e participação em diversos eventos juntamente com os demais articuladores.

No período de 2010 a 2013, atuou como Gerente de Serviço da Biblioteca Popular de Afogados, Recife/PE;

Possui experiência em gestão de equipamentos culturais, processamento técnico, normalização de trabalhos acadêmicos, atendimento ao público, base de dados bibliográfica, ações culturais e literárias, planejamento e execução de atividades de formação e realização de pesquisas e eventos no campo das políticas públicas voltadas às bibliotecas, livro e leitura.