Lani Goeldi

Perfil

Nome completo

Lani Goeldi

Apelido

lgoeldi

Sexo

Feminino

Data de nascimento

10/07/1958

Cidade

Taubaté

Estado

São Paulo

Telefone

12-99112-5097

Celular

12-99112-5097

Biografia

Artista Plástica e Curadora de Arte
Descendentes de Suíços, bisneta do cientista Emilio Goeldi, ex diretor do Museu Paraense Emilio Goeldi.
Dedicou-se às artes plásticas desde muito cedo.
Graduada pela Faculdade de Comunicação Social “Cásper Líbero”- São Paulo na área de Publicidade e Propaganda em 1980 e Pós- Graduada em Marketing Estratégico e Comércio Exterior pela Universidade de Taubaté em 1990, atuou como professora de Criação Publicitária no Departamento de Comunicação Social, quando da implantação do curso em Taubaté.
Fez parte do grupo docente da Escola de Música, Artes Plásticas e Cênicas “Maestro Fêgo Camargo”: como professora de Pintura em Porcelana, sendo pioneira na implantação deste curso na Escola.
Implantou o Projeto Galeria de Arte Itinerante, dentro da Prefeitura Municipal e pelo destaque nas artes plásticas e nas letras foi homenageada pelo Município fazendo parte da Galeria de Mulheres de Taubaté. Durante sua carreira fez diversos cursos de especialização no Brasil e Exterior, participando de vários seminários, com artistas de renome, aperfeiçoando seu dom e encontrando na arte a expressão concreta de sua sensibilidade e atualmente dedica-se à gravura e a pintura digital.Participou de diversas exposições de arte, tanto na capital paulista, possuindo obras em acervos de diversas repartições públicas e particulares tanto no Brasil como no exterior.
Lani Goeldi também dedicou-se a literatura, publicou duas obras e em sua carreira acadêmica, e hoje continua ministrando cursos e palestras em sua área.
Autora do Projeto Cultural de Estudo e Pesquisa Brasil-Suíça Dr. Emílio Goeldi, que desde 1992 iniciou com a coleta de informações por diversas cidades brasileiras, a respeito da vida e obra de Emílio Goeldi e seus descendentes. Este Projeto contou com apoio de diversas instituições públicas do Brasil e da Suíça que culminou com o lançamento do livro “De mãos dadas com o passado” dentro festividades dos 500 anos do Brasil.
Participou com acervo da Família Goeldi, na Exposição : Suíços que Fizeram História, na Basiléia – Suíça , em comemoração aos 500 anos do Brasil.
Foi homenageada pelo Governo do Estado do Pará e inaugurou o Espaço Arte Goeldi no Museu Paraense Emilio Goeldi.
Convidada de Honra nas comemorações dos 150 anos de Emilio Goeldi no Museu Paraense Emilio Goeldi.
É presidente e membro fundador da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi e atua como curadora de diversas exposições dentro da instituição e como curadora permanente do Projeto Goeldi.
Revitalizou a história das artes em Taubaté, promovendo exposições, eventos e intercâmbios culturais entre artistas e profissionais das artes de outras cidades, estados e países. Recebeu várias homenagens e premiações pelo trabalho realizado na área das artes visuais.
Idealizadora da I. Semana de Arte, I Arte na Montanha, I Mostra Taubateana e do Guia Oficial de Taubaté, publicado há dez anos consecutivos.
Na área de projetos culturais, e terceiro setor conseguiu aprovação de projetos significativos junto ao Ministério da Cultura dentre eles a implantação de um espaço cultural em Taubaté, onde os artistas poderão partilhar de seus trabalhos e obras junto à comunidade da região.
Atualmente é referência junto aos órgãos estaduais, municipais e federais na área de marketing cultural, selecionada em diversos editais públicos federais como curadora e coordenadora de diversos projetos na área das artes visuais, sendo inclusive responsavel por um dos 300 Pontos de Cultura do Estado de São Paulo.
Atualmente, tem realizado curadoria de exposições por todo o Brasil junto a Caixa Cultural e Correios e outras instituições, bem como tem ministrado cursos na área de Produção Cultural e Curadoria de Arte.