Conheça os projetos aprovados no edital Povos Originários do Brasil

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou hoje (6), os projetos aprovados e selecionados no edital Povos Originários do Brasil – resultado de parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC) cujo foco está na digitalização de acervos da cultura brasileira.

Logo2_PovosOriginariosLançado em outubro de 2015, o edital recebeu 147 inscrições de projetos de todo o país. Após a fase de habilitação, 101 deles passaram para a segunda fase, tendo sido então analisados por comissão de seleção, formada por 20 integrantes, que aprovou 66 projetos de pesquisadores.

De acordo com os recursos atualmente disponibilizados pelo MinC, foram selecionados os primeiros 21 classificados, de acordo com a pontuação, ficando os demais em lista de espera – caso haja desistências, inadimplência de proponentes com a Administração Pública Federal ou posterior ampliação de recursos para o projeto.

Para chegar a este número de selecionados, a comissão propôs cortes nos valores originais dos projetos, com o intuito de ampliar o número de contemplados, conforme indicado no edital (item 3.2.3).

Dentre os 21 contemplados constam projetos das cinco regiões: oito da região Nordeste, quatro da Norte, quatro da Centro-Oeste, três da Sudeste e dois da Sul. 

Os projetos não aprovados têm três dias úteis para recursos, por meio de formulário próprio disponível na plataforma de inscrições Clio, acessível pelo perfil criado quando da submissão da proposta.

Para Marcos Galindo, professor da UFPE e coordenador-geral do projeto, as propostas enviadas tinham qualidade, mesmo que muitos ainda fossem resultado de dissertações e teses, havendo necessidade de adequações: “a comissão preocupou-se em detectar os projetos que realmente tinham foco em documentação e formação de acervos – principal objeto do edital”, esclareceu. Continue lendo na página do Ministério da Cultura.

Texto: SPC/MinC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*