DPLA e Europeana lançam declarações de direitos para acervos digitais

Rights Statements (‘declarações de direitos’ em tradução livre) é o nome do projeto que está sendo desenvolvido pela Europeana, a biblioteca digital europeia, e a Biblioteca Pública Digital da América (DPLA).

O objetivo é padronizar as declarações de direitos para objetos digitais disponibilizados na web por instituições culturais ou plataformas que agregam conteúdos de patrimônio cultural.

rights statements logoPensadas para serem entendidas tanto por seres humanos quanto por máquinas, como mecanismos de busca, atualmente estão definidas 11 possibilidades de declarações de direitos, que buscam sintetizar centenas de modelos existentes.

Já tratamos aqui sobre o tema em um post recente. Mas neste mês de maio, a DPLA levou à público dois seminários web – “webinars” – sobre o tema, com o intuito de esclarecer do que trata o projeto, o que é necessário para fazer as declarações e quais são os planos de implementação do Rights Statements pela DPLA e a Biblioteca Pública de Nova Iorque – instituição local parceira na iniciativa. O Brasil já estuda a possibilidade de também integrar a fase de testes do projeto.

As duas sessões webinar estão disponíveis, com áudio e legendas em inglês, no canal do Youtube da DPLA, que você pode conferir abaixo.

Foto (destaque): divulgação/DPLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*