Museus na palma da mão

Em relação a conteúdos digitalizados e disponíveis na web, fala-se muito da crescente, mas ainda pouco entendida, possibilidade de reutilização daquilo que está em Domínio Público para os mais diversos fins – culturais ou não. Mas, na realidade, o que é possível desenvolver a partir dessa possibilidade?

Um circuito em torno do chá em Londres: incentivo ao reuso

Um circuito em torno do chá em Londres: incentivo ao reuso

A Europeana, instituição com a qual o Brasil tem travando um diálogo frutífero, está sempre atenta à reutilização por terceiros dos dados que disponibiliza – várias aplicações têm sido criadas a partir das APIs fornecidas – com o intuito de fortalecer a prática do conhecimento comum, da inteligência coletiva e da criatividade. Confira a seguir três dessas aplicações com foco nos museus europeus!

Muzeums é um aplicativo (app), desenvolvido na Itália, que oferece acesso a conteúdos de museus e outras instituições culturais, tendo como ponto de partida o perfil do usuário, podendo ser rearranjado em diferentes formatos. Além da versão gratuita, disponibiliza versões pagas com mais recursos.

Na mesma linha, o app grego ClioMuse aposta nas narrativas para entreter os visitantes de exposições com “histórias únicas e inesperadas”. Funcionando como guia turístico, o usuário pode compartilhar impressões, gerando assim conteúdo social . Vencedor da competição Food&Drink da Europeana, possui versão gratuita para Android e IOS.

Já pensou em fazer um percurso mediado pelo chá inglês? A aplicação web Tea Trial London (ou “a prova do chá londrino” em tradução livre) foi pensada para guiar os ‘tea lovers’ por lugares que guardam a memória da bebida. Além da possibilidade de degustação, o visitante acessa ainda coleções em torno do tema.

Conheça outros aplicativos desenvolvidos a partir da Europeana. Experimentou algum? Conte aqui para nós!

3 comentários sobre “Museus na palma da mão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*