Plataforma traz informações sobre mais de 3 mil museus do Brasil

A partir da base de dados do Cadastro Nacional de Museus, mantido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), está no ar o projeto da Rede Nacional de Identificação de Museus (Museusbr), que, em parceria com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Ministério da Cultura, disponibiliza os dados de mais de 3 mil museus no formato Mapa Cultural.

Mapa Museusbr permite visualizar a distribuição dos museus pelo país

Mapa Museusbr permite visualizar a distribuição dos museus pelo país

Com a nova configuração, o mapeamento e a atualização das informações dos museus serão realizados de forma colaborativa, permitindo a participação direta das instituições na confecção de cartografias, no fornecimento de informações e na produção de conhecimento sobre os museus brasileiros.

A busca no mapa cultural pode ser feita diretamente pelo nome do museu, sua tipologia (artes visuais, ciência e tecnologia, por exemplo), se é um museu público ou privado ou, simplesmente, clicando em um dos pontos presentes no mapa do Brasil.

Ao clicar no nome da instituição, é possível ter acesso a mais detalhes sobre aquele equipamento cultural – como serviços oferecidos e instalações.

Nesta primeira fase, as informações fornecidas restringem-se àquelas presentes na base de dados do Ibram: a intenção, com o aprimoramento do processo de colaboração, é que os museus acrescentem atividades desenvolvidas, como agenda cultural, além de outros dados relevantes para os visitantes.

A plataforma Museusbr permite também extrair os dados dos museus em formato de planilha, por meio de filtros e cruzamentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*