Portal integra busca das bibliotecas nacionais do Brasil e Portugal

Lançada no mês de maio, a primeira etapa do projeto Biblioteca Digital Luso-Brasileira é resultado da parceria entre a Biblioteca Nacional do Brasil (BN) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

Dentre os objetivos principais estão a coordenação de esforços de digitalização dos acervos, evitando assim a duplicação de conteúdos presentes nas duas instituições – o que otimiza os recursos disponíveis -, e disponibilizar, em um mesmo serviço, o acesso às coleções, ampliando a visibilidade na web de conteúdos culturais em língua portuguesa.

Do acervo BN: a gravura Antílope, do português Teodoro Antonio de Lima (final do século 18)

Do acervo luso-brasileiro: a gravura Antílope, do português Teodoro Antonio de Lima (final do século 18)/Domínio público

Vale destacar ainda, no âmbito da parceria, o apoio oferecido pela Fundação Biblioteca Nacional para a digitalização em massa de microfilmes de jornais da BNP, com mais de 15 milhões de imagens.

Em uma busca por  Título, por exemplo, estão disponíveis no novo portal mais de 279 mil itens para visualização. Com informação detalhada sobre as obras bibliográficas, os conteúdos estão em domínio público e podem ser baixados pelos usuários.

Segundo Ângela Bettencourt, coordenadora da Biblioteca Nacional Digital, “o portal reúne metadados de uma rede que integra dezenas de instituições culturais nos dois países: o projeto já nasce com um respeitável conjunto de aproximadamente dois milhões de referências”, enumera.

Maria Inês Cordeiro, diretor-geral da BNP, acredita que o significado do portal excede as instituições e amplia o alcance e impacto das culturas brasileira e portuguesa: “através das duas bibliotecas nacionais, os acervos de muitas outras instituições dos dois lados do Atlântico estão também presentes”.

Imagem (destaque): “Preguiça” – desenho, autor desconhecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*