Reabrindo os Diálogos Setoriais

Neste ano, pela segunda vez, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), emplacou uma ação no Projeto Diálogos Setoriais União Europeia (UE)-Brasil.

O apoio financeiro da UE para a ação “Sistemas de informações e acervos digitais de cultura” está possibilitando ao MinC retomar as reflexões sobre os melhores caminhos para se estabelecer uma política nacional no Brasil que contemple os processos de digitalização, preservação, armazenamento e difusão de acervos culturais na internet. Para isso, a expertise das instituições europeias tornou-se primordial.

Em 2012/2013, o objetivo era estabelecer contatos iniciais com instituições europeias e conhecer arranjos para integração de diferentes tipologias de acervo, com ênfase no desafio que é promover canais de acesso comuns às coleções digitalizadas de bibliotecas, arquivos e museus. Um seminário internacional foi realizado, na esteira de outra bem-sucedida experiência realizada em 2010.

Desde então, o Ministério da Cultura promove o diálogo e a reflexão de suas instituições de memória (como Fundação Casa de Rui Barbosa, Biblioteca Nacional e Instituto Brasileiro de Museus) em torno de caminhos possíveis para disponibilizar ao acesso público milhares de objetos culturais em domínio público, apoiando o cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Cultura.

Além disso, a SPC tem apoiado, com recursos financeiros, o desenvolvimento de expertise nacional nos conceitos e tecnologias que orientam os desafios da digitalização – em parceria com as universidades federais de Goiás (UFG) e Pernambuco (UFPE).

Inteligência coletiva, domínio público, direitos autorais, modelos de metadados, ontologias, arranjos de interoperabilidade e reuso são termos-chave no vocabulário deste segundo momento de interação entre os interesses do Brasil e UE.

É nesta seara que navegaremos nos próximos posts deste blogue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*