Seminário em Portugal trata da preservação de patrimônio digital

Seminario_Portugal_jun2016A direção-geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) de Portugal realiza, nos dias 20 e 21 de Junho, o 2º Seminário de Preservação Comum de Patrimônio Digital.

Destacar a questão da preservação do patrimônio digital, para que seja reconhecido o seu valor estratégico, além de apresentar cases internacionais e discutir cenários futuros para o setor estão entre os objetivos do encontro.

Problemas burocráticos decorrentes  da governação em rede, regulação da função tecnológica, como contratação de entidades externas, gestão financeira e armazenamento e serviços de preservação digital estão entre os temas que serão discutidos durante os dois dias no Arquivo Nacional Torre do Tombo – localizada na Universidade de Lisboa.

Confira a programação prévia do seminário e saiba como participar.

No mês de abril, uma missão brasileira do Ministério da Cultura (MinC) realizou visita técnica a DGLAB/Torre do Tombo para tratar dos temas sistemas de informação e acervos digitais de cultura, havendo o interesse das partes em estabelecer uma parceria para testes em torno de sistemas de gestão de acervos e repositórios de objetos digitais.

Texto: divulgação/DGLAB

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*