Um braço forte europeu

Há 10 anos como diretora executiva da Europeana, a inglesa Jill Cousins assumiu o papel de especialista internacional para a ação “Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura”, proposta pelo Ministério da Cultura no âmbito do projeto Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil.

Pela primeira vez, Cousins esteve no Brasil, em outubro, participando de reunião de trabalho com a Coordenação Geral de Cultura Digital do MinC, responsável direta pelo acompanhamento da ação, e o consultor nacional, especialista em inteligência coletiva, o paulista Luiz Bouabci.

Cousins e Bouabci durante encontro com Juca Ferreira (de perfil)

Cousins e Bouabci durante encontro com Juca Ferreira (de perfil)

Além de aspectos relacionados aos produtos que serão entregues por ambos, como resultado da consultoria, a visita da diretora da Europeana gerou ainda um momento político relevante: encontrou-se com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, quando teve a chance de colocar alguns tópicos relacionados sobre o papel dos acervos digitais hoje.

A aproximação com a Europeana, portal que agrega os conteúdos digitais do patrimônio cultural europeu, é estratégica para o Brasil, pois a instituição hoje lidera, ao lado da Biblioteca Digital Pública da América (DPLA, em inglês), uma discussão global sobre os rumos atuais e os próximos passos para o setor.

Além das consultorias, a ação do MinC nos Diálogos Setoriais contempla ainda missões a países com experiências exitosas na área de acervos digitais e a realização de um seminário internacional no Brasil, no próximo ano, onde os resultados de todas as etapas da ação serão apresentados.

A primeira missão aconteceu em novembro, durante o encontro anual da rede Europeana (AGM 2015) em Amsterdã (Holanda). Vamos contar tudo em detalhes – aguarde os próximos posts!

Fotos (destaque e interna): Lia de Paula/MinC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*