Wikipédia: manuais dão dicas sobre colaboração e usos educativos

Quem nunca se utilizou da Wikipédia para buscar um termo novo ou desconhecido, que atire o primeiro dicionário impresso!

Necessária, e também polêmica, a enciclopédia digital, criada há 15 anos nos Estados Unidos, é referência global quando se fala em conteúdo criado de forma colaborativa e aberto para reuso, mesmo que ainda muito se questione sobre a veracidade das informações disponíveis – especialmente para fins de pesquisa e educacionais.

wikipedia_AaZ

Capa do manual em português

Em português, ela já conta com mais de 924 mil artigos (e contando…). Mas como se organiza esse conglomerado de conteúdos em processo constante de atualização? E que fins educativos, por exemplo, a Wikipédia pode gerar sem que paire a dúvida sobre a qualidade da informação ?

Duas publicações gratuitas, disponíveis na rede, tratam dos temas acima: Wikipédia de A a Z é um manual que aborda os pontos centrais sobre o funcionamento da enciclopédia – da edição de verbetes aos direitos autorais; da utilização de imagens a realização de maratonas de edição. Com textos curtos e diagramação dinâmica, a publicação é o ‘mapa da mina’ para quem quer se aventurar no universo wiki.

Wikimedia na sala de aula oferece uma série usos pedagógicos para conteúdos visuais, e outros formatos de mídia, da Wikipédia – que fazem parte do projeto Wikimedia.

São 15 atividades propostas em diversas áreas do conhecimento, organizadas por nível de ensino (Fundamental 2, Ensino Médio e Ensino Superior) que podem ser utilizadas por professores como atividades finais ou ponto de partida para outras pesquisas. A apresentação das propostas é clara e objetiva, dando o passo a passo para a realização dos exercícios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*