Banco de Partituras da Secult/CE disponibiliza 400 músicas

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará mantém na internet um acervo de cerca de 400 partituras para download gratuito. Além de baixar a partitura, é possível ouvir a música escrita na pauta. As peças são direcionadas às bandas de músicas, com arranjos para flauta, clarinetes, saxofones (alto, tenor e barítono), trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba e percussão.

Funarte divulga resultados. Imagem: http://www.flickr.com/photos/jody_art/1915746794/ Licenciada por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.0 Genérica

Atualizações do banco de partituras é mensal. Imagem: http://www.flickr.com/photos/jody_art/1915746794/ Crédito: Jody Art / Licenciada por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.0 Genérica.

O acervo é administrado pelo Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (Sebam/CE), que promove a articulação e a troca de experiência entre as bandas de música existentes no Estado. Para acessar o banco, basta visitar o endereço www.secult.ce.gov.br/bancodepartituras. As partituras também estão disponíveis no Museu da Imagem e do Som do Ceará (Mis/CE).

O banco disponibiliza um repertório básico dos principais estilos e ritmos da música brasileira – com xotes, baiões, marcha, valsas, sambas, frevo e etc. – abrangendo um vasto leque de compositores. O acervo também atende à demanda das bandas de músicas por um repertório temático, com músicas típicas dos festejos de Natal, Carnaval, Festa Junina, Dia das Crianças, Festa Pátria, entre outros do calendário temático, que começa em janeiro, com os reisados e termina em dezembro com o Natal.

Também é possível encontrar músicas de ícones da música popular brasileira, como Fagner, Ary Barroso, Luiz Gonzaga, Benito de Paula, Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Tom Jobim, e até do poeta cearense Patativa do Assaré, do argentino Carlos Gardel e de autores clássicos como Tchaikovsky.

Atualização – mensalmente são colocadas, pelo menos, quatro novas partituras no banco. Em setembro deste ano, foram 93 novas peças, entre marchas e dobrados, em comemoração ao dia 7 de setembro, servindo de estímulo às bandas para execução de novos repertórios nos festejos de independência. Anualmente, a Secretaria da Cultura lança o prêmio Alberto Nepomuceno de Composição para Bandas de Música, premiando quatro composições inéditas arranjadas e partituradas nos moldes do Banco de Partituras, que também são disponibilizadas no banco e distribuídas entre as bandas de música do estado.

Os autores das músicas premiadas recebem ainda o valor de R$ 10mil em dinheiro, cada. A iniciativa, além de ampliar o acervo, fomenta e divulga o trabalho dos músicos compositores do Ceará. Já estão disponíveis no site as músicas dos ganhadores de 2006 à 2008. Em breve, serão incluídos os trabalhos de 2009, em fase de editoração, e os de 2010, em fase de análise pela comissão julgadora do prêmio.
Mais informações: www.secult.ce.gov.br/bancodepartituras

Texto: Comunicação da Secult/CE

Share

3 ideias sobre “Banco de Partituras da Secult/CE disponibiliza 400 músicas

  1. Bembem Dantas

    O banco de partituras da SEBAN, é uma das iniciativas mais brilhantes que existe hj no Brasil. Aberto, democrático! Administrado de maneira séria e despretenciosa. Um serviço de primeira qualidade e de uma importancia histórica imensurável.
    com o intuito de ajudar os mestres de bandas a melhorar seu repetório, esse serviço de utilidade pública, tem difundido a música de bôa quaqlidade! Compositores, arranjadores de auto valor, mas até então anônimos, veem suas peças sendo divulgadas e executadas em todos os recantos.
    Eu particularmente, tiro meu chapéu e agradeço em nome da cultura brasileira, aos idealizadores do banco de partituras, mas princialmente aqueles que o administram, que são os responsáveis por esse grande sucesso.
    Abraço fraterno
    Bembem Dantas
    AMUSIC/ UNIBAN- Cruzeta RN

Os comentários estão fechados.