Pintor Pedro Américo é tema de semana cultural em Areia-PB

O Ponto de Cultura Viva o Museu e a Associação dos Amigos de Areia (AMAR), na Paraíba, anunciam a programação da mostra “As Cores de Abril – edição 2012″, uma série de eventos comemorativos em alusão ao aniversário do pintor, poeta e romancista areiense Pedro Américo. As atividades serão realizadas entre os dias 18 e 29 de abril, com mostras, oficinas, gincanas culturais e entrega de instrumentos aos alunos da oficina de música desenvolvida pela associação .

Pedro Américo deu início à sua carreira artística ao entrar em contato com o naturalista francês Louis Jacques, que viajava pelo sertão brasileiro, documentando a fauna e a flora locais, em 1852. Américo acompanhou o estudioso em sua expedição durante um ano e 10 meses, desenvolvendo seu talento ao retratar as riquezas naturais e humanas da região. A partir desta oportunidade, enveredou pelos estudos relacionados às belas artes e, adulto, foi consagrado pelas suas pinturas, tendo “Independência ou Morte”, mais conhecido como “O Grito do Ipiranga”, entre os seus trabalhos mais consagrados.

As atividades comemorativas têm o objetivo de valorizar a história e a produção cultural do município, através de ações que incentivem a busca pela cultura como agente fomentador de crescimento e cidadania.  O projeto “As Cores de Abril” conta com o apoio de várias instituições como a Funarte, IPHAN, IBRAM, BNDES, Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Paraíba.

PROGRAMAÇÃO

18 a 29 de abril – Visita programada aos museus Casa de Pedro Américo e Regional de Areia

19 a 21 de abril - Oficina de Caricatura, com inscrições no Ponto de Cultura Viva o Museu

27 de abril

13h – 16h: Gincana Cultural “Desafios de Pedro”, no Colégio Pio XII, com inscrições no Ponto de Cultura Viva o Museu

16h30: Retreta em homenagem a Pedro Américo, no coreto da Praça João Pessoa

17h: Entrega de instrumentos aos alunos da oficina de música, pela Funarte (com recursos do Edital de Apoio às Bandas de Música), no coreto da Praça João Pessoa

17h15: Entrega do bolo em comemoração ao aniversário de Pedro Américo, na Praça Pedro Américo

Texto: Juliano Mendes da Hora – Ascom MinC / RRNE

Share