Livro e documentário põem as artes visuais a serviço da água

No próximo dia 04 de Julho (quarta-feira), acontece o lançamento do livro “Água pra que te quero! Caderno de Viagem”, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Recife Antigo. O livro tem como temática a relação do ser humano com a água, alertando para práticas positivas e negativas que envolvem da população.

O cotidiano das comunidades localizadas nas bacias hidrográficas cearenses de Banabuiú, Alto Jaguaribe e Salgado também são abordados através da fotografia e pesquisa. Em formato multimídia, a edição vem acompanhada de um CD com fotos e um vídeo documentário  onde apresenta depoimentos de moradores sobre importantes aspectos relativos a água, como: preservação, distribuição, consumo, escassez, poluição e abundância, entre outros.

ÁGUA NAS TELAS DO CINEMA

Na ocasião do lançamento, a autora Nívia Uchôa e a coordenadora do Projeto Água pra que te quero! Cris Vale irá receber os convidados para uma roda de conversa seguida da sessão de autógrafos. Durante o lançamento, haverá ainda a exibição do documentário Água pra que te quero!. O filme faz um contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural  e conforme a autora, tem o intuito de  “estimular e difundir a arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão, estética do olhar”. O curta metragem, de cerca de 16 minutos, tem participado de mostras competitivas de cinema e vídeo nos estados do Ceará e Pernambuco, Amazônia. Agora a produção terá lançamento em Recife, Pernambuco.

FOTOGRAFIA COMO CANAL DE MOBILIZAÇÃO POPULAR

Nívia Uchôa é graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri/URCA, e desenvolve um tabalho de curadora e coordenadora do Encontro Conversas Fotográficas, evento voltado para uma reflexão da arte fotográfica entre fotógrafos acadêmicos, estudantes e artistas. Suas incursões fotográficas baseiam-se numa pesquisa autoral a partir do ser humano, da identidade, do cotidiano e principalmente da água e a sua relação com o ser humano. Membro de imporantes entidades do setor visual, como o IFOTO – Instituto da Fotografia, a Associação de Audiovisual do Cariri, o Fórum Foto Ceará e a Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil, Uchôa também participa da mobilização de fotógrafos da região do Cariri para a articulação de decisões importantes relacionadas às políticas públicas da cultura dos Municípios e Estado.

COORDENADORA

Cris Vale, Administradora, Gestora Cultural na área de projetos culturais e ambientais. Atualmente é Consultora da UNESCO.

SERVIÇO

Lançamento  Água pra que te quero! (Nívia Uchôa)

Livraria Cultura Paço Alfândega – Recife Antigo – 04 de Julho de 2012

Mais informações pelos telefones:

(81) 9514.8280 e (81) 9514.8290

E-mails para contato:

poesiadaluz2@gmail.com

crisvaleproducao@gmail.com

agua.praquetequero@gmail.com

Share