Recife: Artes Visuais e Literatura no universo lúdico de Nara Amelia

O que acontece quando as artes visuais dialogam com a literatura e o imaginário das lendas e contos? Esta é a premissa da exposição “O Melhor dos Mundos Possíveis!”, da gaúcha Nara Amelia, que entra em cartaz nesta terça-feira (26/02) na Sala Nordeste, no Bairro do Recife. A mostra apresenta um universo lúdico, cujas figuras híbridas põem a natureza como um meio propício para a reflexão crítica sobre a cultura e o homem, a partir de sua semelhança com os animais, que por sua vez, alegorizam os comportamentos e valores humanos. A abertura será realizada às 19h, com a participação da artista.

Para esta exposição, a obra de Nara Amelia se faz presente através de uma pesquisa artística apoiada no arquétipo da memória universal, utilizada para transmitir conhecimentos e valores através das histórias. A artista utiliza técnicas como água-forte e ponta-seca, da gravura em metal, e desenhos dispostos em papéis envelhecidos apropriados de livros, que fazem a ponte entre a imagem, o texto e a temporalidade impregnada no compartilhamento das experiências humanas.

“O meu trabalho dialoga com formas e estéticas que reúnem desde as mais antigas representações de animais, como alegorizações de concepções espirituais ou morais, passando pelos tradicionais bestiários, cuja caracterização propõe valores morais para o homem, conforme vemos nas fábulas protagonizadas por estas criaturas, que carregam consigo narrativas com finalidades moralizantes”, afirma a artista, que para esta mostra buscou referências em nomes como Albrecht Dürer, Gustave Doré, Gilvan Samico, Max Ernst, Kafka, Jorge Luis Borges, Júlio Cortazar, Gabriel Garcia Márquez e João Guimarães Rosa, entre outros.

“O Melhor dos Mundos Possíveis!” é uma exposição que une a história da arte e a literatura, apoiada na valorização dos processos e formas artesanais e estéticas que remontam a um outro tempo, evocando imagens e narrativas antigas, transportando o visitante à época de um imaginário sensível e pré-industrial. A mostra segue até o dia 12 de abril com acesso gratuito, e contará em sua abertura com um bate-papo entre Nara Amelia e os presentes, com o objetivo de trocar experiências e estimular novas ações no segmento das artes visuais, à partir das 19h, seguido de um coquetel para brindar o encontro do mundo da artista com o universo cultural do Recife. Nara Amelia é contemplada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Sala Nordeste de Artes Visuais Recife.

Serviço:

Exposição “O Melhor dos Mundos Possíveis!”, de Nara Amelia

Local: Sala Nordeste – Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife

Data: De 26 de fevereiro a 12 de abril de 2013.

Horários: Abertura em 26 de fevereiro às 19h, com presença da artista. Visitação de segunda à sexta, das 10h Às 18h.

Informações: (81) 3117-8430.

Texto: Juliano Mendes da Hora – Ascom Minc / RRNE

Design: Juliano Mendes da Hora, sobre arte de Nara Amelia

Share