Sala Nordeste comemora nova fase com concerto musical gratuito

garcia2

A Sala Nordeste, espaço cultural localizado na sede da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE / MinC) em Recife, inicia neste mês de junho uma nova fase em sua trajetória. Inaugurada em 2010, ela foi originalmente concebida para abrigar projetos de artes visuais e moda, mas a partir deste ano também contemplará outras linguagens, como literatura, cinema, artes cênicas, música e outras. Para celebrar a iniciativa, a Funarte Nordeste, em parceria com a RRNE, promove nesta quinta-feira um concerto da Orquestra Jovem de Pernambuco, com regência do maestro Rafael Garcia, à partir das 19h.

Contemplada em prêmios como o de Circulação de Música e Concertos Didáticos (Funarte), e Interiorização da Música (Funcultura/PE), entre outros, a Orquestra Jovem foi criada em 1986 com o objetivo de dar oportunidade de aperfeiçoamento e preparação para jovens instrumentistas de cordas e alunos das mais diversas escolas de música de Pernambuco.

Para o chileno Garcia, que adotou o Brasil como segunda pátria após assistir a seleção de Mané Garrincha em sua terra natal aos 18 anos, a música clássica é mais ampla do que se pode imaginar. O trabalho realizado ao longo dos anos em parceria com sua esposa, a pianista pernambucana Ana Lúcia Altino, prova que a paixão e a dedicação aos clássicos conseguem tocar os ouvidos e corações das platéias mais variadas. “A música não conhece fronteiras. Quando você menos espera, já está cativado por ela. Fui testemunha de sorrisos e aplausos que ultrapassam aquilo que o senso comum define como público de música clássica. Ela arrebata a todos, sem exceção”, afirma.

O público que comparecer ao concerto da Orquestra Jovem de Pernambuco na Sala Nordeste terá a oportunidade de conhecer o trabalho de jovens que já dividiram o palco com nomes de destaque no cenário nacional, como o violoncelista Leonardo Altino e o maestro e solista João Carlos Martins, o violonista russo Dmitri Berlinsky e o pianista coreano Jihye Chang, entre outros.

Serviço:

Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Rafael Garcia
Local: Sala Nordeste – Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife, Recife – PE
Data e hora: 13 de junho (quinta-feira), às 19h
Acesso Gratuito
Texto e foto: Juliano Mendes da Hora – Ascom MinC / RRNE

Share
Este post foi publicado em Textos em por .

Sobre Ministério da Cidadania - Regional Nordeste

São ainda responsabilidade do Escritório Regional Nordeste: fornecer subsídios para a formulação e avaliação das políticas, programas, projetos e atividades da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social; a Secretaria Especial do Esporte; a Secretaria Especial de Cultura; auxiliar o Ministério da Cidadania na articulação com os órgãos federais, estaduais, municipais e entidades privadas, incluindo empresas, instituições culturais e o terceiro setor; atender e orientar o público quanto aos serviços prestados pelo Ministério; prestar apoio logístico e operacional aos fóruns de política cultural; exercer as atividades de ouvidoria; e exercer outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.