Sala Nordeste recebe mostra Âmago

PimentaA Sala Nordeste, espaço cultural localizado na sede da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE / MinC) em Recife, está de portas abertas com a exposição “Âmago”, do artista cearense Júnior Pimenta. Localizado na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife (PE), a obra conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Nordeste e apoio do Ministério da Cultura através do edital intercâmbio e difusão, ficando em exposição de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

A mostra é resultado de um processo desenvolvido deste junho de 2012, quando Júnior Pimenta e a crítica de arte e curadora Ana Cecília Soares participaram de uma residência artística na Colômbia, no espaço Residência en la Tierra, na zona rural da cidade de Montenegro.

Após seu retorno ao Brasil, além dos trabalhos desenvolvidos durante a vivência com o lugar, as experimentações seguiram em Fortaleza, culminando em novas produções, na qual estarão expostas. Com quase dez anos de experiência, Pimenta realiza a sua primeira obra individual apresentando seis trabalhos inéditos.

Nas fotos de grande dimensão, denominadas Homem-estaca, Escola e Homem-bambu, o artista funde seu corpo a outros objetos para refletir sobre questões referentes à demarcação e a proteção da propriedade privada, a fragilidade do ser e aos processos de transmutação e camuflagem com o ambiente.

O espaço também receberá a exibição do vídeo Do pó ao pó, traçada pelas reflexões a cerca de uma tradição que acontece em várias culturas, inclusive em Antióquia na Colômbia. Trata-se de um ritual de renascimento chamado El intierro del guerrero, na qual Pimenta busca oferecer esse novo significado para a prática, uma forma de transformação pessoal.

Além das obras já citadas, o lugar recebe também duas séries fotográficas espalhadas por todo o salão: Móvel e Parábola. A primeira enfatiza o fenômeno das dunas móveis frequentes nas praias do Ceará. Na segunda, o artista constrói uma linha imaginária como uma espécie de percurso. Além de pensar questões como trajetória, fluxo contínuo e circular.

A mostra Âmago fica em cartaz até 14 de setembro de 2013. Durante o período da exposição, haverá uma fala do artista e da curadora, sobre o processo de construção da exposição e lançamento do catalogo. Acontecerá em data a ser divulgada posteriormente.

Serviço:

Endereço: Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife, Recife – PE.
Visitação:  segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Info: (81) 3117-8442

Encerramento:
Dia 14 de setembro de 2013 (domingo).

Texto: Álvaro Júnior – Ascom RRNE/MinC

Share
Este post foi publicado em Textos e marcado com a tag , , , , , em por .

Sobre Ministério da Cidadania - Regional Nordeste

São ainda responsabilidade do Escritório Regional Nordeste: fornecer subsídios para a formulação e avaliação das políticas, programas, projetos e atividades da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social; a Secretaria Especial do Esporte; a Secretaria Especial de Cultura; auxiliar o Ministério da Cidadania na articulação com os órgãos federais, estaduais, municipais e entidades privadas, incluindo empresas, instituições culturais e o terceiro setor; atender e orientar o público quanto aos serviços prestados pelo Ministério; prestar apoio logístico e operacional aos fóruns de política cultural; exercer as atividades de ouvidoria; e exercer outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.