Obra de Braz Marinho está em cartaz na Sala Nordeste

Braz Marinho em sua última exposição em 2010 – Foto: Paulo Lopes / Prefeitura do Recife

Desde o dia 11 de dezembro, está para visitação na Sala Nordeste a mostra Retrospectiva Braz Marinho. A exposição faz um apanhado de desenhos, pinturas, esculturas, gravuras e instalações de diversas etapas da carreira do artista, e ficará em cartaz até o dia 10 de janeiro de 2014, das 10h às 18h, de segunda à sexta com entrada gratuita.

A exposição é uma iniciativa da Funarte Nordeste, em parceria com a Gerência Operacional de Artes Visuais do Recife, e presta uma homenagem ao artista radicado na capital pernambucana, falecido em fevereiro deste ano. Marinho transitou por entre diversas linguagens, entre desenhos, pinturas, esculturas, gravuras e instalações. A mostra está em paralelo ao Seminário Funarte Desafios Contemporâneos, que acontece até quinta-feira (12/12) com importantes nomes da cena atual em debates abertos ao público.

História: 

Paraibano de Sousa, Braz Marinho adotou o Recife para si em 1970. Sua estreia se deu em 1984 durante o 12º Salão dos Novos de Pernambuco, no Museu de Arte Contemporânea de Olinda. Sua primeira mostra individual com desenhos e pinturas foi realizada em 1986. Além da Marim dos Caetés e da capital pernambucana, Marinho também transitou entre São Paulo e Portugal, retornando ao Brasil em 1997. Ao longo de sua carreira, conquistou êxitos como o Prêmio Relevo Nacional de Artes Gráficas, em São Paulo, em 1998; o Prêmio Aquisição do 26º Salão Nacional de Belo Horizonte (MG), no Museu de Arte da Pampulha em 2000 e o Prêmio Exposição Individual no Salão Nacional de Belo Horizonte, em 2001.

Serviço:

Retrospectiva Braz Marinho na Sala Nordeste
Data: de 11 de dezembro de 2013 à 10 de janeiro de 2014
Horário de visitação: Segundas-feiras às sextas-feiras, das 10h às 18h.
Texto: Juliano Mendes da Hora – Ascom MinC / RRNE

Mais informações: (81) 3117.8430

Share
Este post foi publicado em Textos em por .

Sobre Ministério da Cidadania - Regional Nordeste

São ainda responsabilidade do Escritório Regional Nordeste: fornecer subsídios para a formulação e avaliação das políticas, programas, projetos e atividades da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social; a Secretaria Especial do Esporte; a Secretaria Especial de Cultura; auxiliar o Ministério da Cidadania na articulação com os órgãos federais, estaduais, municipais e entidades privadas, incluindo empresas, instituições culturais e o terceiro setor; atender e orientar o público quanto aos serviços prestados pelo Ministério; prestar apoio logístico e operacional aos fóruns de política cultural; exercer as atividades de ouvidoria; e exercer outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.