Nordeste discute agenda de circulação cultural para 2015 e 2016

Encontro com produtores de cultura alternativa. Foto: divulgação

Encontro com produtores de cultura alternativa. Foto: divulgação

A criação de uma agenda de circulação cultural no Nordeste para 2015 e 2016 foi um dos principais temas do encontro realizado no Auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PE), na manhã da última terça-feira (17/3). O evento contou com a participação de produtores culturais independentes da Paraíba e de Pernambuco e de diversas instituições públicas.

Proposto pelo músico e coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, Pedro Osmar, o encontro contou com a colaboração de Milton Dornellas, representante da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba (Secult-PB); e Naldinho Freire, representante da Fundação Nacional de Artes – Funarte para o Nordeste; e apoio do IPHAN Pernambuco; da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura – MinC Nordeste; da representante da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Patrícia Reis; e da jornalista e coordenadora do Cineclube Cidadania, Ana Cláudia Vasconcelos; entre outros.

“Estamos diante de um trabalho de base para elaboração de um circuito de artistas pelas capitais do Nordeste. De abril a outubro de 2015, vamos articular ações estaduais entre secretários de cultura, que por sua vez mobilizarão seus artistas locais. Todo este movimento resultará na construção de um projeto que abrigará a agenda de circulação cultural no Nordeste para 2015 e 2016”, afirmou Milton Dornellas.

Também foram discutidas propostas para viabilizar a troca de informações e experiências e demais intercâmbios; a promoção de circuitos de artistas nas capitais – com os necessários apoios das prefeituras, fundações culturais, universidades e secretarias de cultura dos municípios e estados do Nordeste. A reunião marcou o início de uma fase preparatória para o Encontro Nordestino de Produção Cultural Alternativa, que será realizado em João Pessoa (PB), em data a ser divulgada posteriormente. A agenda de 2016 será apresentada na Feira de Economia Criativa, que será realizada em novembro, em João Pessoa.

TEXTO: AsCom Funarte

Share