Inscrições para curso a distância ‘Da Casa: Cinco Portas’ começam hoje

Artistas visuais, gestores culturais, profissionais e estudantes das áreas de artes plásticas, educação artística, arquitetura e urbanismo e design poderão se inscrever no curso a distância ‘Da Casa: Cinco Portas’. As inscrições estão abertas até o dia 18 de agosto e podem ser feitas gratuitamente no site www.inspirebr.com.br/ead . O projeto foi contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais e disponibiliza 200 vagas .

Com duração de um mês e carga horária de 32 h/aula, o curso se realizará entre os dias 25 de agosto e 25 de setembro pela Inspire Gestão Cultural e o ESPAI.  O objetivo é investir na formação de profissionais que trabalham na área cultural. As aulas, realizadas pela plataforma EAD|Inspire, terão como resultado uma publicação com mesmo tema. Sob a coordenação geral e pedagógica de Maria Helena Cunha e coordenação de conteúdo de Nydia Negromonte, o curso tem como ponto de partida a Casa como espaço físico. A soma de pequenos territórios, especificidades e objetos que compõem o ambiente, além das situações que ali acontecem.

Funarte2Cada professor, então, é responsável por abrir uma das cinco portas, representando um cômodo. Eles apresentam obras de importantes nomes da arte contemporânea que dialogaram ou se alimentaram de cada um daqueles espaços da vida privada.

Durante o curso, serão ainda apresentadas pesquisas e referências que se desenvolveram em diálogo com os espaços domésticos. O grupo de professores buscará, na produção artística contemporânea, ferramentas para discorrer sobre questões da arte vinculadas ao universo “Da Casa”.

Processo de seleção, avaliação e certificação

Para melhor aproveitamento do curso, os alunos deverão ser profissionais com atuação na área específica, selecionados a partir da definição do perfil de público e dos critérios de seleção que deverão ser estabelecidos de comum acordo entre os coordenadores. A partir dos seguintes critérios: análise da ficha de inscrição a partir da experiência da área cultural e com relação ao tema do curso; seguir o critério de proporcionalidade de vagas disponíveis, garantindo a representação de todos os estados brasileiros inscritos; no caso de um volume excessivo de inscrições, limitar a participação de até duas pessoas de uma mesma instituição no curso.

O controle de frequência será feito a partir do relatório de acessos à plataforma, que é gerado automaticamente pelo sistema, propiciando um acompanhamento diário das participações dos alunos. O indicador de desempenho dos alunos para sua certificação é trabalhado de forma quantitativa, conforme indicado no item anterior (controle de freqüência). Será outorgada uma certificação de curso livre para os alunos que tiverem, no mínimo, de 70% de participação nos fóruns de cada disciplina.

Programação

Ambientação em EAD – Patrícia Faria – de 25 a 26 de agosto
Sala de Estar – Renata Marquez – de 27 de agosto a 10 de setembro
Quarto – André Severo – de 2 a 7 de setembro
Cozinha – Edith Derdyk – de 8 a 13 de setembro
Corredor – Julia Buenaventura – de 14 a 19 de setembro
Fundos – Maria Helena Bernardes – de 20 a 25 de setembro
Serviço
‘Da Casa: 5 portas’
Curso a distância gratuito na plataforma EAD Inspire www.inspirebr.com.br
Inscrições: de 18 de julho a 18 de agosto no www.inspirebr.com.br/ead
Resultado da seleção: 21 de agosto
Duração do curso: de 25 de agosto a 25 de setembro de 2016
Carga horária: 32h/aula | Vagas: 200 alunos
Para maiores de 18 anos
Realização Inspire Gestão Cultural e ESPAI
Este projeto foi contemplado no Programa Nacional Funarte Artes Visuais
Assessoria de Comunicação
Fundação Nacional de Artes (Funarte)
Ministério da Cultura
Share